Papa Urbano III – ( ~1120 – 1187)
PUBLICIDADE
Papa Igreja Cristã Romana (1185-1187) nascido em Milão, escolhido em novembro (1185) como sucessor de Lúcio III (1181-1185) no trono pontifício e foi eleito em Verona, adotou esta cidade como sede pontifícia.
Descendente de uma nobre família milanesa, os Crivelli, seguiu a carreira eclesiástica e foi nomeado Cardeal (1182) e arcebispo de Milão (1185) pelo papa Lúcio III. Com a morte do papa, em Verona (1185), foi eleito rapidamente em fins de novembro e consagrado papa em primeiro de dezembro, para evitar interferências do império no processo.
Como seu antecessor, era inimigo de Barba-Roxa, assumiu o pontificado com o objetivo de pacificar a cidade de Roma. Impossibilitado de entrar em Roma, dominada pelo ditador Frederico Barba-Roxa e por seus violentos adeptos, teve muitos desencontros com o imperador.
Sua inimizade tinha piorado quando Milão foi saqueada (1162) e parentes do futuro papa foram proscritos ou mutilados Depois do casamento em Milão, do filho de Barba-Roxa, Henrique VI, com Constança de Altavilla, herdeira do Reino da Sicília, seis semanas depois de sua ascensão (1186), constituiu-se em seu maior revés político, inclusive com o papa perdendo o fundamental apoio normando.
O papa, então, excomungou patriarca e os bispos que assistiram o casamento, mas os veronenses, temendo represálias, fizeram-no abandonar a cidade. Depois de seguidas resfregas com os governantes, com procedimentos vingativos, tanto de um lado como do outro, o pontífice planejou se instalar em Veneza, mas morreu durante a viagem, em Ferrara. Papa de número 173, morreu em 20 de outubro (1187), em Ferrara, e foi sucedido por Gregório VIII (1187).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais