PUBLICIDADE
ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático
Um bloco econômico regional de grande importância para a economia mundial em diversos de seus aspectos, bem como para a cultura e a política econômica é a Associação de Nações do Sudeste Asiático, também conhecido como ASEAN.
A ASEAN foi implementada entre a década de 60 e 70 através do Tratado de Amizade e Cooperação que definiu as diretrizes e regras gerais para o seu bom funcionamento e sua atuação no mundo e na região fixada. Em geral, neste tratado havia-se meios teóricos e concretos para a construção da paz, do diálogo, soberania e independência dos países membros e como eles podem integralizar-se e relacionar-se econômica, política e socialmente com outros países do mundo de forma a garantir estabilidade nas relações internacionais, públicas, de direitos e econômicas a fim de garantir sucesso, prosperidade e paz.
Os países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático são: Tailândia, Malásia, Indonésia, Singapura, Filipinas, Vietnã, Brunei, Camboja, Myanmar, Laos e outros que ainda estão em discussão: Timor Leste e Papua Nova-Guiné. Onde em 2012 em conjunto, o seu Produto Interno Bruto Nominal (PIB-Nominal), chegou a US$ 2 trilhões, colocando-os como a oitava economia do mundo se fosse uma entidade única e não uma organização.
Objetivos
Os seus objetivos gerais são também muito parecidos com os de outros blocos regionais, pois visam cada vez mais a integração e a prosperidade econômico em conjunto com a política, a cultura e as relações sociais.
Destarte, têm-se detalhadamente os seguintes objetivos:
– Fortalecer a economia regional e dos países-membros de forma equilibrada.
– Estabelecer relações com países não pertencentes ao bloco regional, dentre eles países do ocidente e do oriente.
– Fomentar a paz e a estabilidade política, cultural, social e ambiental da região.
– Construir uma zona de livre comércio de forma a eliminar a barreiras econômicas e reduzir as taxas alfandegárias entre os países-membros.
Asean – Conceito
A Asean visa possibilitar a colaboração e a cooperação entre os Estados membros, e também a proporcionar os interesses da região como um todo, inserindo o crescimento econômico e comercial.
Negociou um acordo de livre comércio entre os Estados membros e com outros países, como a China, bem como facilitou as viagens na região para cidadãos dos países membros.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais