Papa Sisínio – ( ? – 708)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (708) nascido na Síria, eleito em 15 de janeiro (708) como sucessor de João VII (705-707), que por estar velho e doente de gota, seu precário e fugaz pontificado durou apenas vinte dias e a única coisa que fez foi arrecadar fundos para a restauração das muralhas desmoronadas de Roma.
Seu pai também se chamava João e, apesar de extremamente limitado fisicamente, com seu caráter forte aceitou o sacrifício com altivez como mais uma missão em sua vida.
A corte de Constantinopla perdia progressivamente seu poderio e o imperador bizantino não conseguia mais impor sua autoridade no Ocidente, os búlgaros levavam vantagem no Oriente, os Sarracenos se impunham na África, na Itália os Longobardos progrediam.
A Itália acostumou-se a esquecer o imperador e a população agrupava-se sempre mais em torno do Pontífice Romano, como o centro natural e político da Itália.
Pela brevidade de seu pontificado não conseguiu fazer obras importantes e preocupou-se com o embelezamento da cidade eterna e a restauração das muralhas de Roma, a fim de proteger a cidade dos assédios dos longobardos e sarracenos.
Papa de número 87, morreu em 4 de fevereiro (708), em Roma, foi enterrado em São Pedro, e foi sucedido por Constantino (708-715). Antes de morrer ainda criou e consagrou o bispado da Córsega.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais