PUBLICIDADE
O que foi a República da Espada?
O Governo do Mal. Deodoro da Fonseca durou apenas 9 meses, isto porque ele era extremamente autoritário e tentou dar um golpe militar, já querendo implantar uma ditadura no país. Foi deposto pelo Almirante Custódio de Melo que ameaçou bombardear a Capital, que era a cidade do Rio de Janeiro, caso ele não renunciasse (Iª Revolta da Armada).
Neste governo o ministro da fazenda Rui Barbosa, fez um desastre na economia do país, que recebeu o nome de Encilhamento. Ele mandou imprimir papel moeda, a fim de emprestar dinheiro para empresários que quisessem montar fábricas no país. O problema é que imprimir dinheiro sem aumentar a riqueza do país (lastro que dá valor ao dinheiro) gera inflação. E inflação nada mais é a grande circulação de dinheiro sem valor, o que gera a alta de preços, o papel moeda perde seu poder de compra e tudo fica mais caro.
Substituiu Mal. Deodoro seu vice, o Marechal Floriano Peixoto, apelidado de Mal. de Ferro, visto a forma implacável que ele perseguiu seus opositores, resolveu aposentar vários generais que eram seus opositores, prender militares, jornalistas e qualquer um que estivesse em seu caminho.
Por outro lado ele tabelou o preço da carne e dos aluguéis, para ajudar os pobres em razão da alta dos preços devido a inflação. Ele foi uma figura muito contraditória do seu tempo.
No Rio Grande do Sul, eclodiu a Revolução Federalistas entre Maragatos (nome depreciativo vindo do nome de uma província uruguaia que tinha fama de desordeira) de Gaspar Silveira Martins, acusado de querer restaurar a monarquia no Brasil e os Pica-paus (o quepe do exército era vermelho) de Júlio de Castilhos,outro fazendeiro que recebia o apoio de Floriano Peixoto. Foi uma guerra violenta, onde as tropas do Rio de Janeiro, lideradas pelo Coronel Moreira César, cometeu vários estupros. As tropas do governo e de Júlio de Castilhos venceram.
Por Frederico Czar
Professor de História
Redes Sociais