PUBLICIDADE
O que é carburante?
Ao longo dos anos, principalmente a partir dos adventos da revolução industrial, os seres humanos buscaram compreender e encontrar as mais diversas possibilidades para a produção de combustíveis, uma vez que estes seriam essenciais no desenvolvimento das variadas funções que estavam emergindo na sociedade, como na indústria, nos meios de locomoção e nos serviços domésticos.
Desta forma, a cada década foi-se encontrando maneiras alternativas e não alternativas na produção de combustíveis, sempre atendendo a demanda das sociedades de maneira geral, pois se tornaram soluções e até mesmo grandes impulsos para o desenvolvimento científico e tecnológico, facilitando a vida dos cidadãos.
Um grande exemplo da atualidade na produção de combustíveis está o carburante, que é um produto químico criado a partir do petróleo, que contém em termos potenciais, uma grande quantidade de energia, e é destinado a motores térmicos para gerar energia mecânica, aumentando assim a sua capacidade no quesito funcionamento e eficiência.
Para a geração de energia mecânica necessária para o funcionamento de motores térmicos, é preciso haver a combustão do carburante. Desta maneira, os automóveis devem queimar pelo menos 60% do carburante.
Há diversos tipos de carburantes, muitos são frequentemente utilizados e causam grandes impactos na natureza, desde a retirada do petróleo até a produção dos seus derivados e sua utilização. Os maiores graus de poluição encontram-se na atmosfera, impactando direta e indiretamente nas condições climáticas do planeta, inclusive ao que se refere ao efeito estufa e ao aquecimento global.
Exemplos de carburantes são: GLP (gás liquefeito de petróleo), óleo diesel, etanol hidratado, etanol anidro, gasolina, metanol, etc.
Atualmente, embora utilize-se muito o petróleo para a produção de combustíveis, há diversos outros caminhos e recursos estudado e pesquisado por grandes pesquisadores, estes procuram atender uma demanda socioambiental mais sustentável, diminuindo os impactos da agressão causada ao meio-ambiente, proporcionando alternativas rentáveis para o futuro.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais