PUBLICIDADE
O rio Jordão é um rio no sudoeste da Ásia que flui através do Grande Vale do Rift até o Mar Morto.
O rio Jordão, com a menor elevação de qualquer rio do mundo, nasce na fronteira sírio-libanesa, onde o rio Hasbani do Líbano e o rio Banias da Síria se encontram. De lá, flui para o sul através do norte de Israel até o Mar da Galiléia e, eventualmente, deságua no Mar Morto. O rio é considerado a fronteira entre o Estado de Israel e a Cisjordânia.
De sua nascente até seu destino no Mar Morto, a 200 quilômetros de distância, o Jordão na verdade cobre 360 quilômetros devido ao seu curso sinuoso. Como o único grande rio da região, é uma das características mais significativas da paisagem palestina.
O Rio Jordão
O Rio Jordão nasce nas encostas do monte Hermon, na fronteira entre a Síria e o Líbano, e flui para o sul pelo norte de Israel até o mar da Galiléia (lago Tiberius).
Saindo do mar, continua para o sul, dividindo Israel e a Cisjordânia ocupada pelos israelenses a oeste da Jordânia para o leste antes de esvaziar o Mar Morto.
A superfície do Mar Morto, a uma altitude de cerca de 430 metros abaixo do nível do mar em meados de 2010, é o ponto mais baixo da terra na Terra.
O rio Jordão tem mais de 360 km de comprimento, mas o seu curso é sinuoso, a distância real entre sua fonte e o Mar Morto é de menos de 200 km.
Como o único grande rio da região, é uma das características mais significativas da paisagem palestina.
Depois de 1948, o rio marcou a fronteira entre Israel e Jordânia do sul do mar da Galileia até o ponto em que o rio Yabis flui para o banco leste (esquerda).
Desde 1967, no entanto, quando as forças israelenses ocuparam a Cisjordânia (ou seja, o território na margem ocidental do rio sul de sua confluência com os Yabis), o Jordão serviu de linha de cessar-fogo no extremo sul do Mar Morto
O rio Jordão foi chamado Aulon pelos gregos e às vezes é chamado Al-Shari’ah (“balneário”) pelos árabes. Cristãos, judeus e muçulmanos também veneram o Jordão. Foi nas suas águas que Jesus foi batizado por São João Batista. O rio tem permanecido um destino religioso e um local para batismos..
Historicamente e religiosamente, o rio Jordão é considerado um dos rios mais sagrados do mundo. Há inúmeras referências ao Jordão, tanto nas Bíblias hebraicas como nas Bíblias cristãs, mas talvez seja mais importante como a localização do batismo de Jesus Cristo.
O rio Jordão é alimentado por muitos pequenos riachos, com cabeceiras na Síria e no Líbano. O rio Yarmuk é o seu maior afluente. Profundo e turbulento durante a estação chuvosa, o Jordão é reduzido a um fluxo lento e pouco profundo durante o verão.
À medida que se aproxima do Mar Morto, a sua salinidade aumenta. Embora o rio não seja navegável, suas águas são valiosas para irrigação.
Rio Jordão, perto de Corazim
Rio Jordão
Rio Jordão
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais