África Subsaariana

PUBLICIDADE

África Subsaariana – O que é

A África é um gigantesco continente banhado pelo oceano Atlântico e o Pacífico, mas também possui limites no mar Mediterrâneo e no mar Vermelho. Além disso, é considerado o segundo maior continente do mundo, perdendo em extensão territorial apenas para a Ásia.

No entanto, o número de países nesse continente é maior que outros (50 países), estima-se que seja falado mais de 800 idiomas por diferentes grupos humanos, que configuram uma variedade rica de culturas expressas na religião e na relação que possuem com o espaço. Neste imenso território encontra-se o maior deserto do mundo, conhecido como Saara e o rio mais longo, o Nilo. O continente ainda é considerado o berço da humanidade.

África Subsaariana ou África Negra são termos pouco usados pelos estudiosos para definir os países cuja população majoritária é negra, situada principalmente a partir do sul do deserto do Saara. Ele foi cunhado para fazer oposição a “África branca”, situada ao norte, onde os países possuem relações mais estreitas com a Europa. Hoje em dia ouso do termo é considerado errôneo e pejorativo, pois indica, sobretudo, a ideia de superioridade dos brancos sobre os negros, que possui uma conotação histórica e cultural, principalmente dos europeus.

África Subsaariana

Mas como nos mostra os fatos históricos, os povos africanos dessa região foram e infelizmente ainda são massacrados e explorados por aqueles ditos superiores, homens brancos e de origem europeia. Essa relação hierárquica começa a se sobressair no início do século XV com o colonialismo, passando pelo século XIX com o neocolonialismo ou imperialismo e expande-se atualmente em formas de governos autoritários e ditatoriais, que impedem que injustiças históricas sejam corrigidas.

É considerada a região mais pobre do planeta, muitos povos não possuem acesso a água potável, escolaridade e saúde, a mortalidade infantil e o HIV/Aids são grandes problemas que afetam diretamente milhares de pessoas.

Os países que fazem parte da África Subsaariana são: Congo, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djbouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Cote d’Ivoire, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Cabe-se lembrar que muitos desses países são ricos em matérias primas (minerais, florestais e hídricos), que são explorados por empresas internacionais em detrimento de aproximadamente 500 milhões de pessoas.

África Subsaariana – Conceito

A África Subsaariana é, geográfica e etnoculturalmente, a área do continente africano que fica ao sul do Saara. De acordo com as Nações Unidas , é composto por todos os países e territórios africanos que estão total ou parcialmente ao sul do Saara.  Enquanto o geocheme das Nações Unidas para a África exclui o Sudão de sua definição de África Subsaariana, a definição da União Africana inclui o Sudão, mas exclui a Mauritânia.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.