PUBLICIDADE
Para facilitar a compreensão da dinâmica da natureza terrestre, os cientistas classificam os diferentes elementos que compõe a paisagem da Terra, essa classificação é capaz de indicar as ocorrências passadas e o que pode acontecer no futuro.
Imagine que o planeta Terra é todo fatiado em diferentes climas de norte a sul. E que estas diferenças se modificam e modificarão ao longo de todo o tempo geológico, permitindo que em algumas áreas haja a abundância de vida vegetal e animal e em outras não, com diferentes formas de relevo e tipos de solos.
Nesta perspectiva tem-se o clima subtropical, que pode ser definido como uma extensa faixa de transição entre clima temperado e o clima tropical. Possuindo temperatura média de aproximadamente 19 graus Celsius, boa distribuição pluviométrica durante o ano (chuvas que chegam a 1000 mm), mas é mais intensa durante o verão, e estações bem definidas, cujo o inverno é frio, com temperatura média de até -6 graus Celsius e um verão quente, com temperatura média em torno de 24 graus Celsius, sendo o verão mais curto que o inverno.
Esse clima ocorre em partes da América do Sul (ao Norte e Sudeste), da América Central, da América do Norte (ao Sul), da Ásia (ao Sudeste), da África (ao Norte e Sul), da Austrália e da Índia (ao Norte).
No Brasil este clima também se faz presente, e é classificado como subtropical úmido, pois recebe influência da Massa Tropical Atlântica (mTa) durante o verão e da Massa Polar Atlântica (mPa) durante o inverno, principalmente em algumas regiões do estado de São Paulo, como o Vale do Paraíba e Campinas. No sul do Mato Grosso do Sul, no norte do Rio Grande do Sul, nos estados do Paraná e Santa Catarina. O que possibilita a ocorrência de diferentes formações vegetais, a exemplo das Araucárias.
Além disso, o clima subtropical é caracterizado por possuir úmidas médias e elevadas que ficam entre 60% e 90%, sobretudo no verão, sendo o inverno mais seco, onde também podem ocorrer geadas e neve em algumas regiões, principalmente em áreas elevadas, como as Serra do Mar.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais