PUBLICIDADE
O que é demagogia?
O dicionário Aurélio descreve como um dos possíveis significados para o termo demagogia: “Conjunto de processos políticos hábeis tendentes a captar e utilizar, com objetivos menos lícitos, a excitação e as paixões populares”.
Embora aparentemente nebulosa a definição, dada pelo dicionário, o termo é bastante comum ao nosso cotidiano; utilizado largamente no plano político para designar ações de diferentes representantes do povo que, com objetivos pouco lícitos, arquitetam discursos visando manipular a consciência popular a aderir a suas propostas.
O Bem-Amado de Dias Gomes
Na literatura brasileira um grande exemplo de demagogo pode ser encontrado na farsasócio-políticaO Bem-Amadode Dias Gomes. Nela, o leitor tem conhecimento das estratégias adotadas pelohomem público,corrupto e demagogo político, Odorico Paraguaçu, candidato à Prefeito de Sucupira, que à semelhança dos corruptos políticos brasileiros não hesita esforços para se eleger ainda que isso custe enganar seu eleitorado com promessas inatingíveis e desnecessárias para a realidade sócio-política local ou fazer uso de meios ilícitos para atingir e manter o apoio popular.Caso tenha interesse na obra sugerimos a sua leitura, que inclusive,recorrentemente, é cobrada no exame Enem e em diversos vestibulares do país.
Características dos Demagogos:
Os demagogos embora possam ser diversos haja vista às multiplicidades de possíveis circunstâncias de sua prática demagógica, é comum que esses apresentem as seguintes características:
– Pessoas públicas com grande aceitação popular;
– Flexibilidade moral e ética para ajustá-las aos seus interesses, normalmente políticos;
– Valem-se de argumentos apelativos, emocionais e falaciosos visando estrito convencimento do seu público-alvo;
– Mostram-se conservadores ou progressistas a depender da necessidade momentânea, sem posicionamentos claros e coerentes em sua prática, a menos que tais posicionamentos sejam essenciais para a conquista de seu objetivo.
Demagogia: degeneração da Democracia
O filósofo grego Aristóteles apontou a demagogia como sendo uma degeneração da democracia. Em que alguém, com certo apoio popular, consegue manipular a consciência das massas e redirecionar os desejos e vontades coletivas para a concretização dos interesses pessoais do demagogo. Nesse sentido, o demagogo aproveita das vantagens do regime democrático, mas desvirtua suas finalidades de modo a adequá-las aos seus objetivos, tal qual faz o personagem Odorico Paraguaçude O Bem-Amado.
Fábio Guimarães de Castro
Referências Bibliográficas
GOMES, Dias. O Bem-Amado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
Redes Sociais