Papa Teodoro I – ( ? – 649)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (642-649) de origem grega e nascido em Jerusalém, eleito em 24 de novembro (642) como sucessor de João IV (640-642), iniciador doas condenações inquisitivas e que em virtude de suas desavenças foi obrigado pelo imperador Constante II a não tratar de assuntos teológicos. Intelectual e letrado, soube se cercar de homens eminentes e muito cultos e juntou ao nome de Pontífíce o título de Soberano e reorganizou a jurisdição interna do clero.
Conseguiu converter muitos gregos impenitentes que negavam a natureza divina de Jesus Cristo, dizendo que Cristo era o filho adotivo de Deus, não sendo por isso digno de culto. Durante seus sete anos de governo, combateu os hereges monofisistas e, em meio as controvérsias com o imperador, houve suspeitas de que tenha sido envenenado.
Embora o imperador Constantino tenha iniciado a política de suprimir todas as pessoas e as doutrinas que não estavam em conformidade com o dogma oficial (321), a maioria dos estudiosos coloca o começo da Inquisição oficial com este papa de Jerusalém, que iniciou a prática de mergulhar sua pena dentro de vinho consagrado, o vinho da eucaristia, antes de assinar a sentença de morte dos hereges.
A Inquisição foi iniciada nesse período, e foi direcionada contra as heresias dos filósofos herméticos, isto é, os praticantes de magia negra da Europa e tornou-se uma das mais selvagens e absolutamente inaceitáveis práticas de tortura e morte já vista na história da civilização. Papa de número 73, morreu 14 de maio (649), em Roma, e foi sucedido por São Martinho I (649-655).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais