Escalas Cartográficas

PUBLICIDADE

O que são escalas cartográficas?

A cartografia é uma importante área do conhecimento que busca representar de maneira objetiva e clara, as limitações e abrangência de um território, bem como dos elementos que o compõe, seja natural ou humano. Essas representações, se dão, em geral, por meio de mapas, cartas topográficas e plantas, que com o auxílio de diversas áreas das ciências humanas, sobretudo da Geografia, são possíveis de se interpretar sem recorrer ao erro ou distanciando o máximo dele.

Dentre essas representações, no âmbito do ensino, o mapa é o mais utilizado, principalmente devido a sua fácil interpretação. Nele, pode-se encontrar uma, duas, três ou muitas informações, dependendo, portanto, da sua finalidade.

Mas afinal, o que é uma representação cartográfica?

De maneira geral, diz-se que representação cartográfica é uma forma científica e culturalmente construída de descrever a superfície de uma área de maneira reduzida em relação ao espaço real. Ou seja, é praticamente impossível fazer um mapa mundi do tamanho real do planeta Terra, logo, para isso, é preciso reduzi-lo utilizando cálculos físicos e matemáticos a uma escala proporcional ao tamanho real da área representada, a isso, chama-se escala cartográfica.

Escalas Cartográficas

A escala cartográfica pode ser representada de duas formas:

Escala Numérica: Diz-se que é a forma mais simples e frequentemente utilizada nos mapas, pois é de fácil leitura e interpretação. Ela é representada da seguinte maneira: 1:n (lê-se: 1 está para n), onde 1 equivale aos centímetros (cm) no mapa e n equivale a dimensão real do espaço, geralmente em quilômetros (km) ou metros (m).

Exemplo: Em determinado mapa ilusório, a escala é 1:100.000 (lê-se um para cem mil). Logo, cada 1 cm no mapa é igual a 100.000 cm no espaço real. Desta maneira, se no mapa há um rio com 9 cm, na superfície real ele terá 900.000 cm ou 9 km.

Escala Gráfica: É basicamente uma régua abaixo do mapa que possuí intervalos que medem 1 cm cada e que comparam cada centímetro do mapa com o espaço real, em geral, já convertidos de cm para km ou m.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.