Papa Urbano V – ( ~ 1310 – 1370)
PUBLICIDADE
Papa Igreja Cristã Romana (1362-1370) nascido em Grisac, França, eleito em 6 de novembro (1362) como sucessor de Inocêncio VI (1352-1362), que além da primeira coroa, a do poder espiritual, e a segunda, a do poder real, acrescentou à tiara papal a terceira coroa, a do poder imperial.
Fez seus estudos universitários e tornou-se monge beneditino. Foi superior dos principais conventos de sua comunidade como abade de Saint-Germain-d’Auxerre e de São Vítor de Marselha. Como tinha especiais qualidades para a diplomacia., os Sumos Pontífices que viveram em Avignon o empregaram como núncio ou embaixador encarregado de várias missões diplomáticas para o Estado Pontifício.
Estava como núncio em Nápoles quando chegou a notícia da morte do Papa Inocêncio VI e também que ele tinha sido escolhido novo Sumo Pontífice. Depois da consagração logo percebeu que acontecimentos na Itália levariam a prejuízos irrecuperáveis caso não houvesse o retorno do papa a Roma. Cinco anos depois, após convencer a resistência da coroa francesa, deixou Avignon ou Avinhão e desembarcou na Itália (1367), depois de anos de desordens.
Três anos depois, por causa da revolta na Perúgia, hostilizado pelos romanos e temendo por suas vidas, ele e seus amigos decidiram voltar a Avinhão, apesar dos apelos do Rei de Aragão, de Santa Brígida da Suécia e de muitos monges. O papa de número 201, morreu em 19 de dezembro (1370), em Avinhão, pouco dias após a volta, e foi sucedido por Gregório XI (1370-1378).
Como missionário mor da Igreja, procurou entregar os principais cargos eclesiásticos a pessoas de reconhecida virtude e combateu tenazmente os maus costumes e os luxos palacianos. Com a ajuda dos franciscanos e dos dominicanos empreendeu a evangelização da Bulgária, Ucrânia, Bósnia, Albânia, Lituânia, e até conseguiu enviar missionários à longínqua Mongólia.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais