PUBLICIDADE
O que é a conquista do espaço?
Sem dúvidas, a Guerra Fria foi um dos mais marcantes e importantes confrontos políticos da história da humanidade, este acontecimento desenrolou uma série de transformações e revoluções dentro da política, da economia e da esfera sociocultural de todas as sociedades do planeta Terra desde 1945 até 1991.
Em aspectos gerais, essa ‘guerra’ sem confronto armado direto, evidenciou dois importantes protagonistas que se distinguiam política e ideologicamente, de um lado o socialismo/comunismo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e do outro o capitalismo dos Estados Unidos da América (EUA), cada qual com os seus aliados.
A expansão dessas duas superpotências do século XX permitia o apogeu e a hegemonia de suas ideologias filosóficas, políticas e econômicas sobre os seus espaços de influência, transformando-os também no sentido político, econômico e social de acordo com as caraterísticas fundamentais das suas manifestações ideológicas. Isso se dava principalmente pelo apoio financeiro a nações devastadas pela Segunda Guerra Mundial e pelo fornecimento de armamentos para revoltas e conflitos separatistas e de independência.
No entanto, para alcançar de fato um ideal hegemônico, tais nações precisavam ir além das esferas políticas e econômicas, adentrando também o ambiente científico e tecnológico, mostrando suas capacidades e superioridades do ponto de vista intelectual e técnico, provocando múltiplas transformações nas estruturas da sociedade, a título de exemplo têm-se os investimentos na indústria bélica, que causava tensões nas civilizações, uma vez que temiam novos conflitos armados.
Mas o clássico exemplo desses pesados investimentos em ciência e tecnologia se deu com a famosa corrida espacial, ou também conhecida como A Conquista do Espaço Sideral, na qual suponha, teoricamente, que a potência que chegasse primeiro a Lua e tivesse mais e melhores resultados acerca da exploração do universo conseguiria a tão sonhada hegemonia e, consequentemente a supremacia mundial.
Ambas as potências tiveram seus grandes feitos no desenvolvimento científico e tecnológico, trazendo grandes novidades para o mundo moderno que se reerguia após os grandes conflitos mundiais.
A União Soviética, por exemplo, em 1957 lançou ao espaço o primeiro satélite artificial, o Sputnik. Logo depois lançou a bordo do Sputnik 2 o primeiro ser vivo para o espaço, a cadela Laika. Conseguiu fotografias bem detalhadas da superfície da Lua e também foram pioneiros no lançamento de seres humanos para órbita da Terra.
Os Estados Unidos também lançaram satélites importantes e bem equipados tecnologicamente para o desenvolvimento da ciência espacial e, fez um astronauta voar ao redor da Terra. Mas o mais marcante disso tudo foi a chegada pela primeira vez dos norte-americanos à Lua abordo da nave espacial Apollo XI, transmitida pela televisão.
A expansão dos seus ideais foram para além dos espaços terrestres, alcançaram a órbita da Terra e o seu satélite natural a partir do desenvolvimento científico e tecnológico. Após esse evento, em aspectos gerais, o confronto de ambas as nações foi diminuindo até o fim da Guerra Fria, mas seus reflexos ainda são visíveis nos dias de hoje.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais