Agreste

PUBLICIDADE

O Agreste é o nome dado a uma região estreita, no nordeste do Brasil, que se encontra entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão, paralela à costa do Oceano Atlântico – e exatamente por estar em uma zona de transição, possui tanto o bioma Mata Atlântica quanto a caatinga (predominante). Lembrando que o bioma caatinga é marcado pela presença de arbustos com galhos retorcidos, além de bromélias e cactos.

O Agreste abrange uma área que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, englobando também os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Clima

O clima predominante da região é o semiárido, porém, é possível encontrar pequenas áreas úmida e brejos, locais onda são desenvolvidas atividades agrícolas.

Relevo

Geologicamente o agreste se encontra principalmente no Planalto da Borborema, entre altitudes que variam entre 500 e 800 metros – sendo o local de maior altitude do nordeste brasileiro.

Por se tratar de uma região mais elevada em relação às áreas vizinhas, as massas de ar úmidas provindas do Oceano Atlântico perdem força e causam chuva intensas em parte do Agreste e em toda a Zona da Mata – essas chuvas, por possuírem interferência direta do relevo, são chamadas de chuvas orográficas. Essas chuvas são responsáveis pela presença de rios temporários. A seca no sertão, e também em parte do Agreste, também é causada pela interferência do relevo.

Agreste

São destaques no Agreste as cidades de:

Caruaru e Garanhuns – Pernambuco;
Campina Grande – Paraíba;
Itabaiana – Sergipe;
Arapiraca – Alagoas.

Economia

Embora a agricultura seja presente em propriedades rurais de pequeno e médio porte, com predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas (principalmente para o algodão, café e sisal) e em regiões mais próximas da Zona da Mata, onde a umidade é maior, as principais atividades econômicas da região são focadas no artesanato e no turismo.

Agreste – O que é 

O Agreste é uma região entre a Zona da Mata e o Sertão, situada na região Nordeste do Brasil.
Ela é semiárida que predomina o bioma da Caatinga. Algumas partes possuem pedaços úmidos, facilitando o desenvolvimento de produções da agricultura.

A região Nordeste tem a divisão de quatro sub-regiões, as quais são:

Meio Norte – possui duas capitais nordestinas: São Luís – Maranhão e Teresina – Piauí
Sertão – se estende pelos estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Agreste – única sub-região que não possui nenhuma capital.
Zona da Mata possui seis capitais nordestinas: Salvador – Bahia, Aracaju – Sergipe, Maceió – Alagoas, Recife – Pernambuco, João Pessoa – Paraíba e Natal – Rio Grande do Norte.

Fonte: Lucas Moreira Furlan/www.bionetonline.org

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.