O que é
PUBLICIDADE
Vivemos numa era tecnológica onde quase tudo que fazemos necessita de energia elétrica. Os celulares, computadores e televisores são alimentados por energia elétrica. A importância da energia elétrica foi verificada através de um experimento em laboratório, onde se descobriu a Corrente Elétrica.
A Corrente Elétrica (i) é o movimento ou fluxo ordenado de cargas elétricas.
Nem todas as cargas que estão em movimento produzem uma corrente elétrica, pois é necessário que haja um fluxo líquido de cargas entre os pontos.
Por exemplo, a água que passa por uma mangueira é um movimento de prótons da molécula de água. Porém isso não gera uma corrente elétrica, pois existe também um fluxo de elétrons da molécula de água, que se compensam com os prótons, por isso o movimento de cargas de uma mangueira não gera corrente elétrica (é zero).
Para que haja uma corrente elétrica, existem duas condições:
1) Precisa existir uma ligação entre dois pontos para que as cargas transitem;
2) Precisa existir uma diferença de potencial (ddp) entre esses dois pontos;
Sentido da Corrente Elétrica
Sabemos que a corrente elétrica é formada pelo fluxo líquido de cargas, e o seu deslocamento é de onde há o menor potencial para onde há o maior potencial, ou seja, a corrente elétrica possui o sentido contrário ao campo elétrico. Porém, por convenção, dizemos que a corrente possui o mesmo sentido do campo elétrico.
Intensidade da Corrente Elétrica
Para calcularmos a intensidade de uma corrente elétrica (i) utilizamos a seguinte equação:
Onde:
Δq = quantidade de cargas elétricas (em Coulomb);
Δt = variação do tempo;
A unidade de corrente elétrica no SI é em ampère (A).
Existem três tipos de corrente elétrica: Mista, Eletrônica e Iônica.
Corrente Mista: É a que ocorre no interior de lâmpadas fluorescentes, ou seja, é composta pelo fluxo de íons e elétrons livres.
Corrente Eletrônica: É a que ocorre numa lâmpada com filamento de tungstênio, ou seja, há o fluxo de elétrons livres.
Corrente Iônica: Ocorre em soluções eletrolíticas, como o próprio nome diz, é composta pelo fluxo de íons positivos e negativos.
Por Augusto Abreu
Redes Sociais