PUBLICIDADE
O que é o Banco Mundial (World Bank)?
A partir da segunda metade do século XX, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países e nações saíram afetadas econômica, social e politicamente com as consequências danosas da grande guerra, sobretudo aqueles que se encontravam no continente europeu. Muitos países estavam destruídos, com a infraestrutura das suas principais cidades devastadas, a população com medo, receosa, sem amparo, sem transporte, sem saneamento, e muitas sem alimentos, são exemplos: Holanda, Alemanha, Inglaterra, Polônia, etc.
Com o objetivo de financiar a reconstrução desses territórios afetados – assim como aconteceu após a Primeira Guerra Mundial -, ou seja, de suas cidades, de suas industrias e de suas áreas agrícolas, foi criado o Banco Mundial (World Bank), que também é conhecido como Banco Internacional de Reconstrução de Desenvolvimento (BIRD).
A composição e a gestão do Banco Mundial ou BIRD é feita pelos países membros que contribuem com capital para o funcionamento integral da instituição. Desta forma, o direito de tomar qualquer decisão com relação às atividades desenvolvidas é dado a nação que contribui para com o comércio mundial desenvolvido pelo referido banco. Embora os Estados Unidos da América (EUA), sejam os principais acionistas, e é onde sua sede está instalada, há outros 150 países membros atuando em seu desenvolvimento.
Ao longo dos anos, as perspectivas e objetivos do Banco Mundial foram sendo mudadas e suas funções ampliadas, desta maneira, o banco começou a atuar em diversas frentes e de diversas maneiras, não apenas fazendo empréstimos financeiros, mas também realizando obras de infraestrutura em cidades de países afetados por guerras e desastres naturais. Como por exemplo, implementação e fiscalização de transportes (trem, metrô, ônibus, VLT, BRT, etc.), geração e fornecimento de energia, saneamento básico, educação, cultura e meio ambiente, além disso, oferecendo serviços de assessoria jurídica, econômica e outros.
No entanto, diversos especialistas criticam as formas como o Banco Mundial atua, principalmente ao que diz respeito às dívidas acumuladas pelos países que fazem estes empréstimos, pois as taxas de juros acabam sendo muito altas e a dívida pública externa infinita, configurando assim, uma relação de submissão entre uma nação e outra.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais