Microscópio binocular

PUBLICIDADE

Definição

Um microscópio com duas oculares, uma para cada olho, para que o objeto possa ser visto com os dois olhos.

Microscópio óptico

Um microscópio binocular é qualquer microscópio óptico com duas oculares para facilitar significativamente a visualização e reduzir a fadiga ocular.

A maioria dos microscópios vendidos hoje são binoculares, embora a interação entre as duas lentes possa diferir dependendo do tipo de microscópio.

Por exemplo, um microscópio composto consiste em um único caminho óptico através do qual uma imagem 2D é vista, um microscópio estéreo possui dois caminhos ópticos que exibem uma imagem separada para os olhos esquerdo e direito e os sobrepõem para criar uma única imagem 2D ou 3D, e um microscópio de comparação mostra imagens diferentes para cada olho, permitindo a comparação entre duas amostras.

Outras diferenças a serem consideradas na compra de um microscópio binocular incluem a fonte de luz usada, a ampliação máxima e mínima disponível e a disponibilidade de um método para salvar imagens.

O que é

Um microscópio binocular é simplesmente um microscópio que usa duas oculares em vez da tradicional usada em muitos outros tipos de microscópios.

Essa visão binocular oferece várias vantagens e os custos são comparáveis a um único instrumento de ocular.

A popularidade do microscópio binocular cresceu ao longo dos anos e atualmente representa a grande maioria das unidades vendidas.

O termo binóculo vem de duas palavras diferentes, com bi significando dois e ocular relacionado à visão. Juntas, essas duas palavras se aplicam muito bem a um microscópio com duas oculares.

Devido ao fato de a tecnologia entre um microscópio monocular e um microscópio binocular ser quase idêntica, a única diferença no custo entre os dois é simplesmente o custo de materiais adicionais.

Embora alguns afirmem que o microscópio binocular oferece uma melhor sensação de percepção de profundidade, esse pode não ser o caso.

Em vez disso, alguns tipos de microscópios podem ter o objetivo de tornar uma imagem tridimensional ou podem se concentrar em aumentar a resolução.

Essa é a diferença entre um microscópio estéreo, que produz as imagens 3D, e um microscópio composto.

No entanto, enquanto um microscópio composto tem a possibilidade de vir com apenas uma ocular, um microscópio estéreo deve ser binocular.

Existem três tipos principais básicos de microscópios: o aluno, a bancada e o microscópio de pesquisa. Qualquer um destes pode ser, e provavelmente será, um microscópio binocular.

O mais barato deles é o microscópio do aluno, que recebeu esse nome porque é mais comum na sala de aula. O preço é a principal razão para isso.

No entanto, o microscópio também pode executar a maioria das funções que um aluno precisará, tornando desnecessários microscópios mais caros na maioria dos casos.

Um microscópio binocular também pode ser um microscópio de pesquisa. Esse tipo de microscópio é o mais avançado que a maioria das pessoas já viu, e muito menos o usa.

Esses microscópios podem pesar aproximadamente 60 kg e podem ser bastante grandes. O peso é absorvido pelas complexas séries de lentes e outros dispositivos oculares, além dos eletrônicos incluídos no microscópio.

O que é um microscópio composto?

Um microscópio composto é um microscópio equipado com duas ou mais lentes convexas.

A alta ampliação produzida por essas lentes permite um estudo detalhado de microrganismos, células e tecidos.

Portanto, esses tipos de microscópios são amplamente utilizados em pesquisas científicas e médicas.

Zacharias Janssen, um fabricante holandês de óculos, inventou o microscópio composto em 1590.

Galileu lançou sua versão em 1610.

Vários outros cientistas e inventores mais tarde ajudaram a refinar seu design e capacidade de trabalho.

O design básico de um microscópio óptico composto consiste em lentes convexas montadas em cada extremidade de um tubo oco. Este tubo é montado em um porta-objetos rotativo ajustável.

Há um estágio ajustável sob o porta-nariz; lâminas de amostra são colocadas ou montadas neste palco para observação através das lentes.

O palco possui uma janela ou um buraco através do qual uma fonte de luz pode iluminar o espécime sob observação.

A fonte de luz pode ser um espelho refletindo a luz natural ou uma lâmpada na base. O feixe de iluminação passa pela janela do palco e pela amostra. A luz ilumina a área ao redor da amostra, fazendo com que ela se destaque.

O nível de contraste é controlado pelo controle da quantidade de iluminação. Um efeito mais brilhante ou mais escuro é alcançado ao abrir ou fechar um diafragma de íris sob o palco ou ao ajustar a altura da lâmpada.

As lentes superiores do microscópio composto, as mais próximas do olho do observador, são as lentes oculares ou a ocular.

Os microscópios monoculares têm uma ocular e os binoculares uma ocular dupla.

As versões trinoculares possuem uma ocular dupla e um arranjo de montagem de câmera.

As lentes objetivas são as lentes inferiores mais próximas do objeto que está sendo visualizado.

Pode haver três ou quatro diferentes localizados na parte do nariz rotativa de um microscópio composto.

O porta-nariz é girado para selecionar as lentes objetivas que oferecem a ampliação mais adequada para uma amostra em particular.

As quatro lentes objetivas são a objetiva de escaneamento, a objetiva de baixa potência, a objetiva de alta secagem e a objetiva de imersão em óleo. Eles têm ampliações de 4X, 10X, 40X e 100X, respectivamente.

As lentes oculares geralmente têm uma ampliação de 10X.

Para obter o fator de ampliação total, a ampliação da ocular é multiplicada pela ampliação objetiva. Portanto, com lentes oculares 10X e lentes objetivas 100X, é alcançada uma ampliação de 1000X.

Isso significa que um objeto visualizado é ampliado 1000 vezes seu tamanho real. Ampliações mais altas também são possíveis.

Quando um objeto está em foco, as lentes objetivas formam uma imagem real e invertida do objeto em um ponto dentro do foco principal das lentes oculares.

As lentes oculares então tratam essa imagem invertida como objeto e produzem uma imagem vertical da mesma. Esta imagem é a ampliada vista pelo observador.

Microscópio binocular são comumente apresentados em laboratórios

Microscópio composto consiste em duas ou mais lentes convexas

Fonte: www.labcompare.com/www.sonlight.com/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.amazon.co.uk/microscope-microscope.org

 

 

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.