PUBLICIDADE
A capacidade de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza, configura o conhecimento geográfico e exige que a profissão de geógrafo seja ampla e crítica na análise de todos os sistemas. Desta forma, pode-se dizer que o geógrafo é fruto da essência que predomina nesse perfeito universo.
O constante desenvolvimento da sociedade juntamente ao da natureza, exige que o conhecimento geográfico acompanhe, interprete, análise desenvolva e levante questões relacionadas ao porquê, como, quando e onde as modificações acontecem. Esse processo para a busca do conhecimento através da pesquisa desencadeia novos área para a Geografia e consequentemente para o papel do geógrafo na sociedade, como a transmissão do seu conhecimento a outras pessoas, isto é, assumindo o papel de professor, orientador e/ou pesquisador, seja este na educação básica ou superior.
O conhecimento geográfico analisa a interação para compreender a dinâmica do espaço geográfico e as ações do homem transformando-o. Seja para entender as formas de relevo, as propriedades do solo, a distribuição das águas, os fenômenos climáticos e também as composições sociais, como, economia, política e cultura.
Com base nos impactos ambientais e nas contradições socioespaciais causados pelo desenvolvimento do ser humano ao longo da história, o conhecimento geográfico é fundamental e indispensável na busca de soluções que acabam ou minimizem esses problemas.
Os conflitos relacionados ao sistema político, econômico, social e ambiental se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço, tornando-se assuntos pertinentes e persistentes na constituição do que é o conhecimento geográfico e do papel que o geógrafo podem desempenhar, justamente por este fazer parte de uma gama intensa do que é a formação em Geografia.
Portanto, a complexidade permite que a conhecimento geográfico auxilie no planejamento das ações da sociedade sobre os meios em que ela se insere, desvendando as máscaras, sobretudo, políticas e ideológicas que o espaço geográfico possui.
Conhecimento Geográfico – Educação
A abordagem do conhecimento fundamental para a educação em geografia tem muitas variantes. O conhecimento geográfico é visto como uma forma de neutralizar e superar as tendências humanas naturais e / ou socialmente induzidas ao egocentrismo, paroquialismo e etnocentrismo.
O conhecimento da diversidade de padrões de ocupação humana da superfície terrestre reduz as chances de privilegiar o próprio lugar no mundo e aumenta a valorização da diversidade cultural e da criatividade humana. Da mesma forma, o conhecimento geográfico sustenta uma compreensão dos ambientes físicos, especialmente importante porque esses ambientes estão sob a ameaça de mudanças induzidas pelo homem em nível local e global. Pode reforçar a compreensão da interdependência entre os sistemas humanos e físicos.
O conhecimento geográfico é visto como importante para o ensino de outras disciplinas, especialmente história, sociologia , antropologia, economia, negócios e ciências políticas. Sem uma apreciação das interseções entre espaço e lugar e entre meio ambiente e sociedade, o assunto dessas outras disciplinas não pode ser devidamente fundamentado e compreendido.
E, finalmente, o conhecimento geográfico não precisa ser visto como exclusivamente instrumental ou utilitário: “(t) o poder e a beleza da geografia residem em ver, compreender e apreciar a teia de relações entre pessoas, lugares e ambientes
Fonte: Gean Alef Cardoso/www.geocities.com
Redes Sociais