Papa Simplício – ( ? – 483)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (468-483) nascido em Tívoli, Itália, eleito em 3 de abril (468) como sucessor de São Hilário (461-468), em cujo pontificado sucumbiu o Império do Ocidente, e dedicou-se à organização do patrimônio da Santa Sé, dando prova de ser um excelente administrador.
Roma, depois de resistir às invasões de godos, visigodos, hunos, vândalos e outros povos bárbaros, acabou sucumbindo aos hérulos, chefiados pelo rei bárbaro Odoacro, que era adepto do arianismo e depôs o imperador Rômulo Augusto.
A partir daí, conquistadores de todos os tipos se instalaram, depredaram, destruíram e repartiram aquele Império, tido como o centro do mundo. Para impedir as desordens na próxima vacância da Sé Apostólica, o papa pediu segurança a Odoacro, se fosse necessário.
Odoacro não perdeu ocasião de manifestar seu poder e promulgou uma lei proibindo futuras eleições papais sem a sua autorização.Roma, que era sua capital, então sobreviveu e nesse melancólico final, a única autoridade moral restante, a que ficou do lado do povo e acolheu, socorreu, escondeu e ajudou a enfrentar o terror, foi a do Papa.
Ao contrário do que se podia esperar, teve um dos pontificados mais longos do seu tempo. Enfrentou o cisma que ocasionou a fundação das igrejas da Armênia, Síria e Egito. Frente à miséria que se formou para a Igreja em Roma e em Constantinopla, organizou a distribuição das esmolas aos peregrinos e às novas igrejas.
Papa de número 47, morreu em 10 de março (483), em Roma, e foi sucedido por São Felix III (II) (483-492). Santo de pouca tradição no Brasil, é devocionado no dia 2 de março.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais