Mergulho em Bonito

PUBLICIDADE

Longe do mar, no interior do país esconde-se um dos recantos mais amados dos brasileiros que procuram sossego, ecoturismo e mergulho.

Bonito, no interior do Mato Grosso do Sul tem mergulho para quem gosta de snorkeling, para quem gosta de autônomo em água doce e para quem gosta de caverna (é verdade que as cavernas ainda não estão liberadas, mas a situação deve mudar em breve).

Tudo em águas cristalinas, cercadas de natureza por todos os lados. Um descanso para a alma.

Mergulho em Bonito

Melhores Pontos

Snorkeling: Aquário Natural Baía Bonita; Rio Sucuri; Recanto Ecológico do Rio da Prata, Cachoeira do Rio de Peixe; Bonito Aventura; Nascente do Rio Formoso; e Barra do Rio Sucuri.

Mergulho em Bonito

Mergulho autônomo no Rio Formoso; Cachoeira do Hormínio, em um lago formado depois de uma cachoeira de 3 metros, com águas calmas e profundidade de 12 metros; Balneário, um lago que chega a 8 metros de profundidade e Dona Benta com profundidade variando entre 8 a10 metros.

Melhor Época

O ano todo.

Conheça os principais pontos de Mergulho em Bonito

Mergulho em Bonito
Bonito – Mato Grosso do Sul

Das belezas naturais de Bonito e região, as águas cristalinas é um motivo que chama a atenção de quem deseja visitar o destino de ecoturismo.

Aos mergulhadores certificados e aos que desejam mergulhar pela primeira vez, o mergulho com cilindro é uma ótima opção de atividade.

Confira informações sobre os principais pontos de mergulho da região:

Recanto Ecológico Rio da Prata – Jardim (MS)

O visitante realiza o mergulho acompanhado por um mergulhador profissional experiente em um mundo de águas cristalinas, repleto de variadas espécies de peixes e vasta vegetação. O mergulho no Rio da Prata ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 30 e 40 minutos, em média e não há necessidade do visitante ter credencial de mergulho. Localizado a 51 km de Bonito.

Lagoa Misteriosa – Jardim (MS)

A Lagoa Misteriosa é reconhecida pelas suas águas azuis cristalinas que impressionam por conta da incrível transparência e profundidade.

No atrativo turístico é possível realizar Mergulho com Cilindro em quatro categorias, são elas: Batismo – Profundidade máxima de 8 metros (para os que não possuem curso de mergulho); Autônomo Básico – Profundidade máxima de 18 metros (para quem tem certificação Open Water Scuba Diver), Autônomo Avançado – Profundidade máxima de 25 metros (para quem tem certificação Advanced Open Water Scuba Diver) e Mergulho Técnico para mergulhadores que possuem credencial Cave Diver e Normoxic Trimix Diver para profundidade de 60 metros. Para quem quiser conhecer a Lagoa de uma ou tra forma poderá realizar a atividade de flutuação. Localizada a 36 km de Jardim e 51 km de Bonito.

Abismo Anhumas – Bonito (MS)

Para chegar ao fundo da caverna é preciso enfrentar um rapel de 72 metros, equivalente a um prédio de 30 andares. A enorme caverna possui formações rochosas magníficas e um belíssimo lago de águas cristalinas, que podem ser explorados por flutuação ou mergulho com cilindro (mediante apresentação de credencial), alcançando profundidade de até 18 metros. Localizado a 23 km de Bonito.

Fonte: www.portalsubmarino.com/www.portalbonito.com.br

Mergulho em Bonito

Os inúmeros córregos, nascentes, grutas e cavernas inundadas de água cristalina fizeram com que os fazendeiros descobrissem que a natureza exuberante da cidade é mais lucrativa que os pastos, transformando Bonito num dos mais promissores pontos turísticos do Brasil.

Desde que virou um dos lugares mais procurados por turistas no país, a pacata cidade de Bonito perdeu a tranqüilidade, mas não a qualidade de vida.

É que ali existe um sistema de manejo turístico que visa, antes de mais nada, preservar o meio ambiente.

A invasão de botes infláveis, equipamentos de mergulho e ônibus de excursão é limitada.

Um dos motivos é que, com exceção da Gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, todas as outras atrações ficam em áreas particulares, onde os visitantes só entram em grupos limitados e acompanhados por guias turísticos credenciados.

A formação calcária da Serra da Bodoquena é responsável pelas inúmeras cavernas e transparência da água. Algumas foram inundadas devido ao lento afundamento da serra, fazendo com que seus espeleotemas ficassem submersos sob o lençol freático, como é o caso da Grutas do Mimoso, do lago Azul e do Abismo Anhumas. Outras foram escavadas na rocha por rios subterrâneos que afloram na superfície.

Para os mergulhadores, os principais atrativos são as nascentes e os rios de água cristalina que proporcionam mais de 50 metros de visibilidade e uma exuberante vida subaquática. As cavernas submersas e ressurgências de rios são reservadas para mergulhadores credenciados e fazem da cidade o principal centro de espeleomergulho do país.

Abismo de Anhumas

A 72 metros abaixo da superfície da terra está um lago subterrâneo com belíssimos cones e espeleotemas. A descida é feita em rapel. A parte mais bonita fica entre os 15 e 25 metros do lago, onde existe um labirinto formado por cones gigantescos. Fora d´água as cortinas e estalactites são iluminadas por uma clarabóia no teto. É, sem dúvida, um dos mergulhos mais radicais da região, além de exigir preparo físico e técnicas de espeleologia. O retorno à superfície leva cerca de 45 minutos.

Nascente do Rio Formoso

O principal município de Bonito nasce em duas ressurgências muito próximas. A principal é a mais ampla, com maior volume de água. O conduto principal desce suavemente e se estreita à medida que a profundidade aumenta. Está interligada com a segunda nascente, mas é necessária muita experiência para se tentar esta passagem, que ocorre a mais de 60 metros de profundidade. A outra ressurgência tem, na entrada, uma forte corrente em direção à saída.

Rio Sucuri

O rio possui uma visibilidade espetacular com vegetação aquática exuberante. Piraputangas e dourados fazem parte da paisagem, assim como cascudos, mato-grosso e pequenos crustáceos. A descida leva 45 minutos e a beleza do local é estonteante, tanto dentro quanto fora d´água. O mergulho na nascente do rio Sucuri é proibido devido à sua baixa profundidade, mas, mesmo assim, o lugar não deve deixar de ser visitado, pois é uma das paisagens mais bonitas da cidade.

Lagoa Misteriosa

Um dolina que forma uma lagoa de águas cristalinas. A 17 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade. A beleza fica por conta da transparência da água, onde é possível observar aos 30 metros as árvores que cerca a lagoa. O acesso é através de uma trilha com forte inclinação, de aproximadamente 70 metros até chegar ao ponto de mergulho.

Buraco das Abelhas

Uma ressurgência que forma uma caverna com pouco mais de três metros de diâmetro e que não possui espeleotemas. Logo após a entrada, o conduto vira à direita, onde não existe mais luz natural. Aos 18 metros, abre-se uma fenda que cai verticalmente para os 42 metros de profundidade. Ideal para treinamento de mergulho em caverna. Mas o futuro desses mergulhos ali é incerto, uma vez que a fazenda foi vendida e os novos proprietários não decidiram se darão ou não permissão para a entrada em suas terras.

Olho D´água e Rio da Prata

Diversas nascentes formam uma grande lagoa de águas cristalinas que servem de habitat para as piraputangas, grandes dourados, pintados e corimbás. O visual é impressionante devido à transparência da água. Dali parte um córrego em direção ao Rio da Prata, onde a descida exige cuidados. É necessário passar por cima de troncos e uma cachoeira força a saída da água para continuar o mergulho mais abaixo, numa nascente enorme no meio do rio. A descida leva mais de uma hora e é recomendável só para os mais experientes.

Aquário Natural

Conhecida como Baía Bonita, esta nascente é a mais rica em plantas aquáticas e cercada por uma densa vegetação. Dentro d´água, o espetáculo fica por conta dos cardumes de piraputangas, corimbas e alguns dourados. A transparência da água que brota em diversas nascentes no fundo da baía atingem mais de 50 metros, formando um córrego de 800 metros que deságua no rio Formoso. O mergulho termina numa trilha no meio da mata ciliar, que passa por algumas cachoeiras.

Gruta do Mimoso

A mais visitada e também a mais bela caverna submersa da região, é ideal para iniciantes. O mergulho começa num lago subterrâneo no interior da gruta, iluminado pelo sol. No lago já é possível encontrar cortinas de estalactites, que avançam dentro d´água, e pequenos lambaris, que vivem entre as rochas. Seguido o cabo-guia, chega-se a um grande túnel com teto recoberto por milhares de pequenas estalactites. Em outro salão, que se abre à esquerda, estão mais de 20 cones, que chegam a dez metros de altura.

Gruta Ceita Corê

Com águas cristalinas o ano inteiro, esta gruta também é uma ressurgência que apresenta uma restrição logo na entrada, exigindo um certo esforço do mergulhador para passar. A partir dos nove metros de profundidade, encontra-se uma segunda restrição, ainda mais justa, que termina numa fenda, que atinge 82 metros de profundidade. É um mergulho restrito aos mergulhadores certificados em “Full Cave”.

Como chegar

Bonito fica a 248km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e existem diversas agências de turismo que organizam visitas ao lugar.

Mergulho em Bonito
Bonito – Mato Grosso do Sul

Fonte: www.webventure.com.br

Veja também

Romário

Romário

Romário, Jogador, Brasileiro, Futebol, Carreira, Clubes, Baixinho, Político, Gols, Títulos, Passagens, Vida, Biografia, Romário

Rivellino

Rivellino

Rivellino, Roberto, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Seleção Brasileira, Gols, Faltas, Cobrador de Faltas, Corinthians, Vida, Carreira, Rivellino

Didi

Didi, Jogador, Futebol, Seleção Brasileira, Carreira, Clubes, Treinador, Copa do Mundo, Títulos, Waldyr Pereira, Didi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.