PUBLICIDADE
Gorjala – Lenda
O Gorjala é um gigante negro, com bocarra escancarada e faminta.
Só tem um olho.
Caça homens, metendo-os em baixo dos braços e comendo-os a dentadas.
Habita as serras e penhascos do Ceará.
Gorjala é um gigante caolho que vive em torno de penhascos. É conhecido por sua força e por trazer suas vítimas vivas sob seus braços. Ele gosta de sua comida ainda respirando
Gorjala – Folclore Brasileiro
O Gorjala é um gigante de pele escura que vaga pelas terras áridas do nordeste do Brasil. Embora as representações da criatura variem, ele geralmente é descrito como tendo um olho singular, muito parecido com os ciclopes gregos.
O Gorjala come pessoas (também como seus primos gregos), caçando indígenas e viajantes que se afastam demais de seu caminho.
Gorjala
Essas criaturas geralmente habitam falésias e áreas montanhosas, e diz-se que um Gorjala prefere comer alimentos ainda vivos.
Algumas representações na internet também mostram a criatura com a boca localizada no peito, embora eu não saiba se isso é preciso para o mito original.
Gorjala – Gigantes
Versão brasileira para os gigantes europeus, o Gorjala é um colosso com pele negra como carvão e apenas um olho vermelho, que supostamente protege as regiões selvagens de montanhas e falésias do Norte e Nordeste do Brasil, fazendo o chão tremer com seus passos poderosos.
Mesmo sendo um guardião da natureza, o Gorjala tem toques de sadismo, tirando os caçadores de seus domínios e pegando-os debaixo da axila, enquanto arranca pedaços deles para devorá-los pedaço por pedaço, com os gritos dos caçadores sendo como um doce melodia para ele.
O próprio nome dessa criatura denota a importação do mito europeu para o Brasil – “gorjal” é a peça da armadura dos cavaleiros que protege o pescoço, referência à boca sempre aberta do monstro, cobrindo seu pescoço.
Fonte: ifolclore.vilabol.uol.com.br/bestiarium.tumblr.com/thecreaturecodex.tumblr.com
Redes Sociais