Microclima

PUBLICIDADE

Definição

Microclima é o clima de uma pequena área, como espaços confinados, como cavernas ou casas (criptoclima) de comunidades de plantas, áreas arborizadas, etc. (fitoclima) ou de comunidades urbanas, que podem ser diferentes daquela na região geral.

Um microclima é uma área menor dentro de uma zona climática geral que tem seu próprio clima único.

O que é um Microclima?

Um microclima é um clima pequeno mas distintamente diferente dentro de uma área maior. Por exemplo, em um jardim, um lugar que é ensolarado e protegido do vento será significativamente mais quente do que o resto do jardim durante a maior parte do ano. Neste caso, o microclima seria extremamente pequeno, mas também pode ser muito maior; vales e colinas classicamente têm seus próprios climas, devido a uma variedade de fatores que fazem com que seu tempo seja diferente do clima mais geral da região.

Os microclimas são muitas vezes um tema de interesse para jardineiros e arquitetos, pois aprender a trabalhar com esse tipo de área pode ser muito importante.

Por exemplo, um arquiteto que pensa sobre o clima específico em um site doméstico pode criar uma casa que seja mais eficiente em energia, aproveitando as características naturais para manter a casa fresca no verão e quente no inverno, em vez de construir uma casa que lutará com a terra. Os jardineiros podem usar essas áreas para cultivar plantas que não devem crescer nas regiões em que vivem e para paisar de forma a fazer um uso eficiente da água.

Microclima

Os vales escondidos e os complexos das cavernas geralmente apoiam microclimas

Os biólogos muitas vezes também se interessam por microclimas, porque às vezes podem sustentar espécies únicas ou incomuns em uma área onde essas espécies normalmente não são encontradas. As plantas incomuns geralmente encontram ambientes para prosperar, às vezes causando uma dupla tomada, pois as pessoas identificam aquelas que normalmente não estão presentes em uma determinada área.

As condições em tais locais são afetadas por uma série de fatores. A inclinação da terra pode ser importante, assim como a direção em que a encosta está em frente. A quantidade de sombra, vento, exposição e drenagem também afetará todas as condições, como podem ser coisas como um corpo próximo de água ou a presença de uma área urbana. As áreas urbanas são notáveis por serem muito mais quentes do que as terras abertas circundantes, porque os edifícios, calçadas e pavimentos refletem o calor.

Pode levar algum tempo para reconhecer microclimas em uma área, especialmente para pessoas que são novas na região. Normalmente, pelo menos um ano ou dois serão necessários para identificar uma área de um jardim ou bairro como tendo um clima distinto, embora as pessoas às vezes possam obter ajuda dos vizinhos. Não é incomum que diferentes lados de uma rua tenham características marcadamente diferentes, por exemplo, ou que alguns bairros sejam mais quentes ou mais radiosos do que outros.

Resumo

Microclima, qualquer condição climática em uma área relativamente pequena, a poucos metros ou menos acima e abaixo da superfície da Terra e dentro de copas de vegetação. O termo geralmente se aplica às superfícies dos ambientes terrestres e glaciares, mas também pode pertencer às superfícies dos oceanos e outros corpos de água.

Os gradientes mais fortes de temperatura e umidade ocorrem logo acima e abaixo da superfície terrestre. As complexidades do microclima são necessárias para a existência de uma variedade de formas de vida porque, embora uma única espécie possa tolerar apenas uma gama limitada de clima, os microclimas fortemente contrastantes nas proximidades proporcionam um ambiente total no qual muitas espécies de flora e fauna podem coexistir e interagir.

As condições microclimáticas dependem de fatores como temperatura, umidade, vento e turbulência, orvalho, geada, equilíbrio térmico e evaporação. O efeito do tipo de solo nos microclimas é considerável. Os solos arenosos e outros solos grosseiros, soltos e secos, por exemplo, estão sujeitos a altas temperaturas mínimas máximas e baixas. As características de reflexão superficial dos solos também são importantes. Os solos de cores mais claras refletem mais e respondem menos ao aquecimento diário. Outra característica do microclima é a capacidade do solo de absorver e reter a umidade, que depende da composição do solo e seu uso. A vegetação também é integral, pois controla o fluxo de vapor de água para o ar através da transpiração. Além disso, a vegetação pode isolar o solo abaixo e reduzir a variabilidade da temperatura. Os sítios do solo exposto exibem a maior variabilidade de temperatura.

A topografia pode afetar o caminho vertical do ar em uma localidade e, portanto, a umidade relativa e a circulação do ar. Por exemplo, o ar que ascende uma montanha sofre uma diminuição da pressão e muitas vezes libera umidade na forma de chuva ou neve. À medida que o ar prossegue no lado de sotavento da montanha, é comprimido e aquecido, promovendo assim condições mais secas e quentes. Uma paisagem ondulada também pode produzir variedade microclimática através dos movimentos de ar produzidos pelas diferenças de densidade.

Os microclimas de uma região são definidos pela umidade, temperatura e ventos da atmosfera perto do solo, a vegetação, o solo e a latitude, elevação e estação.

O tempo também é influenciado por condições microclimáticas. O terreno úmido, por exemplo, promove a evaporação e aumenta a umidade atmosférica. A secagem do solo nu, por outro lado, cria uma massa de superfície que inibe a humidade do solo de difundir para cima, o que promove a persistência da atmosfera seca. Os microclimas controlam a evaporação e a transpiração das superfícies e influenciam a precipitação e, portanto, são importantes para o ciclo hidrológico, isto é, os processos envolvidos na circulação das águas da Terra.

A fragmentação inicial das rochas no processo de intemperismo e a posterior formação do solo também fazem parte do microclima prevalecente. A fraturação de rochas é realizada pelo congelamento freqüente de água presa em suas partes porosas. A intempérie final das rochas na argila e nos constituintes minerais dos solos é um processo químico, onde tais condições microclimáticas como calor relativo e umidade influenciam a taxa eo grau de intemperismo.

Fonte: www.dictionary.com/www.wisegeek.org/study.com/www.britannica.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.