Origens suíças
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Luge é a palavra francesa para “trenó” e, como bobsleigh, foi desenvolvido como um esporte na Suíça.
Suas raízes remontam ao século 16, mas foi a 300 anos mais tarde que as primeiras pistas de luge foram construídos por proprietários suíços do hotel para atender os turistas em busca de emoção.
A primeira pista de corrida internacional foi realizada em Davos, em 1883, com os concorrentes que competem ao longo de uma estrada de gelo 4 km entre Davos e da aldeia de Klosters.
Luge é um dos mais antigos esportes de inverno.
Trata-se de concorrentes deitados de costas em uma pequena trenó com seus pés esticados para fora na frente deles, e correndo por uma pista de gelo a velocidades na faixa de 140 km / h sem freios.
Luge
História
O luge é semelhante ao bobsled, mas em vez de um trenó com quatro lâminas de gelo, os atletas utilizam um trenó com formato semelhante a um carrinho de rolimã, em que o atleta vai deitado em cima da ‘prancha’.
Eles têm de percorrer um circuito de gelo, que terá 17 curvas e pouco mais de 1,3 mil metros em Salt Lake City.
Nas provas individuais, os atletas disputam quatro baterias, sendo duas em cada dia. No final, o competidor que tiver o menor tempo nas quatro descidas conquista o ouro. Nas duplas, a prova não tem obrigatoriedade de os atletas serem do mesmo sexo, mas, normalmente, a competição é feita por duplas masculinas.
História: O luge está na programação olímpica desde Innsbruck/1964, quando as três provas (masculino, feminino e duplas) foram incluídas. Apenas em 1992, foi permitida a formação de duplas mistas, mas até hoje, apenas parcerias masculinas disputaram esta prova.
Quatro países dominam a modalidade. Itália, Áustria, Alemanha e a antiga União Soviética conquistaram 88 das 90 medalhas distribuídas em todas as edições do luge. No masculino, o domínio vem sendo dos alemães, que ganharam nos últimos quatro Jogos Olímpicos.
Competição
A primeira competição de luge ocorreu em 1883, na cidade de Davos, na Suíça. Entretanto, apenas em 1964, em Innsbruck, na Áustria, é que a modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno.
No luge, os competidores largam sentados sobre o trenó, impulsionando-o com os braços. Para isso, os atletas usam luvas especiais com agulhas para ajudar no atrito com o gelo.
Depois, o competidor deita no trenó e passa a guiá-lo com a combinação dos movimentos das pernas e do tronco. Dependendo da pista uma descida dura entre 50 e 60 segundos e a velocidade pode chegar a 135 km/h.
O luge é disputado em provas individuais, para homens e mulheres, e duplas masculinas.
Luge é a palavra em francês para “trenó”.
No luge, os esportistas atingem uma velocidade que pode até ultrapassar 140 km/h. Sobre o trenó, os competidores ficam deitados e com o corpo esticado. Os homens e as mulheres competem na mesma pista, com as mulheres começando a prova mais abaixo.
O Luge chegou à Olimpíada em 1964 na cidade de Innsbruck, na Áustria. Os atletas alemães são considerados os melhores do luge, com 65 medalhas somadas em 36 provas.
A competição de luge nas Olimpíadas tem três divisões: individual masculino, individual feminino e duplas (masculinas, femininas e mistas). Como o peso maior costuma ser uma vantagem no luge (veja a próxima seção), as duplas geralmente são formadas só por homens.
Corrida de Luge
A maioria das corridas internacionais fora das Olimpíadas permite duas descidas para cada competidor individual. Então, somam-se os tempos, e o vencedor é aquele com o menor tempo somado. Já nas Olimpíadas, a competição de luge individual consiste em quatro descidas (embora as duplas ainda realizem apenas duas descidas), e todas contam para o tempo final. Assim, as Olimpíadas tentam levar a consistência em consideração como um dos principais fatores de uma vitória.
Como cada pista de luge é única, não existem recordes mundiais ou olímpicos. O que existe são recordes de pista.
O luger italiano Armin Zoggeler é o detentor do recorde mundial da pista dos Jogos de Turim, em 2006: 1 minuto, 44 segundos e 586 milésimos em duas descidas, ou um tempo médio de 52,293 segundos por descida.
No início do percurso de luge, há dois cabos; um de cada lado da pista. O competidor segura esses cabos e balança o corpo para frente e para trás, criando impulso para começar. Para iniciar a corrida, o competidor se impulsiona na pista e imediatamente coloca suas mãos (com as luvas com cravos) contra a pista para tomar mais impulso durante os 3 primeiros metros, o que ajuda a ganhar um pouco de velocidade antes que se deite sobre o trenó.
Ao se aproximar do início da descida, o luger deita de costas no trenó, que é a posição que ele manterá. Nesta posição, com a cabeça erguida o suficiente apenas para ter uma idéia do que está acontecendo, o competidor manobra pelas inclinações, curvas e retas, com seu corpo rígido e relaxado ao mesmo tempo. E esse não é um estado fácil de atingir.
O corpo deve ficar rígido o bastante para maximizar a aceleração (qualquer tremor ou frouxidão aumentaria o atrito entre o trenó e a pista), mas relaxado o suficiente para absorver as forças intensas que agem sobre ele durante a descida. Como o ato de manobrar aumenta o atrito, o luger manobra o mínimo possível, pressionando os arcos somente quando necessário. Na maioria das vezes, o controle é uma questão de se tornar um único corpo juntamente com o trenó e deixar a gravidade agir.
Caso um competidor cruze a linha de chegada sem o trenó, a corrida é eliminada, significando desclassificação automática (lembre-se de que todos os tempos de descida contam para o resultado final). Contudo, o luger pode cruzar a linha de chegada carregando o trenó, o que fará a descida contar.
Cronometragem
O luge olímpico é cronometrado em milésimos de segundo (para se ter uma idéia, um piscar de olhos leva 12 milésimos de segundo).
A cronometragem do luge é feita usando sensores fotoelétricos na largada e na chegada. Esses sensores possuem uma dupla formada por transmissor/receptor de luz em cada extremidade da corrida. O transmissor fica em um lado da pista, enquanto o receptor fica do outro. Na largada, o luger dispara o alarme quando cruza a linha, pois bloqueia o raio de luz. Na chegada, ele pára o cronômetro da mesma maneira.
Luge de rua: Não é preciso gelo para praticar esse esporte. O luge de rua usa o asfalto como pista e uma plataforma com rodas de 2,5 m parecida com um skate no lugar do trenó.
Nos Jogos de Nagano, em 1998, a diferença de tempo entre o ouro e a prata na disputa feminina foi de dois milésimos de segundo, a menor margem da história do luge. Essa diferença minúscula entre o primeiro e o segundo lugares gerou muita polêmica, e engenheiros tiveram de ser chamados para calcular a margem de erro do sistema. O resultado desses cálculos indicou uma margem de erro de aproximadamente dois milésimos de segundo, o que acrescentou a alta tecnologia à definição da cronometragem.
Desde os Jogos de 1998, os sistemas de cronometragem do luge são calibrados antes de cada corrida com o uso de um satélite de GPS que possui um relógio atômico. A precisão dele vai até a casa dos 10-10 segundos (todo satélite GPS possui um relógio atômico integrado, consulte Como funcionam os receptores GPS). Basicamente, o processo de calibragem se trata de sincronizar os cronômetros da pista com o relógio atômico do satélite. Com um receptor GPS modificado integrado ao sistema de cronometragem, o satélite pode disparar o cronômetro de partida e o cronômetro de parada após um determinado intervalo de tempo. Caso o tempo anotado pelo satélite e o tempo anotado pelo sistema no solo conferirem em pelo menos o segundo milésimo de um segundo, o sistema de cronometragem está pronto para a corrida.
Realizar uma descida completa de luge é uma tarefa exaustiva e fisicamente exigente. Vamos dar uma olhada na física envolvida, da chegada à largada.
Luge
O trenó do luge é feito com fibra de carbono-kevlar e chassi de aço, com patins afiados na base. Não há freios ou timão. O piloto vai deitado de barriga para cima (diferente do skeleton, em que a posição é de bruços) e controla a direção com um comando na parte dianteira e com a inclinação de seu próprio corpo.
Há duas modalidades no luge: individual e dupla, tanto na categoria masculina como na feminina. Como vai sozinho, o atleta fica muito mais exposto do que no bobsled, que é disputado num trenó fechado e com quatro integrantes. No individual são realizadas duas descidas e feita a soma dos tempos. Vence quem tiver o total menor. Na competição por duplas são quatro descidas.
A velocidade máxima na descida, dependendo da pista, gira em torno de 120km/h a 140km/h. O peso máximo do trenó é de 23 kg (individual) e 27 kg (duplas).
O Equipamento
Bota de Luge – formato aerodinâmico para ganho de velocidade
Capacete de Luge – formato aerodinâmico para ganho de velocidade
Trenó de Luge
Velocidade máxima e Força G: 130 a 150 Km/h, atingindo 5 Gs
Peso máximo do trenó: 23 kg (individual) e 27 kg (duplas)
Fabricação: Feito com fibra carbono, madeira e aço
A Pista de Gelo
Comprimento: entre 1.400 m e 1.500 m
Curvas: entre 15 e 19 curvas
A Competição
Largada: Os atletas no Luge largam sentados impulsionando o trenó com as mãos no gelo e dando 3 remadas para ganho de velocidade. No Luge os atletas tem luvas especiais com agulhas para ajudar no atrito com o gelo na hora da largada.
Pilotagem: Depois da largada o(a) atleta deita no trenó numa posição aerodinâmica, guiando o trenó até a linha de chegada. Uma boa pilotagem requer bons reflexos e memorização do layout da pista. O atleta controla o trenó de Luge através de movimentos suaves entre as pernas, tronco e cabeça. Um erro de pilotagem pode causar uma capotagem e consequentemente a eliminação do atleta na competição. Para ganhar velocidade é muito importante que o(a) atleta esteja bem relaxado(a) no trenó.
Chegada: Ao cruzar a linha de chegada o atleta freia levantando a parte da frente do trenó e fazendo atrito com os pés no gelo.
Tempo: Dependendo da pista uma descida dura entre 50 e 60 segundos. Os trenós chegam a 150 km/h.
Pontuação e Ranking: Os primeiros 30 atletas ganham pontos conforme o ranking da Federação Internacional de Luge. A partir da 30a colocação cada atleta que terminar a competição conquista 1 ponto no ranking. No final da temporada o(a) atleta com o maior número de pontos acumulados no ranking, são declarados campeões mundiais.
A Pista de Gelo
Comprimento: entre 1.400 m e 1.500 m
Curvas: entre 15 e 19 curvas
Regras
Atletas descem uma pista de gelo deitados sob um trenó sem freio.
O competidor tem 30s (45s nas duplas) para largar depois do sinal verde e do sinal sonoro. Nas modalidades feminino e masculino, os atletas competem durante dois dias e descem quatro vezes a pista. Já nas duplas, a descida é feita duas vezes no mesmo dia. O atleta que fizer o menor tempo total é o vencedor.
Fonte: www.olympic.org/www.gazetaesportiva.net/lazer.hsw.com.br
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