PUBLICIDADE
A calcita é uma forma cristalina comum de carbonato de cálcio natural, CaCO3, que é o constituinte básico de calcário, mármore e giz.
A calcita é um mineral pertencente ao grupo carbonato de materiais que é abundante na terra. Mais especificamente, é uma forma de carbonato de cálcio com a fórmula química CaCO3.
A calcita pode ser encontrada em uma ampla variedade de formas, tamanhos e cores: um constituinte importante de calcário, mármore e giz; calcário.
O que é calcita?
Calcita, ou carbonato de cálcio, é um dos minerais mais comuns na Terra.
Pode ser encontrado em grandes massas de rochas sedimentares e em calcário.
Também pode ser encontrado em depósitos de cavernas, como estalactites, estalagmites e incrustações.
Por ser tão comum, é quase impossível especificar todas as ocorrências de calcita; no entanto, existem algumas localidades bem estudadas onde os cristais de calcita podem ser encontrados.
Essas localidades incluem as montanhas Harz, na Alemanha; Lancashire, Inglaterra; Joplin, Missouri; e Guanajuato, México.
Dependendo de onde a calcita for encontrada, ela pode variar de amarelo a incolor. Alguns espécimes foram encontrados onde o mineral era colorido em verde, azul, cinza e até vermelho. Se for marrom ou preto, é considerado impuro.
O brilho da calcita também varia de vítreo ou semelhante ao vidro a resinoso. Quando encontrado em grandes massas, pode até parecer sem brilho. Além disso, como o dedo pode arranhá-lo facilmente, não é considerado um mineral duro.
Os cristais de calcita geralmente envolvem areia de quartzo. A combinação dos cristais e da areia de quartzo cria cristais de arenito. Esses cristais são mais proeminentes em Fontainebleau, na França, e no Badlands de Dakota do Sul.
Existem vários usos diferentes para calcita.
O uso mais importante é para a fabricação de cimento e cal para a criação de argamassa. O calcário é a principal matéria-prima; no entanto, quando aquecido, forma cal rápida.
Quando a calcita do calcário é misturada com água, ela endurece e produz argamassa.
A calcita também é usada na indústria da construção. O calcário é usado para fins decorativos. Travertino, ou depósitos de minerais, é usado para pisos ornamentais em banheiros e cozinhas. A longarina da Islândia, uma variedade clara, é usada em instrumentos ópticos. Também é usado para criar luz polarizada.
O ônix mexicano é uma forma de calcita com faixas que também é usada para fins decorativos. Geralmente é esculpido em vasos, figuras, ovos, obeliscos e pirâmides. A obra de arte normalmente possui faixas de marrom, marrom, branco, vermelho e amarelo. Pode parecer suave, como mármore, na textura, dando às esculturas uma aparência elegante.
Algumas pessoas acreditam que os cristais de calcita possuem poderes de cura.
Por exemplo, se um cristal é de cor branca, acredita-se que ele aumenta a energia.
Acredita-se também que traga paz interior, promova a imaginação e aumente a riqueza. Se é de cor amarela, acredita-se que estimule pensamentos intelectuais. Se for vermelho, acredita-se que ele desintoxique o corpo, ajude as pessoas a encontrar o amor e a aumentar a força de vontade.
O que é carbonato de cálcio?
O carbonato de cálcio é um importante composto químico composto por um átomo de cálcio ligado a um átomo de carbono e três átomos de oxigênio.
Sua fórmula molecular é CaCO3.
Os nomes comuns para este composto incluem calcário, calcita, aragonita, giz e mármore, e embora todos contenham a mesma substância, cada um possui processos diferentes subjacentes à sua formação.
O carbonato de cálcio é usado em cimentos e argamassas, produzindo cal, na indústria siderúrgica, na indústria do vidro e como pedra ornamental.
Este composto geralmente se parece com um pó ou pedra branca. Ele irá fracassar e liberar dióxido de carbono em contato com um ácido forte, como o ácido clorídrico. Depois que o dióxido de carbono é liberado, o restante é óxido de cálcio (CaO), comumente chamado de cal rápida.
Quando o carbonato de cálcio entra em contato com a água saturada com dióxido de carbono, forma um composto solúvel, o bicarbonato de cálcio. No subsolo, isso geralmente leva à formação de cavernas.
A reação é a seguinte:
CaCO3 + CO2 + H2O = Ca(HCO3)2
O carbonato de cálcio se torna mármore quando altamente comprimido e aquecido profundamente sob a superfície da Terra.
Nas cavernas, quando dissolvidas pelo mecanismo químico acima, ele cria espeleotemas magníficos: formações de cavernas como estalagmites, estalagmites, cortinas e dezenas de outras.
Existem muitas formações minerais características deste composto, mas uma das formas mais comuns é o escalenoedro, ou “dente de dente esparso”, por sua semelhança com o dente canino de um cão.
Na forma de calcita, este material possui uma propriedade óptica interessante: dupla refração. Isso ocorre quando um raio de luz entra no cristal e se divide em feixes distintos, rápidos e lentos.
Quando um observador olha através do cristal, ele ou ela vê duas imagens de tudo por trás dele.
O carbonato de cálcio possui outras propriedades incomuns, como fluorescência e triboluminescência. Isso significa que, quando combinado com uma pequena quantidade de manganês e colocado sob uma luz UV, brilha em vermelho brilhante. Sob algumas condições, o brilho ainda persiste quando a luz UV é removida. A triboluminescência, a propriedade de demonstrar a luz quando pedaços de cristal são batidos um contra o outro, é mais difícil de demonstrar, mas foi observado.
Descrição
A calcita é um dos minerais mais comuns e difundidos.
É um componente principal da maioria das rochas sedimentares carbonáticas (calcário, giz, travertino, etc.), mas também ocorre nas rochas metamórficas (mármore, veias hidrotermais) e ígneas (carbonatita).
Ele (CaCO3) geralmente forma grãos anédricos (sem faces de cristal bem desenvolvidas) em calcário e mármore. No mármore, os cristais geralmente são maiores, mas algumas pedras calcárias (grainstones) também podem ser bastante grosseiras e, portanto, às vezes são erroneamente chamadas de mármore (principalmente para fins de marketing).
A calcita também é um mineral cimentante em sedimentos clásticos e um importante biomineral. Os microrganismos com testes calcários geralmente preferem aragonita (quimicamente também carbonato de cálcio), mas com o tempo essas conchas aragoníticas recristalizam em calcita.
Pode formar-se como um precipitado químico direto (travertino) ou como um mineral de ganga nas veias, mas a maior parte está de alguma forma ligada à vida. A mineralização pode ser diretamente controlada biologicamente (crescimento de conchas), mas também induzida biologicamente (florações de microorganismos marinhos à deriva que induzem a cristalização de cristais de calcita em sua superfície), o que resulta em água tropical esbranquiçada e contribui para o crescimento de bancos de carbonatos.
A calcita nas rochas metamórficas às vezes é associada a minerais de calc-silicato. Estes são minerais de silicato que contêm muito cálcio e são produtos de reações químicas entre rochas carbonáticas e líquidos quentes de silicato (magmáticos). Tais rochas são chamadas de skarns ou ou escarnito.
A calcita não é um mineral comum em rochas ígneas, mas pode ocorrer em rochas ricas em álcalis (alto teor de Na e K) contendo feldspatóides como nefelina ou sodalita.
A carbonatita é uma rocha ígnea rara e ainda um tanto misteriosa que geralmente é composta principalmente de calcita.
É um mineral industrial importante com muitos usos. É uma das principais matérias-primas na indústria de cimento. O aquecimento intenso irá eliminar o dióxido de carbono e produzir cal (CaO).
Cal rápida e cal hidratada podem ser usadas de várias maneiras: como argamassa, fluxo em metalurgia, carga em papel, estabilização do solo, refino de açúcar, tratamento de águas residuais e em pílulas de suplementos alimentares, porque o cálcio é um importante material mineral (observe que o termo “mineral ”Tem um significado diferente aqui, o elemento químico cálcio não é um mineral no sentido geológico, porque é altamente reativo e, portanto, não ocorre sozinho).
A calcita pode ser encontrada em depósitos de cavernas, como estalagmites e estalactites
As conchas bivalves são compostas de carbonato de cálcio
Cristal de calcita
Cristal de calcita
Fonte: www.sandatlas.org/www.earth.com/www.ima-na.org/flexiblelearning.auckland.ac.nz/www.wisegeek.org/geology.com/www.yourdictionary.com/www.esci.umn.edu
Redes Sociais