Imigração Venezuelana para o Brasil

PUBLICIDADE

A imigração é um fenômeno complexo, não pode ser analisado por apenas um ponto de vista, deve-se, portanto, estudar as causas e consequências por meio de uma perspectiva histórica, política, social, geográfica e econômica e principalmente correlacionando diversas regiões e países. A imigração venezuelana para o Brasil é um grande exemplo dos dias atuais, mas que possui uma raiz mais longa.

Como os noticiários apenas recentemente começaram a veicular esse fenômeno, existem poucos dados científicos e técnicos acerca, o que dificulta uma análise apurada. Mas para fins didáticos, resume-o da seguinte maneira:

A República Bolivariana da Venezuela é um país localizado no Norte da América do Sul, fazendo divisa com a Colômbia, a Guiana e o Brasil, mas especificamente com o estado de Roraima. Este país possui uma das maiores reservas de petróleo do planeta, sendo alvo de interesses internacionais de diversos países, sobretudo dos Estados Unidos da América. Este tema faz muitos especialistas criarem hipóteses sobre uma das causas responsáveis pela crise no país.

Após a morte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 2013 Nicolás Maduro assume o governo do país, objetivando continuar com os direcionamentos políticos do seu antecessor. No entanto, caminhos contrários foram sendo tomados, uma vez que a realidade social e econômica do país era totalmente diferente da de Hugo Chávez, como por exemplo, a alta inflação que era superior a 800%, falta e alto preço dos alimentos, serviços públicos precários e preço do petróleo acima da média. Associados a isso, têm-se as instabilidades políticas, marcadas pela contraposição de ideias entre grupos ideologicamente opostos e pelo autoritarismo de Nicolás Maduro, que através de diversas ações abusivas, transformou a política e o Estado venezuelano em um verdadeiro regime totalitário de repressão.

Imigração Venezuelana para o Brasil

O descontentamento populacional com a política empregada, a falta de alimentos, insumos para sobrevivência, liberdade e miséria, desencadearam o início da saída de grandes contingentes de pessoas para os países mais próximos, onde a maioria veio em direção ao Brasil a partir de Roraima.

Em território nacional, há conflitos culturais e xenofóbicos por parte dos brasileiros. Muitos jornais noticiam a violência empregada na entrada dos refugiados, onde venezuelanos não conseguem entrar no país. Além disso, a superlotação de serviços públicos nestas localidades impede o atendimento a todos, o que gera crises ligadas principalmente a saúde.

Estratégias para o controle são tomadas pelo governo federal em associação com governos municipais e estaduais, como o envio dos venezuelanos para outras regiões do país e a sua inserção na sociedade brasileira.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.