PUBLICIDADE
Nomeado por Peter Higgs, um físico da Universidade de Edimburgo, o bóson de Higgs é crucial para entender a origem da massa.
Pouco depois do big bang, pensa-se que muitas partículas não tinham massa, mas tornaram-se pesadas mais tarde graças ao campo de Higgs. Quaisquer partículas que interagem com este campo recebem massa. O bóson de Higgs é a partícula de assinatura do campo.
O que é exatamente o campo de Higgs?
Um campo de energia teórico e invisível que se estende por todo o universo. Ele se agarra a partículas fundamentais onde quer que estejam, arrastando-as e tornando-as pesadas. Algumas partículas acham o campo mais “pegajoso” do que outros. Partículas de luz – fótons – são inconscientes. Outras partículas têm que percorrê-lo como um elefante em alcatrão. Então, em teoria, as partículas não podem pesar nada, mas logo que o campo se ligou pouco depois do big bang, eles conseguiram sua massa.
Por que “partícula de Deus”?
Seu apelido teísta foi cunhado pelo físico premiado Nobel Leon Lederman, mas o próprio Higgs não é fã do rótulo, pois diz não ser cristão e esse rótulo pode ofender algumas pessoas.
O que seria de encontrar o bóson de Higgs para a física?
Isso reivindicaria o chamado Modelo Padrão de Física que prevê que o universo seja feito de 12 blocos de construção básicos chamados partículas fundamentais e governados por quatro forças fundamentais. A existência do bóson de Higgs é prevista pelo Modelo Padrão, mas ainda não foi encontrada por experimentos. Mesmo que o Higgs seja descoberto, o Modelo Padrão não explica tudo.
A coleta de dados
Os dados provêm de protótipos de próton juntos em energia muito alta no Large Hadron Collider (LHC) no laboratório europeu de partículas CERN. As colisões recriam condições que não existiram no universo desde o big bang. Após cada impacto, detectores gigantes exploram os destroços subatômicos procurando evidências de novas físicas.
Vídeo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul explicando mais sobre o Bóson de Higgs:
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais