PUBLICIDADE
Quando estudamos cinemática escalar ficamos ligados a ideia de movimento e posição. São coisas que acontecem diariamente em nosso cotidiano, mas que na maioria das vezes passa despercebido. É muito importante saber a diferença entre deslocamento e distância percorrida.
Definição de Deslocamento e Distância Percorrida
Deslocamento: O deslocamento é a medida feita, em linha reta, entre o ponto de partida e o ponto de chegada de um móvel. Independe da trajetória percorrida. No deslocamento o que importa é apenas a posição inicial e a posição final.
O deslocamento é uma grandeza vetorial, e é representado por um vetor, ou seja, tem origem no ponto de partida e a extremidade é o seu ponto de chegada.
Podemos dizer que: Deslocamento = Chegada – Partida
Análogo a:
Distância Percorrida: A distância percorrida, como o próprio nome diz, é a medida de toda a trajetória percorrida por um móvel. Ou seja, quando maior for a trajetória, maior será a distância percorrida. A distância é uma grandeza escalar, portanto o seu valor tem que ser maior ou igual a zero.
Nos problemas de física que envolvem os conceitos de deslocamento e distância percorrida é muito comum haver confusão entre eles. Mas é fácil de saber a diferença!
Lembre-se sempre que o deslocamento é a linha reta, logo a distância percorrida será uma curva, por exemplo.
Exemplo
Um carro se desloca do ponto A para o ponto B, sabendo que o ponto A é igual a 0 km e o ponto B é igual a 100 km. Qual é o seu deslocamento?
Sabemos que o Deslocamento = Espaço Final – Espaço Inicial. Então:
100 km – 0 km = 100 km.
O deslocamento do carro foi de 100 km.
Do mesmo modo, o carro poderia ter partido do km 20. A ideia para calcular seria a mesma:
100 km – 20 km = 80 km.
Por Augusto Abreu
Redes Sociais