Papa Sisto III – ( ? – 440)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (432-440) nascido em Roma, eleito em 31 de julho (432) sucessor de São Celestino I (422-432), que durante o seu papado promoveu uma intensa atividade edificadora, dentre outras, a ampliação e embelezamento da basílica de Santa Maria Maior com os mosaicos que até hoje são admirados e a construção da igreja de São Lourenço, em Lucina.
Adotou uma posição neutra na controvérsia entre pelagianos e semipelagianos do sul da Gália, especialmente contra Cassiano. Realizou o Concílio de Éfeso (431), depois do qual conduziu uma ação mais conciliadora em relação a Nestório, levando a termo a controvérsia entre João de Antioquiae Cirilo, patriarca de Constantinopla.
Assim resolveu a disputa que se formara entre os bispos de Constantinopla e Antioquia. Em seguida, demonstrou a sua firme autoridade papal com o patriarca Proclo acerca da jurisdição sobre a Ilíria.
Foi autor de várias epístolas e manteve a jurisdição de Roma sobre a llíria, contra o Imperador do Oriente, que queria torná-la dependente de Constantinopla. Papa de número 44, morreu em 19 de agosto (440), em Roma, e foi sucedido por São Leão I Magno (440-461).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais