Papa Severino – ( ? – 640)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (640) nascido em Roma, eleito em 28 de maio (638) como sucessor de Honório I (625-638), mas impedido pelo governador de Roma, Mauricio, só foi consagrado dois anos depois, a apenas dois meses antes de morrer.
Filho de um tal Abênio, foi eleito pelo clero romano e teve de enfrentar a questão monotelista no momento mais crítico, quando foi promulgada a Ecthesis do imperador Heráclito.
O monotelismo era uma derivação do monofisismo defendida no séc. VII, que sustentava a existência de uma única vontade em Cristo. Com sua recusa em subscrever o documento, o que definia sua condenação ao monotelismo, derivação do monofisismo defendida no séc. VII, que sustentava a existência de uma única vontade em Cristo, então teve sérias desavenças com o imperador bizantino Heráclito.
Ao condenar a heresia monotelista, o imperador mandou saquear as posses do palácio pontifício e levar embora a riqueza das igrejas, especialmente da igreja de São João e do Palácio de Latrão, com a conivência do governador de Roma, de nome Mauricio.
Sua atitude também constituiu a primeira reação romana à conduta do antecessor Honório I. Consta que o papa de número 71, adoeceu de extremo desgosto e morreu poucos dias depois, em Roma, e foi sucedido por João IV (640-642).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais