PUBLICIDADE
O que é um galvanômetro?
Com a descoberta da corrente elétrica, eletromagnetismo e os seus efeitos, surgiu a necessidade de aparelhos que realizassem a medida dessas grandezas. Um dos aparelhos que surgiu foi o galvanômetro.
O galvanômetro possui uma estrutura simples: um eixo giratório, e junto a ele, um eletroímã. Nesse eixos é fixado um ponteiro, e um ímã permanente é preso próximo ao eletroímã.
Funcionamento
Uma corrente elétrica é passada no fio do eletroímã, e um outro campo magnético, além do existente no ímã permanente, é criado fazendo com que dois campos magnéticos fiquem superpostos.
A força magnética existente terá uma interação entre ímã permanente e eletroímã. Como o ponteiro está fixado ao eletroímã, a força magnética movimentará o ponteiro.
A intensidade da força depende da corrente elétrica, então quanto maior for a corrente, maior será a força magnética.
Quando o ponteiro gira, o eletroímã comprime uma mola, e quando as forças elástica e magnética se equilibram, o ponteiro está estabilizado.
O galvanômetro é um aparelho bastante sensível, mas sua precisão vai depender dos materiais com que foi fabricado.
A estrutura do galvanômetro é encontrada em medidores elétricos que possuem ponteiros, como: medidores de tensão, indicadores de temperatura, nível sonoro, etc.
Augusto Abreu
Redes Sociais