PUBLICIDADE
O que é Impulso?
Na linguagem cotidiana, um impulso é algo que você tem – “Acabei comprar uma blusa por impulso”. Na física, um impulso é outra coisa. Um impulso é algo que você aplica a um objeto, como na analogia dada antes.
Quando você aplica uma força a um objeto, também exerce um impulso sobre ele. Quando algo exerce uma força sobre você, também exerce um impulso sobre você. Forças e impulsos sempre andam juntos.
Mais força significa mais impulso – de fato, o impulso é diretamente proporcional à força aplicada. Dobrar a força, duplicar o impulso – triplicar a força, triplicar o impulso, e assim por diante.
Impulso, no entanto, não é o mesmo que força. O impulso também depende de quanto tempo a força é aplicada. Mais tempo, mais impulso. O impulso também é diretamente proporcional ao tempo durante o qual a força é aplicada – o dobro do tempo significa o dobro do impulso, três vezes o tempo significa três vezes o impulso.
Assim, o impulso exercido sobre um objeto depende diretamente do quanto de força é aplicada e por quanto tempo a força é aplicada. O impulso é o produto da força e do tempo. Impulso é uma grandeza vetorial. Tem a mesma direção que a força aplicada.
O fato de que o impulso depende tanto da força quanto do tempo significa que há mais de uma maneira de aplicar um grande impulso a um objeto – você pode aplicar uma força muito grande por um tempo “razoável” ou aplicar uma força “regular” por um tempo, muito tempo (ou ambos!).
Calculando Impulso:
Onde:
F = força aplicada;
Δt = variação do tempo;
Calcular o impulso exercido sobre um objeto por alguma força é geralmente muito fácil e descomplicado – o impulso é sempre o produto da força e do tempo em que a força é aplicada. Como é sempre o produto de uma força e de um tempo, o impulso tem unidades como “segundos de Newton”.
Por Portal São Francisco
Redes Sociais