PUBLICIDADE
Recursos Renováveis – Definição
Um recurso renovável é aquele que pode ser usado repetidamente e não se esgota porque é substituído naturalmente.
Um recurso renovável, essencialmente, tem um suprimento infinito, como energia solar, energia eólica e pressão geotérmica.
Outros recursos são considerados renováveis, mesmo que algum tempo ou esforço precise ser renovado (por exemplo, madeira, oxigênio, couro e peixe).
A maioria dos metais preciosos também é renovável. Embora os metais preciosos não sejam substituídos naturalmente, eles podem ser reciclados porque não são destruídos durante sua extração e uso.
Recursos Renováveis – O que são
Recursos renováveis são qualquer tipo de recurso que pode ser regenerado a uma taxa pelo menos igual à velocidade com que a humanidade pode consumir esse recurso.
Embora considerados capazes de reabastecimento ao longo do tempo, recursos desse tipo geralmente requerem algum grau de cultivo e colheita planejados e responsáveis, a fim de garantir que os recursos estejam disponíveis para as gerações futuras. Madeira, couro e plantas são exemplos de recursos renováveis.
Enquanto muitas pessoas assumem que os recursos renováveis e sustentáveis são os mesmos, há uma diferença fundamental.
Recursos sustentáveis são aqueles que podem ser utilizados à vontade, sem preocupações com o esgotamento do suprimento ou a necessidade de cultivar os recursos para colheita futura.
Energia solar e energia eólica são dois exemplos de recursos definidos com mais precisão como sustentáveis.
Em termos de energia renovável, um recurso natural como a madeira é um bom exemplo de recurso que pode ser usado, mas deve ser reabastecido ao longo do tempo para garantir que o suprimento seja abundante para as gerações futuras.
Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas madeireiras fazem questão de plantar novas árvores após a colheita de uma linha de árvores. A idéia é que, substituindo as árvores recentemente removidas para produzir madeira para construção e outros produtos de madeira, a mesma terra possa produzir uma quantidade semelhante de produto após um período de vinte a trinta anos.
Com o tempo, a ênfase no uso de recursos sustentáveis e renováveis para aumentar ou mesmo substituir o uso de recursos não renováveis se tornou uma prioridade para muitas pessoas.
Com recursos como combustíveis fósseis limitados em quantidade, o cultivo de biocombustíveis a partir de plantas ganhou muita atenção.
Com o tempo, espera-se que o milho e recursos similares possam ser usados para produzir combustível suficiente para substituir o uso de gasolina e outros produtos atualmente produzidos com combustíveis fósseis.
O desenvolvimento de outros produtos a partir de recursos renováveis também é um processo contínuo.
A energia alternativa produzida com o uso de energia solar e eólica pode eventualmente aumentar os esforços para usar biocombustíveis para operar veículos e aquecer casas que atualmente dependem de combustíveis fósseis.
Nessa perspectiva, os desenvolvimentos em andamento em energia verde podem ajudar a apoiar o uso responsável de recursos renováveis, aumentando a vida útil dos recursos colhidos. Essa ação, por sua vez, significaria que as árvores seriam colhidas com menos frequência, mesmo que a demanda por novas moradias permanecesse constante.
Recursos não renováveis – O que são
Recursos renováveis
Recursos não renováveis são aqueles que não podem ser regenerados e, portanto, são finitos em quantidade. Eles estão intimamente ligados a recursos não sustentáveis, que podem ser regenerados, mas não a um ritmo que acompanha o consumo.
Existem muitos tipos diferentes de recursos não renováveis, incluindo combustíveis fósseis, minério, espécies vegetais e animais.
Os combustíveis fósseis são frequentemente citados como um recurso não renovável, em parte porque os seres humanos dependem muito de seu uso. Os combustíveis fósseis são materiais orgânicos, como carvão, petróleo e gás natural, criados através da aplicação de intenso calor e pressão sobre materiais orgânicos ao longo de milhares de anos. Embora a Terra continue a gerar naturalmente combustíveis fósseis, a taxa na qual os humanos removem esses recursos para uso excede em muito a taxa de desenvolvimento natural.
Como os humanos não podem sintetizar os processos lentos que criam combustíveis fósseis, eles são considerados recursos não renováveis.
Embora a energia nuclear seja frequentemente descrita como uma fonte de energia sustentável ou renovável, na verdade é baseada em elementos não renováveis, conhecidos como urânio e plutônio.
Esses dois elementos são recursos naturais que não podem ser sintetizados através da criação do laboratório, como pedras preciosas, ou re-plantados, como árvores.
Como a criação de energia nuclear é impossível sem o uso de urânio e plutônio, não é um recurso de energia renovável.
Recursos não renováveis não estão necessariamente relacionados apenas à produção de energia. Tudo o que pode ser usado e não pode ser substituído é um tipo de recurso não renovável.
As espécies animais levadas à extinção pelo uso humano, por exemplo, podem ser consideradas um recurso não renovável.
O uso de certas árvores e plantas para remédios levou muitas espécies ao redor do mundo à beira da extinção. Embora as espécies animais e vegetais possam ser renovadas por meio de programas de criação e silvicultura, onde esses programas estão ausentes, espécies inteiras podem desaparecer em poucas décadas.
O uso de recursos não renováveis é uma questão controversa e complicada.
No início do século XXI, a sociedade humana permanece amplamente dependente de recursos de combustíveis fósseis para transporte, eletricidade e uma infinidade de outros requisitos básicos.
Uma maior educação sobre a diminuição dos recursos levou a um apelo ao desenvolvimento de novas práticas que capitalizem recursos de energia renovável e programas de gestão adequados para recursos sustentáveis.
Apesar desses esforços, alguns especialistas temem que as mudanças não cheguem logo, levando a uma crise global quando recursos não renováveis desaparecem.
Energia renovável – O que é
Recursos renováveis
Energia renovável refere-se a fontes de energia naturais, contínuas e grandes. Isso inclui energia solar, energia eólica, energia da água, energia geotérmica e certos biocombustíveis.
A desvantagem das fontes renováveis de energia é que elas geralmente exigem uma quantidade substancial de infraestrutura para extrair energia considerável. Por exemplo, coletar energia solar requer painéis solares caros.
A colheita da energia eólica requer turbinas eólicas. Obter energia da água corrente requer represas e assim por diante.
Hoje, a energia renovável é pouco explorada. A maioria dos países obtém menos de 10% de sua energia de fontes de energia renováveis.
Os combustíveis fósseis são mais fáceis de encontrar e atualmente retornam mais energia por dólar investido na extração deles. Certos países, como a Islândia e a Noruega, obtêm até 99% de sua energia de fontes renováveis, mas isso ocorre porque estão localizados convenientemente em áreas onde há atividade geotérmica abundante. Para outros países, a transição para energia renovável exigirá investimentos e custos iniciais significativos.
Os investimentos em energia renovável vêm aumentando desde o movimento ambiental das décadas de 1960 e 70, e mais recentemente devido a preocupações renovadas sobre o aquecimento global e o Pico do Petróleo.
Os combustíveis fósseis poluem a terra, são de natureza limitada e são controlados por estados não democráticos em regiões politicamente voláteis.
Usar nossas quantidades limitadas de energia de combustíveis fósseis para investir em uma infraestrutura de energia renovável parece uma decisão coletiva sábia para a espécie humana tomar.
Por fim, a fonte de energia renovável que oferecerá a maior quantidade de energia é a energia solar.
Existem milhões de capital de risco e dólares do governo sendo investidos em startups que buscam aumentar a eficiência e reduzir o custo das células solares, e está sendo feito progresso. Os fornos solares, que condensam os raios do sol em um foco com espelhos, depois usam esse calor para ferver líquidos e acionar turbinas, são um meio ainda mais eficiente de aproveitar a energia solar do que os painéis solares convencionais.
As superfícies dos oceanos do mundo não são amplamente utilizadas, e a vida em certas partes do mar é muito escassa, tornando-os locais ideais para a implantação de painéis solares flutuantes que alimentam as cidades do mundo.
Eventualmente, exploraremos os enormes volumes de espaço para instalar painéis solares e transmitir energia para onde for necessário.
Enquanto isso, podemos extrair quantidades consideráveis de energia de outras fontes renováveis, como água e vento.
Por exemplo, a barragem de Três Gargantas, recentemente concluída na China, produzirá 18 gigawatts de energia contínua quando todos os seus geradores estiverem instalados. Isso suprirá cerca de 3% da demanda nacional de eletricidade. O projeto custou aproximadamente US $ 1 bilhão.
Energia renovável – Fontes
Recursos renováveis
Energia renovável é o combustível proveniente de uma fonte que pode ser reabastecida em um curto período de tempo. Isso inclui energia solar, eólica, água, energia geotérmica e bioenergia.
Embora as fontes de energia renovável nem sempre estejam disponíveis – por exemplo, se não houver vento para acionar turbinas eólicas ou dias nublados que reduzam a energia solar – elas desempenham um papel importante na redução do uso de recursos não renováveis. Além disso, muitos desses recursos não emitem gases de efeito estufa diretamente na atmosfera.
Qual é a diferença entre recursos renováveis e não renováveis?
Os conceitos de recursos renováveis e não renováveis são frequentemente lançados no mundo moderno.
Algumas pessoas dizem que a dependência da sociedade de recursos não renováveis é a razão da exploração dos trabalhadores, de muitas práticas comerciais desleais e até de guerras.
Outras pessoas citam o uso de recursos não-renováveis pela sociedade como uma das únicas maneiras pelas quais muitos avanços tecnológicos foram alcançados tão rapidamente. Mas, para realmente entender esses argumentos, precisamos primeiro entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis.
Recursos renováveis são quaisquer itens desejáveis encontrados na natureza que podem ser reabastecidos naturalmente por um período útil.
Esse período de tempo geralmente é considerado aproximadamente a mesma taxa em que os itens são usados. Itens úteis podem ser coisas como árvores para madeira, água para beber ou peixe para comer – desde que sejam reabastecidas na mesma proporção em que são consumidas.
Mas os recursos renováveis não permanecem necessariamente renováveis. Se a taxa na qual o recurso renovável é colhido for muito maior do que a taxa na qual ele é renovado, o recurso renovável que começa a se esgotar.
Um recurso que se esgota pode não ser capaz de ser reabastecido e se tornaria um recurso não renovável. Os peixes são um exemplo disso. Em algumas áreas, o número de peixes foi tão reduzido devido à captura excessiva e à poluição que eles não vivem mais em números contáveis. Nessas áreas específicas, o peixe não é mais um recurso renovável.
Muitas salvaguardas podem ser tomadas para ajudar a garantir que um recurso renovável não se esgote. Boas práticas de gerenciamento podem ser usadas para que não seja usado muito recurso renovável no momento errado.
O rendimento sustentável de um recurso natural específico pode ser determinado e os limites de colheita com base nesse número podem ser acordados. Programas que ajudam a restaurar recursos renováveis, como replantar árvores colhidas, podem ser realizados. A tecnologia moderna pode até ser usada para proteger os recursos naturais de fatores que possam limitá-los, como poluição ou seca.
Recursos não renováveis são itens desejáveis encontrados na natureza que não podem ser reabastecidos por um período útil. O carvão e o petróleo são discutíveis os dois recursos não renováveis mais importantes.
Pode levar milhões de anos e condições extremamente raras para que esses combustíveis fósseis sejam produzidos na natureza, para que não possam ser considerados renováveis. Os combustíveis fósseis, no entanto, são facilmente transformados em energia e calor com o atual nível de tecnologia da sociedade, para que sejam colhidos muito além de seu rendimento sustentável.
A maior diferença entre recursos renováveis e não renováveis é que, eventualmente, os recursos não renováveis acabarão. Pode levar décadas, mas, eventualmente, não haverá mais combustíveis fósseis na Terra se eles continuarem a ser consumidos na taxa atual.
Os recursos renováveis podem ser usados para substituí-los, mas não há recursos renováveis atuais no nível atual de tecnologia da sociedade que forneçam o mesmo nível de energia ou calor utilizável que os recursos não renováveis.
A tecnologia pode obscurecer ainda mais a linha entre recursos renováveis e não renováveis.
É possível que a tecnologia torne um recurso anteriormente não renovável renovável; também pode diminuir ou aumentar a taxa na qual um recurso é usado.
Por exemplo, os cientistas estão atualmente estudando maneiras de usar tanques de algas para produzir petróleo, o que significa que no futuro distante poderá ser considerado um recurso renovável se houver avanços tecnológicos suficientes.
Atualmente, os peixes são criados em fazendas, com a esperança de que possam ser colhidos em níveis que satisfaçam a demanda, mas não ponham em risco espécies naturais.
Atos de conservação e avanços tecnológicos permitem que a sociedade use menos recursos específicos para diminuir o esgotamento.
Fonte: www.eia.gov/ww.investopedia.com/www.nrdc.org/www.wisegeek.org/www.oas.org/extension.psu.edu/www.nrcan.gc.ca/needtoknow.nas.edu/www.epa.gov/www.sciencelearn.org.nz
Redes Sociais