Papa Pio Xii

Papa Pio Xii – (1876 – 1958)

PUBLICIDADE

Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, papa Pio XII

Papa católico (1939-1958) nascido em Roma, Itália, cujo papado foi marcado pelo período da II Guerra Mundial e o pós-guerra, onde demonstrou grande habilidade diplomática na condução dos destinos da igreja católica, muito criticado por atitudes de tolerância frente ao regime de Hitler.

Descendente de uma família tradicionalmente ligada à Igreja e ao mundo vaticano, assim que concluiu os estudos secundários tomou a decisão de abraçar a vida sacerdotal, freqüentando os cursos de filosofia na Universidade Gregoriana e de teologia e direito canônico no Apollinare, onde obteve o doutorado in utroque iure.

Ordenou-se sacerdote (1899) e passou a trabalhar na secretaria de estado do Vaticano, na congregação dos Assuntos Eclesiásticos Extraordinários, da qual se tornou secretário (1914).

Foi enviado por Bento XV (1917) à nunciatura de Munique, na Baviera, com o encargo, entre outros, de apresentar ao Kaiser a oferta de mediação proposta pelo papa às potências beligerantes, deu início, ao fim da guerra, às negociações para a concordata com a Baviera (1925), com a Prússia (1929) e o Baden (1932).

Neste período trabalhou na Baviera e, depois, mudou-se para Berlim (1923) e, feito cardeal (1929), regressou a Roma e sucedeu Gasparri no cargo de secretário de Estado do papa Pio XI (1922-1939). Participou, como enviado do papa, dos congressos eucarísticos de Buenos Aires (1934) e de Budapeste (1938).

Visitou o Canadá, os Estados Unidos (1936), onde se encontrou com o presidente Roosevelt, e a França (1937). Depois de laboriosas negociações, assinou a concordata entre a Santa Sé o o Terceiro Reich. Foi eleito papa substituindo Pio XI após sua morte de (1939), após um breve conclave (1939), tomando o nome de Pio XII.

Tentou, sem êxito, evitar a eclosão da segunda guerra mundial, denunciou os excessos do nacional-socialismo e do fascismo, porém adotou uma contraditória postura oficial de neutralidade. Após a guerra, dedicou-se a produzir escritos e mensagens de orientação moral para os católicos.

Além de importantes encíclicas, como Divino afflante spiritu (1943), Mediator dei (1947) e Humani generis (1950), declarou em 1º de novembro 1950 ano jubilar, com a constituição apostólica Munificentissimus Deus. Também proclamou solenemente o poderoso dogma da Assunção corpórea da Virgem Maria ao céu (1950), a partir de uma pesquisa (1946) e por ocasião do centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, proclamou o Ano Mariano (8-12-1953/8-12-1954). Papa de número 261, morreu em Castel Gandolfo, residência de verão dos papas, e foi sucedido por João XXIII (1958-1963).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.