Granizo

O que é

PUBLICIDADE

Granizo é uma forma congelada de precipitação geralmente associada a tempestades severas, especialmente aqueles que formam com antecedência de frentes frias.

Grandes pedras de granizo também é visto como um indicador precoce de tempestade e podem causar danos significativos às estruturas e veículos expostos.

Os granizos são partículas ou gotículas de água formadas nas nuvens que se resfriam ao serem lançadas à maiores altitudes e se congelam devido às razões térmicas inferiores à 0ºC, quando estas mesmas gotículas sobem para cima da linha Isotérmica que é de 0ºC, onde a temperatura acima dela será menor e abaixo dela será maior.

São formadas principalmente nas nuvens denominadas Cumulonimbus. Sempre que uma nuvem como esta estiver carregada de umidade e receber a ação de uma massa de ar quente vindo em ascendente, teremos o lançamento de parte do volume gerado nas gotículas de água para as camadas superiores da atmosfera, que retornam pela gravitação e acumulam maior quantidade de elemento líquido acrescendo seu volume. Quando este volume é mais expressivo do que os ventos convectivos que ascendem no interior das nuvens, ele acaba descendo, podendo ou não se fragmentar com a resistência atmosférica na sua descida de encontro ao solo.

Estas nuvens apesar de carregadas em volume, são lançadas para cima pela massa de ar quente e avolumam em forma de um cogumelo de quilômetros de diâmetro e altitude ainda maior atingindo a troposfera (chegam a atingir altitudes iguais ou superiores à 15 km no seu volume total). A maior parte da concentração de vapor na atmosfera se apresenta até 2 km de altitude, sendo muito reduzido para altitudes acima de 5 km

Ao vir em uma descendente, as partículas formadas pelo resfriamento no interior das nuvens (têm estas condições propícias porque estão à altitudes elevadas), estas pequenas partículas de gelo podem acrescentar volume também porque descem e atraem para si parte do ar úmido.

Uma tempestade de granizo é um fenômeno climático incomum no qual bolas de gelo, chamadas granizo, caem do céu. As bolas de gelo nada mais são do que precipitação sólida que se formará sob certas condições.

O granizo é formado em grandes altitudes dentro de nuvens maciças quando gotículas de água super-resfriadas aderem umas às outras e formam camadas de gelo.

A velocidade média de uma pedra de granizo caindo é de aproximadamente 106 milhas por hora (mph).

Como ocorre a chuva de granito

Várias condições são necessárias na atmosfera para que as chuvas de granizo ocorram. Nuvens Cumulonimbus altamente desenvolvidas precisam estar presentes.

Estas são as enormes nuvens em forma de bigorna ou cogumelo que são vistas durante tempestades que podem atingir alturas de até 65.000 pés. Também deve haver fortes correntes de ar subindo por essas nuvens. Essas correntes são comumente conhecidas como correntes ascendentes.

As correntes ascendentes contêm partículas de gelo, pois um grande número de gotículas de água se torna gelo sólido nas baixas temperaturas encontradas em altas altitudes dentro das nuvens maciças. A última condição restante é que as nuvens precisarão conter altas concentrações de água líquida super-resfriada.

Granizo
Granizo

Formação

O granizo forma em forte tempestade nuvens, particularmente aqueles com intensas correntes ascendentes, alto teor de água em estado líquido, grande extensão vertical, grandes gotas de água, e onde uma boa parte da camada de nuvem está abaixo de zero 0 °.

Estes tipos de correntes ascendentes fortes podem também indicar a presença de um tornado.

A taxa de crescimento é maximizada onde o ar está perto de uma temperatura de -13 ° C.

O processo de desenvolvimento do granizo segue a seguinte ordem:

1- as gotas de chuva são arremessadas pelo vento até as camadas superiores da nuvem (13 ou 15 km de altitude), lá, elas se resfriam a 0ºC ou menos, e se tornam pedras de gelo;
2-
elas ficam pesadas, caem e acabam agregando ainda mais água em torno delas;
3-
pegam outra corrente de ar ascendente e sobem, congelando as gotas que acabaram de se juntar formando os cristais de gelo, permanecem neste estado até que seu volume seja expressivo e perceba a força atrativa da gravitação e venham finalmente à despencar.

No momento da queda, a base da nuvem pode estar à 600 ou 700 metros, mas as pedras de gelo podem estar caindo diretamente do topo, à 10, 13 ou 15 Km de altura.

Dependendo da atividade e das condições em que vier a ser formada, as pedras de gelo são tão pequenas que não atingem o solo na forma degelada, mas sim como gotas líquidas muito geladas.

Pela presença e desenvolvimento propício no interior destas nuvens é muito perigoso a incursão de uma aeronave em seu núcleo, porque pode enfrentar um grande volume de partículas de gelo em formação e que podem comprometer qualquer aeronave, pois a velocidade de voo será a velocidade do impacto de cada uma das pedras de gelo desenvolvidas.

É muito comum percebermos algumas das pedras de gelo na forma esbranquiçada e não na forma vítrea, isso se deve ao fato de que ao virem em uma descendência, podem ocorrer a fusão de elementos gasosos na superfície das partículas e com isso, temos sua ascendência formando não uma pedra de gelo, mas um floco de neve. Ela pode vir a ser envolvida por outras moléculas de água que se aglutinam em torno da composição e acabam formando uma constituição mais sólida que obterá maior volume e cairá na forma de uma pedra de gelo.

Abaixo da linha Isotérmica de 0ºC, temos a constituição de partículas de água e vapor na forma de gotículas. As nuvens que se encontrarem acima da linha Isotérmica de 0ºC, estarão mais resfriadas e com a apresentação de vapor resfriado na forma de cristais de gelo.

Granizo
Granizo

Como se forma o granizo?

Uma pedra de granizo começa como uma gota de água que é varrida por uma corrente ascendente dentro de uma nuvem de tempestade.

Dentro da nuvem, há um grande número de outras gotículas de água super-resfriadas já presentes. Essas partículas super-resfriadas irão aderir à superfície da gota de água, formando camadas de gelo ao redor dela.

À medida que a gota de água atinge elevações mais altas dentro da nuvem, ela entra em contato com mais e mais partículas super-resfriadas. Isso ocorre porque está nas partes mais altas da nuvem, onde a temperatura é muito baixa (pelo menos 32 graus Fahrenheit) para que as moléculas de água permaneçam em estado líquido ou gasoso.

Fonte: ilhadeatlantida.vilabol.uol.com.br/fr.wikipedia.org/www.slideshare.net

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.