O que é Clima de Altitude?
PUBLICIDADE
Apesar de nas zonas equatoriais se ter a maior incidência de raios solares, é possível encontrar em algumas áreas menores temperaturas, a exemplo da Cordilheira dos Andes, mas o que explica esse fato na dinâmica da atmosfera? Por que conforme sobe-se uma montanha a temperatura sofre uma queda?
Sabe-se que o comportamento do clima é determinado pelos fatores climáticos, eles, segundo estudos são: astronômicos, meteorológicos e geográficos, neste último, tem-se a latitude e a altitude. A altitude, segundo as definições dos geógrafos é a distância vertical em metros de um ponto na superfície da terra em relação ao nível do mar.
Os raios solares não aquecem diretamente a Terra, para que isso ocorra são necessários que a superfície, seja ela sólida ou líquida (e até mesmo gasosa), transformem a energia recebida em calor e o transfira para o ar atmosférico. Ao aquecer, as massas de ar que estão nas partes mais baixas da superfície ascendem, ou seja, sobem para as partes mais elevadas e encontram uma pressão atmosférica cada vez menor. Desta forma, pode-se dizer que o Sol aquece a Terra de baixo para cima.
O ar ascendente consome a energia do seu calor para se expandir e, por isso, perde calor. Esse é o motivo pelo qual a temperatura atmosférica tende a diminuir constantemente com a altitude, essa diminuição varia de 0,5 grau Celsius a 1 grau Celsius para cada cem metros (100 m), ou seja, quanto mais alto, mais frio. Ligados isso, sabe-se que os gases responsáveis pelo efeito estufa, como o vapor de água e o gás carbono é mais rarefeito em elevadas altitudes, não prendendo, portanto, o pouco de calor que recebe.
Isso explica a questão levantada a cima, que os geógrafos definem como um clima azonal, ou seja, que não respeita a zona na qual está inserido.
Gean Alef Cardoso
Referências Bibliográficas
AYOADE, J. O. Introdução a Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro:3 ed., 1991.
Redes Sociais