PUBLICIDADE
O que é o Mar Negro?
O Mar Negro é um conjunto de águas do interior, que faz parte da bacia do Mediterrâneo e está ligado a ele através do Mar de Mármara. Está bloqueado entre a Europa e a Ásia e está rodeado pela Bulgária, Geórgia, Romênia, Rússia, Turquia e Ucrânia.
O Mar Negro está quase completamente isolado dos oceanos do mundo, embora sua profundidade seja considerável em lugares, até 2212 m, enquanto sua área de captação cobre mais de 2 milhões de quilômetros quadrados.
A única conexão com os oceanos mundiais é através do estreito do Bósforo, um canal estreito de 35 quilômetros, apenas 40 m de profundidade em determinados locais.
O Estreito Kerch no norte fornece a conexão com o mar Azov mais pequeno.
Mar Negro – Localização
O Mar Negro é um mar interior entre a Europa e sudeste da península da Anatólia (Turquia) e é finalmente ligado ao Oceano Atlântico através do Mediterrâneo e do mar Egeu e vários estreitos.
O estreito do Bósforo conecta-o ao Mar de Mármara, e o longo e ilimitado estreito dos Dardanelos o conecta à região do Mar Egeu do Mediterrâneo. Essas águas separam a Europa Oriental e ocidental da Ásia. Ao leste, o Estreito de Kerch liga o Mar ao Mar de Azov mais pequeno.
O rio mais importante que entra no Mar Negro é o Danúbio.
Os países que fazem fronteira com o Mar Negro são a Turquia ao sul, a Bulgária e a Romênia ao oeste, a Ucrânia ao norte, a Rússia ao nordeste e a Geórgia a leste.
A Península da Crimeia se aproxima do Mar Negro do norte.
O corpo em forma oval ou menos de água tem uma área de superfície de 422.000 km quadrado. Quando o Mar de Azov está incluído, cobre aproximadamente 461.000 km quadrados.
O Mar Negro é o favorito dos cientistas, especificamente porque seus níveis mais baixos estão quase biologicamente mortos devido à fraca ventilação de suas camadas profundas. Embora a diversidade da sua vida marinha seja menor que a do oceano ou mares mais salgados, é incomum, bonito e intrigante.
Considerado, de certa forma, mais adequado para a pesquisa, a sua ecologia é mais facilmente compreensível para os cientistas.
Seu ecossistema responde rapidamente a influências externas, tanto para ocorrências naturais, como flutuações dos fatores ambientais, ou efeitos antropogênicos, como pescaria, poluição ou industrialização na área circundante.
O Mar Negro tem uma área de 422 000 km² e uma profundidade máxima de 2210 m.
Mar Negro
Geografia
Mapa do Mar Negro
O Mar Negro é um conjunto de água de forma oval, localizado na extremidade sudeste da Europa.
Está ligado ao Oceano Atlântico pelo Estreito do Bósforo, o Mar de Mármara, os Dardanelos, o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo.
A área superficial do Mar propriamente dito é de 163 mil quilômetros quadrados (422,000 km quadrados). Incluindo o pequeno Mar de Azov, abrange aproximadamente 461,000 km quadrados.
A Península da Crimeia se aproxima do Mar Negro do norte. Ao leste, o Estreito de Kerch liga o Mar ao Mar de Azov mais pequeno. Além disso, o litoral do mar é bastante regular. A largura máxima é de cerca de 1175 km, enquanto a distância norte-sul mais curta é de 258 Km.
As costas do norte e do noroeste são atravessadas por barrancos, vales e rios.
As gamas do Cáucaso Maior e Menor formam a costa oriental, enquanto o sul está alinhado com as Montanhas Pontic.
Perto da saída do Bósforo, o alívio da costa é moderado, embora ainda íngreme.
Mais ao norte, na área da baía de Burgaski, emergem montanhas baixas onde os Balcanes da Bulgária se estendem para o leste.
Uma área de planalto plano ao longo da costa noroeste dá lugar ao delta do rio Danúbio, que emerge no mar.
Mar Negro
Porque é preto o Mar Negro?
O mar foi nomeado pela primeira vez pelos gregos antigos que o chamavam de “Mar Inóspito”.
O mar obteve essa reputação porque era difícil navegar, e tribos hostis habitavam suas costas. Mais tarde, após o desenvolvimento bem sucedido da costa pelos colonos gregos, o mar foi renomeado como “Mar hospitaleiro”.
O Mar Negro tem uma profundidade de mais de 150 metros, e suas águas são preenchidas com sulfureto de hidrogênio por quase dois quilômetros. Portanto, nas camadas mais profundas de sua água, não há seres vivos, exceto bactérias de enxofre.
Fonte: www.newworldencyclopedia.org/www.sheppardsoftware.com/www.blackseascene.net/ssec.si.edu
Redes Sociais