PUBLICIDADE
A América Anglo-Saxônica é a região ao norte do continente americano, onde se encontram os Estados Unidos e o Canadá – países que possuíram colonização francesa e, principalmente, inglesa. O restante do continente americano possuiu colonização essencialmente espanhola e portuguesa, por isso é denominado América Latina.
Os Estados Unidos e o Canadá tiveram uma colonização diferenciada dos outros países, chamada colonização de povoamento – diferente da colonização de exploração, realizada, por exemplo, no Brasil.
Na colonização de povoamento as metrópoles incentivavam o desenvolvimento da colônia de forma independente, pois visavam o maior lucro. Essa política ocasionou grandes migração do continente europeu para o americano – solavancado ainda mais pelos problemas econômicos, religiosos e sociais enfrentados nos países Europeus à época.
Com a chegada desse grande contingente migratório, se iniciou a vontade por parte dos novos habitantes de criar um “novo continente”, seguindo os padrões de desenvolvimento já existente na Europa. Por isso, no período colonial dos Estados Unidos e do Canadá houve grande desenvolvimento mercantil, de infraestrutura e manufatureiro – fornecendo porcentagem dos lucros aos colonizadores e o restante utilizado como investimento na infraestrutura da própria colônia, visando sempre a obtenção de maiores lucros aos colonizadores.
A visão de colônias de povoamento foi essencial para o grande desenvolvimento apresentando atualmente por essas duas nações, pois quando se tornaram independentes, já possuíam infraestrutura bem desenvolvida e organização econômica e política bem encaminhada.
Atualmente a América Anglo-Saxônica é conhecida por seu alto grau de desenvolvimento, mão de obra extremamente especializada e desenvolvimento de tecnologias de ponta em diversas áreas, além da estabilidade econômica apresenta também estabilidade política e militar.
Um importante bloco econômico formado por esses países é o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), do qual Estados Unidos, Canadá e México participam.
Informações Adicionais
Tornou-se convencional para muitos estudiosos chamaram de América Anglo-Saxônica apenas os Estados Unidos e o Canadá, porém, se levar-se em conta a colonização dos países e não o grau de desenvolvimento atual, expande-se a América Anglo-Saxônica para as seguintes nações:
América do Norte: Estados Unidos e Canadá (exceto Quebec, língua francesa).
América Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Belize, Bahamas, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.
América do Sul: Guiana.
América Anglo-Saxônica – Definição
Anglo-América , entidade cultural da América do Norte cuja língua comum é o inglês e cujos costumes e costumes historicamente têm sido os do norte da Europa . Ele compreende a maior parte do Estados Unidos e Canadá , com francófona Canadá uma notável exceção. O termo também designa uma área geográfica no continente norte-americano separada da América Latina, Espanha ou Ibero-América (incluindo a América Central e a América do Sul) com fortes tradições e herança hispânica. A expressão Anglo passou a significar um norte-americano branco, de língua inglesa, diferente de outro de descendência latino-americana.
Lucas Moreira Furlan
Redes Sociais