PUBLICIDADE
Quiromancia – O que é
Quiromancia é a arte da adivinhação por meio de linhas e marcas na mão humana e tem uma origem muito misteriosa.
Acredita-se que desde o princípio da Humanidade já se usava a leitura das mãos para conhecer o futuro.
No entanto, foi na Antiguidade que se encontraram fortes evidências de sua existência, principalmente na China, onde ainda hoje é usada na Medicina, e no Egito, onde os faraós não travavam uma guerra sequer sem antes consultar seus magos e saber o que o destino reservava ao seu povo.
Na idade Média, a Quiromancia (do grego cheirós, que quer dizer mãos e manteiós, a adivinhação era tida como bruxaria, principalmente na Inglaterra. Mas na Alemanha, no mesmo momento, foi objeto de estudos científicos. Com o decorrer do tempo, essa arte mística sofreu influência da Astrologia, por isso, algumas partes da mão recebem o nome de planetas, como monte de Vênus, linha de Saturno, etc.
Mas foram os ciganos que espalharam e popularizaram a Quiromancia pelo mundo e é tão forte sua participação que, quando se pensa em leitura de mãos, vem logo a imagem de uma cigana. Aliás, a adivinhação é uma das atividades exclusivas das mulheres dentro do grupo. Elas aprendem desde pequenas com suas mães e passam este ensinamento para suas filhas.
A tradição manda que as ciganas saiam sempre com outras mulheres de sua família em busca de alguém que queria saber o futuro.
Também cacredita que foi praticado desde muito cedo pelos brâmanes da Índia e era conhecido por Aristóteles, que descobriu um tratado sobre o assunto escrito em letras de ouro.
Ele apresentou o tratado a Alexandre, o Grande, e posteriormente foi traduzido para o latim por Hispanus. Também existem obras sobre o assunto de Melampo de Alexandria, Hipócrates e Galeno; vários comentaristas árabes também trataram do assunto.
Na Idade Média a ciência foi representada por Cocles (ca. 1054) e Hartlieb (ca. 1448). No início do período moderno, altura em que a sua prática foi identificada com a dos ciganos, Robert Fludd (1574-1637), Indigane, Rothmann e muitos outros escreveram sobre a “quiromancia”, como o assunto era então conhecido. D’Arpentigny, Desbarolles, Carus e outros mantiveram o tema vivo na primeira metade do século XIX.
Desde 1860, ou por aí, a popularidade da quiromancia tem crescido continuamente e experimentado um renascimento.
Quiromancia – Leitura das Mãos
Quiromancia é o mais conhecido de todos os nomes relacionados à leitura de mãos. O uso da palavra é comparativamente moderno para uma prática que remonta aos séculos, desde tempos imemoriais.
Quiromancia era antigamente o nome predominante para leitura de mãos, usada desde os tempos clássicos até que a quiromancia a usurpou no século XVII.
A leitura manual é encontrada em muitas culturas; Grego, romano, árabe, indiano, chinês e japonês, entre outros. No Oriente, a quiromancia ainda é altamente respeitada e praticada abertamente nas ruas.
Em contrapartida, na cultura europeia a prática é muito mais moderada; anteriormente a prática foi suprimida pela Igreja devido às suas ligações com a astrologia, enquanto ultimamente a ciência a rejeitou em grande parte como um assunto indigno de investigação séria.
A premissa da leitura das mãos baseia-se no fato de que a forma e a estrutura externas da mão de uma pessoa são visualizadas como a expressão do temperamento e da psique internos. A habilidade da leitura de mãos reside em ser capaz de observar as minúcias de cada mão e interpretar o que as formações específicas significam na vida de seu dono.
Para muitas pessoas, pensa-se que a quiromancia está exclusivamente ligada à interpretação e ao prognóstico a partir das linhas da palma da mão, mas isso não é estritamente verdade.
Uma leitura completa da mão considera sua forma geral, a textura da pele, as divisões da palma em quatro quadrantes e o desenvolvimento do polegar e de cada dedo individual, bem como uma inspeção intrincada de todas as linhas palmares.
Em todas as principais tradições de leitura das mãos, as linhas são vistas como formações resultantes do fluxo de energia vital que passa pela pele.
Esse fluxo de energia vital é visualizado como sinônimo do fluxo de energia através da psique, que flutua com cada experiência emocional.
A soma total de todas as experiências emocionais fica assim gravada na palma da mão, resultando em padrões lineares únicos para cada pessoa.
Assim, cada linha principal palmar está ligada a uma área diferente de experiência; para usar a nomenclatura do quiromante:
A linha da vitalidade, que se curva em torno do polegar, reflete a vitalidade e a constituição física de uma pessoa, a influência da família e sua capacidade de ganhar dinheiro e obter segurança.
A linha do temperamento, localizada no ângulo do polegar dentro da linha da vitalidade, reflete a força física de uma pessoa, sua resistência às doenças e seus impulsos e potência sexual.
A linha do coração, que atravessa a palma da mão, desde o dedo mínimo até o indicador, reflete a emotividade de uma pessoa; sua capacidade de expressar sentimentos e compartilhá-los com outras pessoas.
A linha do destino, que sobe pela palma desde a base palmar até o dedo médio, reflete a aplicação e concentração de uma pessoa em seu trabalho ou carreira e a conseqüente conquista de sucesso na vida.
A linha da cabeça, que atravessa a palma da mão entre as linhas da vitalidade e do coração, reflete as habilidades de pensamento e de comunicação de uma pessoa, juntamente com sua capacidade de fazer planos e tomar decisões.
A linha Apollo, que vai da base palmar ao dedo anular, reflete a expressão criativa de uma pessoa; o brilho de seus talentos e a fama alcançada através deles.
A linha da saúde, que vai do dedo mínimo até a base palmar, reflete a saúde, a intuição, a inventividade e o senso comercial de uma pessoa.
Idealmente, uma linha deve ter um bom comprimento, ser claramente formada e livre de marcações. Sempre que estiver bem formado, mostra que a energia vital está fluindo suavemente dentro da pessoa e indica que a área correspondente da vida de uma pessoa está funcionando bem. Por exemplo, um título claro indica alguém que consegue comunicar bem suas ideias.
Por outro lado, marcas como ilhas, correntes, barras, cruzes, quebras e bifurcações mostram interrupção do fluxo de energia e indicam discórdia. Por exemplo, uma manchete com várias ilhas indica alguém que está inseguro e tem dificuldade em comunicar as suas ideias.
As marcações costumam ser descritivas de experiências específicas e podem ser cronometradas de acordo com eventos específicos na vida de uma pessoa.
Um leitor habilidoso procura iluminar as fontes de conflito refletidas nas marcações das linhas, para ajudar a pessoa a resolvê-las. Uma vez superado o conflito, as linhas mudam e mostram sinais de melhoria no fluxo de energia. A mudança nas linhas palmares é normalmente gradual, levando meses ou até anos para ser observada. No entanto, o impacto de eventos traumáticos repentinos pode refletir-se nas linhas palmares dentro de seis semanas.
Apesar de reconhecer a importância do desenvolvimento da mão para a evolução humana, a ciência geralmente vê a quiromancia com grande desconfiança.
Isto se deve em grande parte à crença de que as linhas são marcas de vincos na pele relacionadas ao dobramento mecânico da mão. A própria ideia de que estas linhas de “vinco” poderiam estar intrinsecamente ligadas à consciência da pessoa e, portanto, relacionadas com eventos e experiências específicas na sua vida, tem sido considerada um absurdo. No entanto, isto é refutado pelos quiromantes, alegando que as linhas se desenvolvem na palma da mão fetal entre a sétima e a décima semanas de desenvolvimento embriológico, ao passo que é apenas na décima segunda semana que os músculos estão suficientemente desenvolvidos para iniciar os primeiros movimentos primitivos da mão. ; assim, as linhas estão claramente presentes na palma duas semanas antes que o movimento da mão seja possível.
Hoje, num mundo onde as pessoas se sentem alienadas num ambiente cada vez mais tecnológico, cada vez mais pessoas estão a redescobrir a importância cultural da leitura das mãos para proporcionar um significado interior às suas vidas.
Numa altura em que a ciência investiga cada vez mais a inter-relação da consciência com a matéria, o estudo da leitura das mãos poderia enriquecer significativamente a investigação científica.
Seja você um amador ou esteja em busca dum modo divertido de passar o tempo e impressionar os amigos, aprenda agora:
Passos:
1 – Escolha uma mão – Tradicionalmente, lê-se a mão esquerda das mulheres e a direita dos homens, mas várias escolas preferem ler a mão não-dominante, que revela informações sobre a persona natural, enquanto a mão dominante revela suas escolhas em termos de como desenvolveu suas personalidades e talentos.
2 – Identifique as 4 linhas principais
1) A linha do coração.
2) A linha da cabeça.
3) A linha da vida.
4) A linha do destino.Quiromancia
3 – Interprete a linha do coração – Esta linha pode ser lida em qualquer direção (do mindinho ao indicador ou vice-versa). Acredita-se que ela indique a estabilidade emocional, perspectivas românticas, depressão e saúde cardíaca.
Começa abaixo do dedo indicador – contente com sua vida amorosa.
Começa abaixo do dedo – egoísta quando se trata de amor.
Começa no meio – se apaixona facilmente
Reta e curta – um grande interesse sexual, menor interesse romântico.
Toca a linha da vida – coração se parte facilmente.
Longa e curva – expressa suas emoções e sentimentos livremente
Reta e paralela à linha da cabeça – bom em lidar com emoções.
Ondulada – muitos relacionamentos e amantes, ausência de relacionamentos sérios
Circulo na linha – depressão.
Linha quebrada – trauma emocional.
Linhas pequenas cortando a linha do coração – trauma emocional4 – Examine a linha da cabeça – Representa o estilo de aprendizado, comunicação, intelectualidade e sede por conhecimento. Uma linha curva é associada com criatividade e espontaneidade, e uma linha reta é ligada a prática e a uma abordagem estruturada a problemas.
Linha curta – prefere realizações físicas às intelectuais.
Curva – criatividade
Separada da linha da vida – aventura, entusiasmo na vida
Ondulada –déficit de atenção
Funda e longa – raciocínio limpo e focado
Linha reta – pensamento realista
Círculo ou cruz na linha da cabeça – crise emocional
Linha da cabeça partida – pensamento inconsistente
Várias cruzes na linha da cabeça – decisões momentâneas5 – Avalie a linha da vida – Começa perto do polegar e faz um arco em direção ao pulso. Reflete a saúde física, bem-estar e mudanças bruscas na vida (como eventos drásticos, mudanças, ferimentos sérios). o comprimento não é associado com a duração da vida.
Passa perto do polegar – frequentemente cansado
Curva – muita energia
Longa, funda – vitalidade
Curta e rasa – manipulado por outros
Faz um semicírculo – força e entusiasmo.
Reta e perto da borda da palma – cuidadoso ao lidar com relacionamentos.
Várias linhas da vida – vitalidade extra
Círculo na linha indica – hospitalização ou ferimento sério
Quebra – mudança brusca de estilo de vida.6 – Estude a linha do destino – Indica o grau em que a vida da pessoa é afetada por circunstâncias externas fora de seu controle.
Linha funda – fortemente controlado pelo destino
Quebra e muda de direção – propenso a muitas mudanças na vida devido a forças externas.
Começa colada com a linha da vida – indivíduo auto-didata; desenvolve suas aspirações cedo.
Liga-se a linha da vida no meio – significa um ponto em que o interesse do indivíduo deve se render ao dos outros.
Começa na base do polegar e cruza a linha da vida – apoio oferecido por família e amigos7 – Determine o formato da mão – Cada formato é associado a determinadas características. O comprimento da palma é medido do pulso ao fundo dos dedos.
Terra – Palmas largas e quadradas, pele grossa. O comprimento da palma é igual ao dos dedos.
Valoriza solidez e energia, algumas vezes teimoso.
Prático e responsável, algumas vezes materialista
Trabalha com as mãos, é confortável com o tangível.Ar – palmas quadradas ou retangulares, com dedos longos e punhos contundentes, polegares baixos e pele seca; comprimento da palma menor que dos dedos.
Sociável, falador e esperto
Pode ser superficial, frio
Confortável com o mental e intangível
Faz coisas de modo diferente e radical.Água – palmas longas e ovais, com dedos longos, flexíveis e cónicos. Comprimento da palma é igual aos dedos, mas menos largo que comprido.
Criativo, perceptivo e empático
Pode ser temperamental, inibido e emocional.
Introvertido
Faz as coisas de modo quieto e intuitivoFogo – palma quadrada ou retangular, pele rosada ou corada, e dedos curtos. o comprimento da palma é maior que o dos dedos.
Espontâneo, entusiasta e optimista
Algumas vezes egoísta, impulsivo e insensível
Extrovertido
Faz as coisas de modo instintivo e corajosoDicas:
Algumas vezes as linhas da palma mudam durante a vida de uma pessoa, e a leitura de mãos é visto por muitos como uma oportunidade de revelar o que já ocorreu, não como um modo de prever o futuro.
Quanto mais flexível a palma, mais flexível é a personalidade.
Você terá que procurar bem pela linha do casamento, mas concentre-se e vai encontra-la.
Verifique a textura da mão, frente e verso. Mãos suaves significam sensibilidade e refinamento, e mãos grossas revelam um temperamento grosso.
Avisos: Muitas previsões não são precisas, assim como um horóscopo não o é.
Quiromancia – Práticas
A Quiromancia é subdividida em três artes menores: cheirognomia, a arte de reconhecer o tipo de inteligência pela forma das mãos; cheirosofia, o estudo do valor comparativo das formações manuais; e quiromancia, a arte de adivinhação a partir da forma da mão e dos dedos, e das linhas e marcas neles contidas.
O quiromante, antes de tudo, estuda a forma e a formação geral da mão como um todo; depois ela observa suas partes, detalhes, linhas e marcações. A partir da cheirognomia e da cheirosofia, apuram-se as disposições e tendências gerais, e prevêem-se acontecimentos futuros a partir da leitura das linhas e marcações.
Existem vários tipos de mãos: as elementares ou de palma grande; o necessário, com dedos espatulados; o artístico, com dedos em formato cônico; os úteis, cujos dedos são quadrados; o atado ou filosófico; o pontiagudo, ou psíquico; o misto, em que os tipos se mesclam.
As linhas principais são aquelas que separam a mão do antebraço na altura do pulso, conhecidas como rascettes, ou linhas da saúde, riqueza e felicidade. A linha da vida se estende do centro da palma, ao redor da base do polegar, quase até o pulso, e é unida durante uma parte considerável de seu curso pela linha da cabeça. A linha do coração atravessa dois terços da palma da mão, acima da linha da cabeça; e a linha do destino entre ela e a linha da cabeça corre quase em ângulo reto, estendendo-se em direção ao pulso. A linha da fortuna vai da base do terceiro dedo até o pulso, paralelamente à linha do destino.
Se as linhas forem profundas, firmes e de largura estreita, o significado é bom – excepto que uma linha forte de saúde mostra fraqueza constitucional.
Na base dos dedos, começando pelo primeiro, estão os montes de Júpiter, Saturno, Apolo e Mercúrio; na base do polegar, o monte de Vênus; oposto a ele, o de Luna. Se bem proporcionados mostram certas virtudes, mas se exagerados indicam os vícios que lhes correspondem. O primeiro demonstra religião, ambição razoável ou orgulho e superstição; a segunda sabedoria e prudência, ou ignorância e fracasso; o terceiro, quando grande, contribui para o sucesso e a inteligência; quando pequeno, para a maldade ou o amor à obscuridade; o quarto desejo de conhecimento e indústria, ou desinteresse e preguiça.
A montagem Lunar indica sensibilidade, imaginação, moralidade ou outra coisa, e obstinação; o monte de Vênus, caridade e carinho, ou se for exagerado, crueldade.
As falanges dos dedos também são indicativas de certas faculdades. Por exemplo, o primeiro e o segundo polegar, segundo o seu comprimento, indicam o valor da faculdade lógica e da vontade; os do dedo indicador em sua ordem — materialismo, lei e ordem; do dedo médio – humanidade, sistema, inteligência; do terceiro dedo – verdade, economia, energia; do dedo mínimo – bondade, prudência e reflexão.
Existem quase uma centena de outras marcas e sinais pelos quais se acredita que certas qualidades, influências ou eventos sejam reconhecidos. A extensão da linha da vida indica a duração da existência de seu dono.
Se for curta em ambas as mãos, a vida será curta; se quebrado em uma mão e fraco na outra, uma doença grave é denotada. Se quebrado com as duas mãos, significa morte.
Se for muito acorrentado significa delicadeza. Se tiver uma segunda linha ou irmã, mostra grande vitalidade. Um ponto preto na linha mostra doença no momento marcado. Uma cruz indica alguma fatalidade.
A linha da vida que se estende até a palma da mão é um sinal de vida longa.
A linha da cabeça, se longa e bem colorida, denota inteligência e poder. Se descermos ao monte da Lua mostra que a cabeça está muito influenciada pela imaginação. Ilhas na linha denotam problemas mentais.
A linha do título bifurcada no final indica sutileza e facilidade para ver todos os lados da questão. Uma linha dupla na cabeça é uma indicação de boa sorte.
A linha do coração deve ramificar-se em direção ao monte de Júpiter. Se passar sobre o monte de Júpiter até a ponta da mão e contornar o dedo indicador, é chamado de “anel de Salomão” e indica idealidade e romance; é também um sinal de poder oculto. Pontos ou pontos nesta linha podem mostrar doença se for preto, e se for branco, casos amorosos, enquanto ilhas na linha do coração indicam doença.
Se a linha do destino ou Saturno sobe do monte lunar e sobe em direção à linha do coração, é sinal de um casamento rico. Se se estender até a terceira falange do dedo de Saturno, mostra a influência sinistra daquele planeta. Uma dupla linha de destino é ameaçadora. Existem também inúmeras outras linhas e marcas menores que a mão contém, que são detalhadas em vários livros sobre o assunto.
Muitos praticantes de quiromancia têm suas próprias interpretações especiais. Alguns desses trabalhos são científicos, mas outros são meramente empíricos, e suas previsões de eventos futuros estão no mesmo nível das colunas de astrologia dos jornais.
Resumo
Quiromancia
Quiromancia é a prática de predizer o destino a partir das linhas, marcas e padrões das mãos, particularmente das palmas.
Era praticada em várias culturas antigas, como Índia, China e Egito. O primeiro livro sobre o assunto surgiu no século 15.
O termo ‘ Quiromancia ‘ vem de um adivinho do século dezenove que atendia pelo nome de Cheiro. (a palavra mão em grego é cheir.)
A leitura das mãos foi usada na idade média para detectar bruxas. Acreditava-se que determinados pontos da mão indicavam se a pessoa tinha feito um pacto com o diabo.
A Quiromancia foi condenada pela Igreja Católica, mas no século 17 era ensinada em várias universidades alemãs (Pickover, 64). A Grã-Bretanha a declarou ilegal no século 18. Na América do século 20 é popular o bastante para merecer um livro próprio na série Complete Idiot’s Guide.
Segundo Ann Fiery (The Book of Divination [O Livro da Adivinhação]), se você for destro, sua mão esquerda indica traços de personalidade herdados e a direita indica sua individualidade e cumprimento dos potenciais. O quiromante afirma ser capaz de ler as diversas linhas da sua mão.
A essas linhas são dados nomes como linha da vida, linha da cabeça, linha do coração, linha de Saturno. A linha da vida supostamente indica vitalidade física. A linha da cabeça, capacidade intelectual.
A linha do coração, natureza emocional, etc.
Parte da Quiromancia imita a metoposcopia ou a fisiognomia. Alega ser possível dizer como uma pessoa é através da forma das mãos.
As pessoas criativas têm mãos em forma de ventilador e as almas sensíveis têm dedos estreitos e pontiagudos e palmas carnudas, etc.
Existe tanto respaldo científico para essas idéias quanto há para a personologia ou para a frenologia. Todas essas formas de adivinhação parecem ser baseadas em magia simpática e intuição, ou seja, pré-julgamento.
Robin Giles e Lisa Lenard, autores do The Complete Idiot’s Guide to Palmistry [Guia da Quiromancia para o Idiota Completo], afirmam que “a Quiromancia funciona porque suas mãos mudam junto com você”.
Alegam ter alguns depoimentos para apoiá-los, mas não conseguem apresentar nenhum respaldo científico para a afirmação.
Também acham que a clonagem torna muito mais fácil para que entendamos como a Quiromancia funciona. “A Quiromancia é possível porque você está representado na sua mão.
Não existem duas mãos semelhantes porque você — e suas células — são singulares.” Verdade.
E é tão provável que eles descubram se vou me casar com uma mulher rica ou encontrar o emprego dos meus sonhos examinando minhas células quanto examinando as palmas das minhas mãos.
Embora sempre se possa dizer muito sobre uma pessoa ao se examinar suas mãos, não há nenhum respaldo científico para a afirmação de que se possa descobrir coisas como se você herdará dinheiro ou encontrar seu verdadeiro amor a partir das linhas ou sinais nas suas mãos.
Suspeito que muitos dos que pensam ter encontrado a comprovação para a Quiromancia estejam cometendo a predisposição para a confirmação, e tenham encontrado essa comprovação sob a forma de depoimentos.
O desejo de saber o futuro parece ter originado a Quiromancia e outras formas de adivinhar conhecimentos secretos através de revelações paranormais. Além disso, os adivinhos nos aliviam da obrigação de coletar indícios e raciocinar a respeito desses indícios. Nossos quiromantes, grafólogos, etc., também nos aliviam da difícil tarefa de avaliar as consequências de se assumir diversas atitudes. Absolvem-nos da responsabilidade pela tomada de decisões. São grandes confortos, portanto, para os inseguros, os preguiçosos e os incompetentes. Claro que podem também ser data points, ou seja, fornecem um dado a mais que a pessoa pode usar para tomar uma decisão.
Alguns escritores chegam a usar adivinhações como o Tarô ou o I Ching para lhes dar idéias para personagens ou enredos (Pickover, 40-41). Imagino que poderiam sair-se igualmente bem folheando a Bíblia, um jornal, uma antologia poética ou uma enciclopédia.
Fonte: www.gale.com/primo.getty.edu/www.geocities.com/www.oxfordreference.com/skepdic.com
Redes Sociais