Papa Silvestre II – (940- 1003)
PUBLICIDADE
Clérigo, professor, autor político e primeiro para da igreja apostólica romana (999-1003) de origem francesa nascido próximo a Aurillac, Auvergne, cujo trabalho científico foi um dos marcos do renascimento das ciências no Ocidente.
Entrou para o serviço da igreja e recebeu seus primeiros treinamentos no Monastério de Aurillac. Estudou matemática e ciências naturais com professores árabes em Barcelona, Córdoba e Sevilha, e foi indicado pelo bispo Hatto deVico para servir na Alemanha do Imperador Otto I, como tutor e mais tarde conselheiro do jovem Imperador Otto III, destacando-se como professor e como ativo na política tanto leiga como eclesiástica.
Foi arcebispo em Reims e depois em Ravenna e, finalmente, eleito papa com o nome de Silvestre II (999) em substituição a Gregório V, e morreu em Roma. Exerceu seu pontificado com profundo senso de responsabilidade, reforçou o respeito a suprema autoridade eclesiástica do papa, e usou de grande energia no combate aos abusos cometidos pelo clero, como o tráfico de coisas sagradas e espirituais, a simonia, e o concubinato.
Sua amizade com Otto III que mantinha uma residência de inverno na Itália, foi-lhe fundamental na estabilidade política de seu pontificado.
Escreveu sobre aritmética e geometria, notabilizando-se por tornar conhecidos o astrolábio e os algarismos indo-arábicos, porém não há registros de onde exatamente os conheceu. Também lhe é creditada a invenção do uso do pêndulo no relógio.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais