PUBLICIDADE
Mesolítico – Definição
Mesolítico é um período cultural do Velho Mundo (c. 10.000-c. 8000) entre o Paleolítico e o Neolítico, caracterizado pela mais antiga exploração de recursos alimentares locais e relativamente permanentes e pelo uso de micrólitos
O período mesolítico é Também chamada Idade Média da Pedra.
Idade Mesolítica
A Idade Mesolítica, também conhecida como Idade Média da Pedra, foi a segunda parte da Idade da Pedra.
Na Índia, abrangia 9.000 a.C. a 4.000 a.C.
Esta época é caracterizada pelo aparecimento de micrólitos (pequenas ferramentas de pedra com lâminas).
A Era Mesolítica foi uma fase de transição entre a Era Paleolítica e a Era Neolítica. As pessoas dessa época viviam de caça, pesca e coleta de alimentos; mais tarde eles também domesticaram animais.
Mesolítico – Período
O “Mesolítico” é um período arqueológico que literalmente significa “Idade Média da Pedra”.
Ela ocorre após o final da última Era do Gelo, cerca de 12.000 anos atrás, e dura até o início da agricultura (que ocorre há cerca de 6.000 anos na Grã-Bretanha).
Está entre o Paleolítico (Idade da Pedra Antiga) e o Neolítico (Nova Idade da Pedra).
Os mesolíticos eram caçadores-coletores que se moviam pela paisagem, usando pequenas ferramentas de pederneira conhecidas como micrólitos.
Período Mesolítico – Idade Média da Pedra
Mesolítico, também chamado Idade Média da Pedra, estágio cultural antigo que existia entre o Paleolítico (Idade da Pedra Antiga), com suas ferramentas de pedra lascadas, e o Neolítico (Nova Idade da Pedra), com suas ferramentas de pedra polida.
Geralmente usado para descrever assembleias arqueológicas do Hemisfério Oriental, o Mesolítico é amplamente análogo à cultura arcaica do Hemisfério Ocidental.
A cultura material mesolítica é caracterizada por maior inovação e diversidade do que a encontrada no Paleolítico.
Entre as novas formas de ferramentas de pedra lascada estavam os micrólitos, ferramentas de pedra muito pequenas destinadas a serem montadas juntas em um eixo para produzir uma borda serrilhada.
A pedra polida foi outra inovação que ocorreu em algumas assembleias mesolíticas.
Embora cultural e tecnologicamente contínua com os povos paleolíticos, as culturas mesolíticas desenvolveram diversas adaptações locais a ambientes especiais.
O caçador mesolítico alcançou uma eficiência maior do que o paleolítico e foi capaz de explorar uma ampla gama de fontes de alimentos para animais e vegetais.
Os agricultores neolíticos imigrantes provavelmente absorveram muitos caçadores e pescadores mesolíticos indígenas, e algumas comunidades neolíticas parecem ter sido compostas inteiramente por povos mesolíticos que adotaram equipamentos neolíticos (às vezes chamados de neolítico secundário).
Como o Mesolítico é caracterizado por um conjunto de cultura material, seu tempo varia de acordo com a localização.
No noroeste da Europa, por exemplo, o Mesolítico começou cerca de 8000 aC, após o final da Época do Pleistoceno (ou seja, cerca de 2.600.000 a 11.700 anos atrás) e durou até cerca de 2700 aC.
Em outros lugares, as datas do Mesolítico são um pouco diferentes.
Mesolítico – O que era
A era mesolítica refere-se a um curto período de tempo imediatamente após a recessão das geleiras continentais da última Era Glacial, cerca de 11.000 anos atrás (9.000 aC), ao desenvolvimento da agricultura entre 10.000 e 8.000 anos atrás.
As culturas mesolíticas são aquelas culturas durante a era mesolítica.
Às vezes, a palavra “epipaleolítico” é usada em conexão com o mesolítico, para descrever grupos que vivem durante o período que mantinha um estilo de vida caçadoré reservado especificamente para aquelas culturas em estado de transição para a agricultura. -coletor, enquanto “mesolítico”
Ocasionalmente, mas mais raramente, os termos têm o significado inverso. É provável que a terminologia seja padronizada no futuro próximo.
“Mesolítico” significa “Idade Média da Pedra”.
No entanto, o prefixo “meso-” na palavra pode significar “entre”, e isso levou alguns cientistas a se referirem a culturas entre um modo de coleta de caçadores e um modo agrícola.
A era mesolítica começa no final da época do Pleistoceno e no início do Holoceno, a mais recente época geológica.
Antes da era mesolítica, as geleiras continentais com uma milha de espessura cobriam a maior parte da Eurásia e da América do Norte. Qualquer terreno ao norte de 50 ° N era essencialmente inabitável, até o gelo derreter cerca de 11.000 anos atrás. As temperaturas globais aumentaram, tornando a vida mais fácil para os seres humanos em todo o mundo. Pelo Mesolítico, os humanos já haviam se espalhado por todo o mundo, exceto pela Antártica e algumas ilhas remotas. As Américas e a Austrália foram totalmente colonizadas.
A era mesolítica foi um tempo de transição incomum entre o Paleolítico e o Neolítico. Como o período foi relativamente curto, os artefatos mesolíticos são relativamente difíceis de encontrar, consistindo principalmente em intermediários ou montes de sucata. Nas áreas costeiras de todo o mundo, existem grandes intermediários que datam da era mesolítica. Na Colúmbia Britânica, há um monte de vários metros de profundidade que existe há pelo menos 10.000 anos.
As culturas mesolíticas estavam o mais avançadas possível antes de se estabelecer a agricultura e as cidades. Eles caçavam animais com uma variedade de arcos e lanças e levavam a maior parte da megafauna do mundo (animais grandes, como mamutes) à extinção. Como as civilizações anteriores, eles sobreviveram através de uma mistura de caça e coleta, embora possam ter começado a plantar intencionalmente as sementes de plantas comestíveis em solos férteis, arrancando as ervas daninhas e realizando seleção artificial.
O Período Mesolítico
Período Mesolítico
O Período Mesolítico, ou Idade Média da Pedra, é um termo arqueológico que descreve culturas específicas que se enquadram entre os Períodos Paleolítico e Neolítico.
Embora as datas de início e término do período mesolítico variem por região geográfica, ela datava aproximadamente de 10.000 aC a 8.000 aC.
O Paleolítico foi uma era de pura caça e coleta, mas, no período mesolítico, o desenvolvimento da agricultura contribuiu para o surgimento de assentamentos permanentes.
O período neolítico posterior se distingue pela domesticação de plantas e animais. Algumas pessoas mesolíticas continuaram com a caça intensiva, enquanto outras praticaram os estágios iniciais da domesticação.
Alguns assentamentos mesolíticos eram aldeias de cabanas, outros cidades muradas.
O tipo de ferramenta utilizada é um fator distintivo entre essas culturas.
As ferramentas mesolíticas eram geralmente dispositivos compostos fabricados com pequenas ferramentas de pedra lascada chamadas micrólitos e bladelets retocados.
O Paleolítico utilizou tratamentos de pedra mais primitivos, e o Neolítico usou principalmente ferramentas de pedra polida em vez de lascada.
A arte desse período reflete a mudança para um clima mais quente e a adaptação a um estilo de vida relativamente sedentário, tamanho da população e consumo de plantas – todas evidências da transição para a agricultura e, eventualmente, do período neolítico.
Ainda assim, a comida nem sempre estava disponível em todos os lugares, e as populações mesolíticas eram frequentemente forçadas a se tornarem caçadores migrantes e a se instalarem em abrigos rochosos.
É difícil encontrar um tipo único de produção artística durante o período mesolítico, e as formas de arte desenvolvidas durante o Paleolítico Superior (o período mais recente do Paleolítico) provavelmente continuaram.
Isso incluía pinturas e gravuras de cavernas, pequenos artefatos esculturais e arquitetura inicial.
Mesolítico – Artefatos
Com o desenvolvimento da agricultura, o povo mesolítico continuou a inventar e melhorar suas armas.
A maioria dos artefatos mesolíticos foi encontrada na Europa, África e Ásia.
De fato, as ferramentas de pedra ajudaram muito a vida agrícola.
Especialmente o arado que teve o maior efeito na época.
Quando eles descobriram que os animais podiam puxar os arados, isso reduziu uma grande quantidade de trabalho humano.
Artefato mesolítico
Artefato mesolítico
Eles inventaram arcos e flechas de madeira para caçar e barcos para pescar
Ferramentas e armas compostas, incluindo lanças com pontas de pedra ou osso afiadas,
começaram a aparecer após o início do Paleolítico Médio, há 3000.000 anos
Mesolítico – História
O estudo da evolução da raça humana neste planeta, que possui quase nove milhões de espécies diferentes de vida animal e vegetal até hoje, está dividido em dois grandes períodos: Pré-histórico e Histórico.
O período pré-histórico estuda o surgimento dos primeiros hominídeos ou ancestrais do homem e seu processo evolutivo de 5 milhões de anos atrás até a invenção da escrita em 4.000 a.C., quando o homem começou a transmitir notícias sobre si mesmo, relatando sua existência. Aqui termina o período pré-histórico e o período histórico começa até hoje.
Este primeiro estágio na evolução da humanidade, que é substancialmente mais longo do que o segundo, é subdividido em dois estágios de acordo com a relação do homem com seu meio ambiente e com os materiais que utilizou. Portanto, temos a Idade da Pedra, durante a qual o Homem utilizou fundamentalmente a pedra para fabricar as ferramentas de que precisava no dia a dia, e a Idade do Metal, quando os humanos aprenderam, com a ajuda do fogo, a fundir alguns minerais para transformá-los em metais, e depois usá-los como ferramentas.
O Paleolítico ou Idade da Pedra Antiga (2,5 milhões aC – 10.000 aC)
Nesta época, os seres humanos eram nômades e não construíam moradias permanentes. Por isso, viviam em cavernas, e tinham que competir com os animais silvestres por esse tipo de habitat.
Quando os alimentos daquela região acabaram, as famílias tiveram que migrar para outra região.
Viviam caçando pequenos, médios e grandes animais, pescando e colhendo frutos, folhas e raízes. A economia durante a fase Paleolítica era de subsistência, ou seja, o grupo não acumulava nem produzia para o comércio, mas apenas para a sua própria sobrevivência.
Este período também é conhecido como a era das ferramentas de pedra lascada. Os primeiros humanos, que dominavam e batiam pedras, tinham a prática de produzir materiais pegando duas pedras e batendo-as uma na outra para gerar pontas afiadas. Esses artefatos serviam, principalmente, para cortar carnes e peles de animais.
Eles usavam instrumentos e ferramentas feitos de pedaços de ossos e pedras (machados, lanças, cajados, facas etc.). Os bens produzidos eram de uso e propriedade coletivos.
Fonte: courses.lumenlearning.com/www.encyclopediaofukraine.com/www.wisegeek.org/www.jagranjosh.com/en.natmus.dk/lifeinthemesolithic.wordpress.com
Redes Sociais