PUBLICIDADE
O que é o CARICOM?
O espaço geográfico em escala mundial é organizado política e economicamente a fim de evitar conflitos entre os países, além disso, essa organização visa manter as estruturas hegemônicas do atual sistema predominante, que é o capitalismo, expressas sobretudo, no sistema financeiro, na cultura e nas relações sociais.
É o que se verifica quando se analisa o bloco econômico CARICOM, que por definição significa, Mercado Comum e Comunidade do Caribe, cuja criação se deu no dia 4 de julho de 1973, buscando uma integração regional entre os países próximos e que pertencem ao Caribe.
Esse bloco econômico foi criado pelo Tratado de Chaguarama, e tem suas raízes históricas e geopolíticas na expansão da antiga Associação de Livre-Comércio Caribenho (Carifta).
Nele fazem parte os países: Antígua, Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago,que em geral, são antigas colônias europeias, sobretudo, da Inglaterra.
Sua sede é localizada na cidade de Georgetown, na Guiana, país que faz fronteira internacional com o estado brasileiro de Roraima na região da América do Sul. Sua língua oficial é o inglês, sendo que sua estimativa populacional é de 16,9 milhões de habitantes distribuídas em todos os territórios de aproximadamente 458,480 km², tendo o Produto Interno Bruto anual (PIB) chegado a 32 bilhões de dólares.
Além disso, em 1994 com o desenvolvimento da CARICOM, foi criada a Associação dos Estados do Caribe (AEC), a qual incorporou outros países da região, como, Cuba, México, Colômbia, Panamá, Venezuela, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Guatemala e Costa Rica.
Entre os principais objetivos do Mercado Comum e Comunidade do Caribe são o aumento das exportações de açúcar, bauxita, alumínio e derivados do petróleo, objetivando a distribuição igualitária dos recursos entre os países membros, dando maiores assistências aos mais necessitados. Além disso, procuram promover as cooperações na cultura, na educação, no desenvolvimento tecnológico e cientifico, bem como da expansão industrial e do turismo. Desenvolvendo uma harmonização macroeconômica através de políticas externas e internas.
Associam-se ainda a este bloco econômico, a Universidade da Guiana, o Banco de Desenvolvimento do Caribe e a Universidade das Índias Ocidentais.
Gean Alef Cardoso
Referências Bibliográficas
ENCICLOPÉDIA Latino Américana. Caricom. Disponível em: <http://bit.ly/2g56E76> Acesso em: 02.10.2017
CARICOM. CaribbeanComunity. Disponível em: <http://bit.ly/1hmWffc> Acesso em: 02.20.2017
Redes Sociais