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Fute-Tênis
História
O fute-tênis atrai pela inserção de dois esportes, que são paixões nacionais: o tênis e o futebol.
Idealizado pelo suzanense Oscar de Oliveira, o esporte une criatividade e precisão quando o assunto gira em torno da bola.
Oliveira desenvolveu o fute-tênis após uma grave contusão em seu joelho em 1983 aos 21 anos de idade. Impedido de praticar seu esporte o futebol, ao assistir as partidas de tênis pela televisão, criou uma nova modalidade esportiva e a batizou com o nome de fute-tênis.
Embora a prática deste esporte demonstre diferenças distintas, entre um e outro, o fute-tênis pode ser exercido por pessoas de ambos os sexos, não apresentando nenhuma restrição.
Oscar de Oliveira
Os requisitos básicos para a prática deste esporte, é ter um bom preparo físico, domínio e habilidade com a bola, uso constante de reflexo, ter criatividade nas jogadas e muita calma…
“Desporto de Criação” Nacional
Comparado ao futebol e ao tênis, o fute-tênis provoca uma exaustão maior nos membros inferiores (pernas), pelo fato de exigir de seu praticante um uso constante desses membros. Em um jogo individual, o jogador recebe a bola em torno de 10 a 12 vezes por minuto.
Logicamente o adversário executa no mesmo minuto a mesma quantidade de toques na bola .
Como o jogo tem a duração aproximadamente de 50 a 60 minutos, isto quer dizer que matematicamente um jogador chega a tocar na bola em torno de 600 vezes.
É a única modalidade esportiva a ter suas Regras de Invenção patenteada e sua marca registrada.
Em fevereiro de 2001, Oscar fundou o FEBRAFUT Federação Brasileira de Fute-Tênis na cidade em que nasceu, em busca de um maior reconhecimento e profissionalização do esporte.
Fute-Tênis – Jogador
O futetênis pode ser jogado individual ou em duplas.
É realizado em uma quadra de 14 x 8 metros, com uma rede no meio e duas traves, uma de cada lado. Ao invés de raquetes, os jogadores devem tocar a bola somente com os pés e o corpo, exceto as mãos. A bola utilizada é a mesma utilizada no futebol.
Cada jogador só pode dar um toque na bola em cada lado de sua quadra. O saque é também efetuado com os pés, com a bola estando parada no solo e o jogador tendo que chutar a mesma para o lado adversário. Em caso de erro de quem saca, o ponto é revertido para o adversário.
Neste esporte, também há a presença de pênaltis, quando algum dos jogadores coloca a mão na bola: o tiro livre direto é cobrado de um canto da quadra ao gol vazio do adversário.
A pontuação é semelhante a do tênis, pontuado por games e sets (melhor de três sets, e melhor de nove games). Não há goleiros e o gol vale trinta pontos.
Regras do Fute-Tênis
QUADRA POLIESPORTIVA
De trave a trave (gol a gol) sua medida é 18 metros de comprimento. Sua largura é 8 metros de antena a antena. Com Zona de Saque: 12 metros de comprimento por 6.80 metros de largura.
ESPAÇO FÍSICO DA QUADRA
a- Área de gol – 2 metros x 2.70 metros = 5.40 metros x 2 = 10.80 metros
b- Área de jogo (trave a trave) – 18 metros x 8 metros = 112 metros , com Total: 122.80 ms quadrados
c- piso: cimento, madeira, sintético, saibro e areia (apilada)
AS TRAVES (GOLS)
Formato cilíndrico. Duas polegadas e meia. Medidas: um metro de altura a partir do piso e medindo na parte de baixo do travessão sua largura de 2.70metros – interno. Com Peso mínimo 35 kgm e Material: ferro ou aço.
ANTENA
a – Na segunda tentativa da cobrança do saque se a bola tocar na “antena”, o jogador perde a posse de bola e será creditado ponto ao adversário.
b – Proibido o toque na “antena” durante o jogo ou durante a cobrança de saque
c – As antenas é fixada na rede central que divide o campo de jogo. E sua altura deve ser de três metros a partir do piso.
LINHAS DEMARCATÓRIAS
Sempre na medida de seis (6) centimetros / Nas cores branco ou vermelho.
2º – REGRA – BOLA DE FTEBOL DE CAMPO
Bola de couro ou material sintético peso 360 kgm a 390 kgm, semelhante ao futebol de campo.
3º – UNIFORME
É obrigatória a utilização de uniformes iguais em jogos por equipe e as camisas devem estar numeradas. Modelo: Em jogos oficiais, fica proibido camisa regata.
4º – ARBIRAGEM
a – Para a arbitragem do fute-tênis será necessário 1 árbitro de rede mais dois auxiliares.
b – Os auxiliares deverão visualizar as bolas laterais e de fundo; três toques por um jogador ou uso de braços mão será marcado falta técnica.
c – Necessário a utilização de quatro gandulas um em cada fundo de quadra e dois ao centro da rede.
FALTA TÉCNICA
O jogador receberá cartão amarelo, perde a posse de bola e credita pontos ao adversário.
Na segunda reclamação o jogador recebe cartão vermelho e é expulso do jogo sua equipe sofre uma penalidade máxima.
Em caso de expulsão o jogador é substituído por reservas. Na ausência de reservas o jogo é encerrado e a vitória e do adversário.
5º – ATLETAS
a – O fute-tênis é praticado de forma individual ou em duplas
b – Em jogos individuais ou na ausência do jogador em caso de contusão, expulsão ou “WO” será creditado vitória ao adversário.
c – Equipes; (duplas) podendo inscrever até quatro atletas mais o treinador.
d – Os treinadores poderão fazer as substituições sempre a cada início de game, salvos em caso de contusão e expulsão.
e – O jogador expulso deverá de forma obrigatória deixar as dependências da quadra e poderá ou não retornar na segunda partida, dependendo do regulamento de cada competição.
6º – DURACÃO DA PARTIDA
a – Sua contagem é feita por setes e games. Cada erro cometido equivale a 15 pontos
15 – 30 – 45 – 60 = (1 game)
5 GAMES = (1 sete)
2 SETES = (Término do jogo)
Melhor de três setes e melhor de 9 games.
b – GOL
a – Credita 30 pontos a equipe.
b – Podendo ocorrer no saque, durante o jogo ou na cobrança de pênalti.
Obs. Uma partida leva em média de 45 a 50 minutos
7º – SAQUE
a – Para dar início ao jogo, o jogador deverá posicionar a bola na “área de saque” nos quatro cantos da quadra (área verde).
b – A bola deverá estar parada e com apenas um chute o jogador deverá lançá-la por cima da rede tendo a obrigatoriedade de cair na “zona de saque” (zona amarela).
c – Tendo direito de até duas tentativas.
d – Caso venha a desperdiçar as duas chances o jogador credita pontos ao adversário e perde a posse de bola.
e – Se no saque ou durante o jogo a bola tocar na rede (queimar) e ultrapassar o campo adversário, a jogada deve dar continuidade.
f – Durante o saque todos os jogadores deverão obrigatoriamente se posicionar fora da zona de saque.
g – Na cobrança do saque o jogador para recepcionar a bola deverá de forma obrigatória, esperar que a bola toque na zona de saque para devolvê-la com um ou até dois toques no Máximo.
h – Na recepção do saque, o jogador deverá esperar o toque da bola primeiramente na zona de saque.Caso contrário, cometerá uma falta e serão creditados pontos ao adversário.
i – Caso a bola toque na “antena” na segunda cobrança de saque e durante o jogo, será creditados pontos ao adversário e perde a posse de bola.
j – Se na cobrança do saque a bola tocar de forma legal na zona de saque e entrar no gol, o mesmo será válido.
k – É proibido sacar diretamente ao gol.
l – Uma vez efetuado o saque corretamente, os jogadores, poderão explorar toda a área de campo.
m – O jogador que sacou e fez o ponto posteriormente, o mesmo continua sacando.
n – Quando girar o serviço, quem estava sacando deixa de sacar.
8º – RECEPÇÃO
a – Na recepção do saque, todos os jogadores deverão se posicionar fora da zona de saque. (área amarela da quadra ou quadrado interno).
b – Após a cobrança do saques o receptor poderá devolver a bola com um toque no corpo ou até com dois toques no máximo.
c – Em caso de jogos em duplas a regra é a mesma. Apenas o acréscimo de mais toque por equipe(três toques).
d – Em caso de jogos em duplas não há a obrigatoriedade de troca de passes.
e – Fica proibido três toques na bola por apenas um jogador. Caso aconteça isto será creditado ponto ao adversário.
f – Em caso de toque na bola com uso de braços e mãos o infrator sofre uma penalidade.
9º – BOLA NA TRAVE
a – No saque ou durante o jogo se a bola tocar na quadra e posteriormente tocar na trave adversária, os adversários deverão devolver a bola imediatamente sem que a mesma volte a tocar na quadra.
b – Se o jogador chutar a bola diretamente na trave adversária e a mesma ir para fora do campo, certamente o ponto será do adversário.
c – Nesta mesma situação se a bola cair no campo a jogada deverá ter continuidade.
d – Porém, se a bola for chutada diretamente na trave adversária o jogador não precisa esperar que á mesma toque o solo para devolvê-la.
10º – INVASÃO
a – Será considerado invasão tanto o toque do corpo do jogador na rede quanto a ultrapassagem de qualquer parte do para o campo adversário.
b – Se o jogador tocar a rede, será considerado invasão e os pontos serão creditados ao adversário.
c – Durante o jogo se a bola for chutada na rede e o mesmo jogador devolvê-la sem deixá-la cair na quadra, a jogada deverá ter continuar.
11º – PENALIDADE MÁXIMA
a – O uso de braços e mãos. Sempre que usá-los o jogador sofrerá uma penalidade.
b – Falta técnica na segunda reclamação (cartão vermelho).
c – O pênalti é cobrado de um lado da quadra em direção ao campo adversário. podendo ser direto ou pingar na quadra adversária quantas vezes for necessária, até a finalização, ou seja, o gol.
d – No momento da cobrança do pênalti os adversários deverão posicionar-se longe das metas (gols), dirigindo-se as referidas marcas indicadas, dando assim ampla visualização para o cobrador do pênalti.Os mesmos deverão esperar o desenrolar da jogada.
e – O batedor tem apenas uma tentativa, caso erre a cobrança o jogador perde a posse de bola. Neste caso não vale pontos.
f – Convertendo o gol, será creditados pontos e sua equipe continua sacando.
g – Pênalti convertido é “gol” portanto vale 30 pontos.
Fute-Tênis
Fonte: esporte.uol.com.br/www.futetenis.com.br
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