PUBLICIDADE
Câncer – O que é
21 de junho a 22 de julho
Temos no signo de Câncer a representação da família, a idéia da proteção, a preservação dos laços familiares. Dotado de grande memória, é o acervo histórico do horóscopo zodíaco, lembra-se de tudo, nos mínimos detalhes, até mesmo da emoção do momento.
Os assuntos familiares sempre serão importantes em sua vida, a relação com os mesmos e principalmente com a mãe, sua ligação cármica com ela é muito mais forte do que a de qualquer pessoa.
O canceriano é muito sensível, e normalmente esconde a sua timidez isolando-se ou mesmo afastando as pessoas ao seu redor. Por medo de absorver mais algumas emoções, não gosta da violência, então evita discussões e situações agressivas.
É considerado a esponja do horóscopo zodíaco, absorve energia, emoções e a lembrança de todas as situações, e isto pode provocar oscilações constantes em seu humor.
Câncer, o quarto signo do zodíaco, é um signo cardeal de água. É um signo negativo, feminino, regido pela Lua. Seu símbolo é o caranguejo, e diz-se que seu glifo representa as duas garras de um caranguejo.
Seu nome vem da palavra latina para “caranguejo”. Um sinal temperamental, é a fonte da expressão “rabugento”.
O câncer está associado aos seios e ao estômago. É um signo frio, úmido, noturno e extremamente frutífero, mais do que qualquer outro. O nativo é louro e pálido, baixo e pequeno, com a parte superior do corpo maior em proporção à inferior, rosto redondo, cabelos claros e olhos azuis ou cinza. O nativo é fleumático e de temperamento pesado; fraco de constituição e de voz baixa.
Signo de Câncer
Os cancerianos são altamente intuitivos e as suas capacidades psíquicas manifestam-se em espaços tangíveis: por exemplo, os cancerianos podem captar facilmente as energias de uma sala.
Com o tempo, porém, os cancerianos revelam sua natureza gentil, compaixão genuína e capacidades místicas. Só não se surpreenda se demorar um pouco para conhecê-los.
Mas tantas memórias devem ser uma ferramenta para sua evolução, mas como?
A meta de cada signo, para atingir o equilíbrio, é ir em rumo ao seu signo oposto, neste caso, Capricórnio, pois somente no meio do caminho é que se atinge o ponto onde os extremos não existem, e a nossa maior causa de sofrimento é a passagem de um extremo ao outro, em sentimentos, pensamentos ou mesmo situações materiais.
Então o que Capricórnio tem a trazer ao canceriano, para que este consiga se libertar de seus medos e dificuldades e atingir o ponto de equilíbrio, paz interior e felicidade?
Os conceitos de maturidade, de se libertar dos laços, que de maneira ilusória, o fazem sentir-se seguro, pois a verdadeira segurança nunca depende dos outros, a possibilidade de utilizar as suas memórias para construir algo externo, estável e permanente, e não apenas manter uma série de lembranças reforçando a sua necessidade de isolamento e proteção do mundo.
Com isso toda a sensibilidade, capacidade de manter e guardar que o canceriano possui, pode ser estendida a uma família muito maior do que apenas a família nuclear.
O signo de Câncer rege as vértebras torácicas, que simbolizam as contrariedades que enfrentamos na vida, o peito, que simboliza a nossa força interior, e o estômago, que está ligado a forma de como assimilamos o mundo à nossa volta e como digerimos as idéias.
A ORIGEM DO CANCERIANO
MITO – AQUILES
Aquiles era filho de Tétis, uma belíssima nereida, e de Peleu, rei de Ftia, na Tessália. Tétis era muito cortejada pelos deuses, especialmente por Zeus e Poseidon.
Mas, uma profecia dizia que qualquer filho seu seria mais poderoso que o pai. Assim, os dois grandes deuses desistiram de cortejá-la, e a nereida foi apressadamente entregue a um mortal, Peleu.
Tiveram sete filhos e a deusa, de acordo com sua natureza matriarcal, não suportava a idéia de que eles seriam mortais. Seis deles ela queimou ao nascer, para que ascendessem ao Olimpo. Quando nasceu Aquiles, a nereida mergulhou-o nas águas mágicas do Estige, o rio dos Ínferos, para torná-lo imortal. Porém, esqueceu-se do calcanhar, por onde o segurava, que continuou vulnerável.
Quando a Guerra de Tróia eclodiu, Nestor e Odisseu foram a Ftia recrutar tropas. Recebidos por Peleu, este autorizou seu filho, na época com quinze anos de idade, a ir combater.
Aquiles decidiu partir conduzindo uma frota de 50 naus e acompanhado Fênix, seu tutor, e de seu amigo Pátroclo.
Na hora do embarque, Tétis, sua mãe, preveniu o herói de seus dois destinos: se fosse a Tróia, teria uma vida curta e gloriosa; se permanecesse em seu reino, sua vida seria longa mas inglória. Aquiles escolheu o primeiro sem hesitar. Resignada, a mãe lhe deu uma armadura divina, presente de casamento de Hefestos a Peleu, e os cavalos que Poseidon ofertara na mesma ocasião.
Por nove anos, os gregos lutaram diante de Tróia, sem nenhuma vitória decisiva, até que Aquiles se desentendeu com Agamenon, grande chefe grego. Humilhado, Aquiles invocou sua mãe, que o aconselhou a abandonar a luta até os troianos chegarem às naus gregas. Em vão os aqueus tentaram convencer Aquiles a voltar à luta. Este mantinha-se irredutível.
Até que Pátroclo pediu-lhe a armadura emprestada para defender as naus gregas que já estavam sendo atacadas. Enquanto os troianos pensaram tratar-se de Aquiles, Pátroclo teve algum sucesso. Porém, logo em seguida, sendo descoberto, foi morto por Heitor, o herói de Tróia.
Aquiles foi tomado pela dor e desespero, e seus gritos foram ouvidos até no Olimpo. A mãe prontamente socorreu-o, prometendo-lhe uma armadura nova. O herói entrou em campo sem armas, afugentou os troianos aos berros e resgatou o corpo do amigo. No dia seguinte, fez as pazes com Agamenon e voltou para a luta com maior ferocidade. No final desse dia, ele matou Heitor.
Aquiles morreu em combate.
Alguns autores dizem ter sido Páris que o flechou traiçoeiramente, porém a única certeza é que foi Apolo quem dirigiu a flecha para único ponto vulnerável de Aquiles: seu calcanhar.
Depois de morto, Aquiles se arrependeu da escolha em relação ao seu destino: “Não tentes consolar-me a respeito da morte! Eu preferia cultivar os campos a serviço de outro, de um homem pobre e de poucos recurso, a dominar sobre todos os mortos”.
LUA – O PLANETA REGENTE DO CANCERIANO
A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela é estéril, sem atmosfera, nem água, mas seu núcleo pode conter rocha fundida ou ferro. A superfície é poeirenta, com planaltos nas quais grandes crateras foram ocupadas por lava solidificada, formando áreas escuras denominadas “marés”.
A Lua leva o mesmo tempo para girar em volta do seu eixo e para orbitar em volta da Terra: assim, a mesma face está sempre voltada para nós.
No entanto, a quantidade da superfície que podemos ver – a face da Lua – depende de que fração do lado visível está sob a luz do Sol. A Lua simboliza a memória, o inconsciente, a emoção, o hábito, o instinto, a “alma” da pessoa.
Ela rege as marés e as mudanças do dia a dia em relação aos estados de espírito, à emoção, ao tempo e aos climas.
Câncer – Signo
Signo de Câncer
Regente: Lua
Um dos maiores enigmas astrológicos é o signo Câncer do horóscopo zodíaco, que é conhecido por ser regido pela Lua, que é em si misterioso.
As pessoas que nascem sob o signo astrológico de Câncer são conhecidos por serem muito carinhosa e apaixonada com seus amantes, família e amigos.
Eles também são conhecidos por ter uma atitude temperamental, especialmente quando eles estão com inveja.
O símbolo Câncer é um caranguejo que faz com que as pessoas nascidas em câncer tenham um olhar insensível e duro lá fora, mas eles são realmente suave e muito sensível no interior que é o que os torna únicos.
Câncer envia para você o conceito da memória: todos os fragmentos do passado constituem a sua vida, como ela é hoje, e você precisa recolhê-los para compreender a si mesmo. Não basta lembrar do seu próprio passado, mas também recorrer à memória da Humanidade, tão fragmentada e esmagada sob nossos pés apressados.
Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem “cancerianas”? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Câncer no céu. Quando você diz “sou canceriano”, está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Câncer. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Câncer e todos os outros signos em seu mapa astrológico.
O período que o sol passa por Câncer acontece aproximadamente entre os dias 21 de junho a 20 de julho, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Gêmeos para Câncer ou de Câncer para Leão) é bom que calcule o seu mapa e verifique em que signo o Sol realmente está, ele pode ser diferente do que você sempre pensou.
A inteligência em Câncer
Câncer, sensível signo de água, tem clareza especial para todas as coisas que toquem, tragam à tona e modifiquem o sentimento das pessoas. Donos de um amplo repertório emocional, conhecem a graduação, a sutileza e a modulação de todos os sentimentos, possuindo o dom de aproximar, aconchegar e consolar as outras pessoas.
O Sol em Câncer tem total inteligência sobre aquilo que é aproximativo, gerador de intimidade. Eles sabem que tudo no mundo possui um núcleo frágil, que precisa ser considerado e protegido. Para Câncer, a atitude de ferir alguém, ignorando as reações emocionais dos outros e as próprias, é incompreensível e desprezível.
Em qualquer situação, por mais selvagem que seja, a percepção canceriana consegue detectar uma forma de confortar um pouco mais a alma, dando-lhe algum tipo de amparo e abrigo.
A intimidade dos cancerianos com o mundo emocional é tanta, que conseguem imaginar o que as outras pessoas estão sentindo e, com isto, podem ajuda-las em seus desgastes e angústias.
A inteligência de Câncer também sabe que, em situações de ameaça ou dor, é bom entrar na toca, proteger-se e encontrar, em si mesmo, um eixo de abrigo, como o caranguejo.
É desta forma que eles conseguem criar, também em volta das outras pessoas, um ninho protetor, um abrigo que facilite este encontro consigo mesmo.
Nada disto seria possível se o canceriano não tivesse um pré-conhecimento do mundo emocional e um vocabulário de sensibilidade semântica para um amplo conjunto de sentimentos.
O Simbolismo de Câncer
Símbolo de Câncer
Câncer é o signo cujo símbolo é o da fecundidade, que permite uma concepção do protecionismo instintivo. Fecundidade que se manifesta nos lugares obscuros, na interioridade. Protecionismo, que se apresenta dentro de uma concha, de uma casca e de uma matriz protetora. Manifesta-se dentro do recipiente que envolve, nutre, que aquece, que acolhe e protege.
Câncer é o símbolo dos processos de ovulação, do líquido nutritivo que mantém a vida latente. Símbolo de uma carapaça protetora, de um lugar fechado, de uma gruta.
Seu símbolo, o caranguejo, cuja forma arredondada e fechada lembra o útero que engloba, nutre e que permite o desenvolvimento da vida. Símbolo do lar para a vida que nasce, que defende contra um mundo hostil, contra um mundo que dilacera nossa história, nossas lembranças. O lar, símbolo da família que resguarda toda nossa história, nossa memória, nosso passado.
Câncer, símbolo da “grande mãe”, provedora da vida que alimenta, envolve, ampara, protege e apoia seus filhos. A Mãe que protege contra a deterioração e brutalidade do mundo exterior, que protege todos os sonhos, todas as imagens essenciais de nossa história.
Câncer é a compreensão de que cada pedaço de nossa história está no abrigo, está protegido de todos os esquecimentos, assaltos e roubos. O mundo esmaga e desfigura nossa verdadeira imagem, que para recompô-la é necessário juntar os pedacinhos, como um imenso quebra-cabeça, salvando-o da perda total. É necessário abrir o baú de nossa memória essencial, para redefinir, se ambientar e voltar ao registro da nossa história.
O signo de câncer é representado pelo Mito do caranguejo que aparece nos trabalhos de Hércules, em sua luta com a Hidra, o monstro de nove cabeças que destruía os campos de Lerna. Hércules, ao ser mordido pelo caranguejo, esmaga-o. Juno, que havia enviado o caranguejo, recolhe os pedaços e os transforma em constelação.
A PERSONALIDADE DO CANCERIANO
SÍMBOLO DA IMAGINAÇÃO
“Eu busco a mim mesmo através do que sinto”
1º Decanato: É sonhador, ambicioso, amante de aventuras, ciumento e sensual (21/06 a 01/07).
2º Decanato: Apesar de aparentemente ser calmo e tímido é impaciente, nervoso e apaixonado (02/07 a 11/07).
3º Decanato: É generoso, humanitário e hospitaleiro; adora viagens (12/07 a 21/07).
ELEMENTO: Ar
PLANETA: Lua
GÊNERO: Feminino
PAR IDEAL: Capricórnio
COR: Branco e Prateado
PEDRAS: Cristal, Pérola e Esmeralda
METAL: Prata
PERFUME: Lilás, Lírio e Rosa
PLANTAS E FLORES: Tília, Lírios e Juncos que crescem em água
DIA DE SORTE: 2º feira
N º DE SORTE: 02
ESTRELA GUIA: Sírius
PLANO DE VIDA: Astral
MAGIA: Espíritos da água – Ondinas
ESTADO MENTAL: Indiferença ou enfado
REMÉDIO FLORAL: Dlematis
DOMÍNIOS ANATÔMICOS: Estômago, tórax, seios e ventre
SAÚDE: Os órgãos do aparelho digestivo são os mais sensíveis ao desequilíbrio
PRINCIPAL CARACTERÍSTICAS: Impressionabilidade
PERSONALIDADE: Introvertido, imaginativo e sonhador, o canceriano refugia-se em sua casa sempre que pressente o perigo, pois precisa de proteção. Apesar da índole pacífica, é desconfiado e sujeito ao desânimo. A mulher de câncer é dedicada ao lar e à família
VIRTUDES: Cuidado com as necessidades e vontades dos outros; sensibilidade
DEFEITOS: Irritabilidade; tendência a ser interesseiro; medos infundados
AMBIENTE: É favorável ao ambiente que lhe garanta proteção, devendo ser, preferencialmente, o mar, mas também lagos e montanhas.
ATIVIDADES: Evita profissões competitivas, sendo bem sucedido quando possui autonomia e segurança. Literatura e teatro poderão levá-lo ao sucesso.
O HOMEM CANCERIANO
Os cancerianos ou são muito apegados às suas mães, ou totalmente alienados delas. O relacionamento nunca é casual. Aqueles que não veneram a mãe, ou são adotados ou o ciúme do lugar do pai na afeição materna provocou um bloqueio emocional. Então pode existir uma frigidez e um isolamento que não são naturais.
Portanto, qualquer mulher que se interesse por ele deve tentar ter o melhor relacionamento possível com a mãe dele: esse homem talvez relute em destronar a Mamãe para colocar alguém como sua nova rainha.
É provável que ele tenha crescido acostumado a ser a menina dos olhos dela. Se a sua nova companheira se preocupar com ele, alimentá-lo regularmente, ficar sempre por perto quando ele estiver doente, ele pode se tornar um Caranguejo adorável.
Os homens de Câncer jamais o admitem, mas adoram ser cuidados e mimados pelas mulheres. Faça-lhes perguntas sobre sua família. Ele adorará falar-lhe disso.
Muitos cancerianos adoram falar nos seus ancestrais e na sua linhagem.
Talvez por gostar tanto de coisas antigas, a fotografia seja um passatempo comum aos cancerianos. Embora o homem de Câncer possa se entregar a namoricos, muitos anos transcorrerão antes que fique seriamente apaixonado.
Uma união inadequada que, ao homem médio, causaria apenas algumas semanas tristes para um reajustamento, pode ser um desastre para o Caranguejo.
Quando algo o separa de uma companheira de quem ele se permitiu aproximar, ele pode ficar amargurado durante muitos anos.
A música, a poesia, as flores, lindas roupas, perfumes caros discretamente usados, palavras doces, meigas carícias, tudo isto são armas capazes de abalar sua fraca resistência ao romance.
Mas use o dinheiro com cuidado, pois mesmo os cancerianos mais poéticos e sonhadores, que passam a vida imersos na música, arte e outras atividades culturais, têm um agudo senso do valor do dinheiro e não são favoráveis a gastos desmedidos.
E não se esqueça: jamais jogue fora o velho chapéu dele todo amassado, seus sapatos antigos, sua coleção de selos e seus boletins escolares. São tesouros para ele.
A MULHER CANCERIANA
Ela é um pouquinho doida, ligeiramente triste e soberbamente imaginosa. E sabe também como economizar dinheiro. Para desviar seus pensamentos de seguro, hipotecas, renda e contas, carrega-a para dar um passeio à meia noite, na praia, ao luar. É quando ela estará melhor.
A lua fará surgir todos os seus sonhos secretos, e a proximidade da água poderá libertar suas muitas inibições. Mas não vá encorajar este amor a menos que tenha mesmo a intenção de ir até o final.
Os sentimentos de uma mulher de Câncer nada têm de superficiais.
Quando ela se apossa de um homem ou de uma xícara de chá, é dela para sempre. Ela tem medo de não ser bastante bonita, bastante inteligente, bastante jovem ou bastante velha. É muito sensível, chora um bocado, e é bom você ter sempre um lenço à mão. Ela odeia ser criticada, fica profundamente magoada com o ridículo, e não suporta ser repelida.
O humor da canceriana também não reage muito bem a piadas de sogra; lembre-se, ela adora a mãe. Quando ela estiver deprimida, você tem que dar um jeito de arrancá-la de si mesma.
Procure pegá-la antes que tenha afundado demais. Você nunca terá certeza se ela está à beira da depressão ou se apenas quer ser mimada. Na dúvida, confesse que você não pode viver sem ela e as coisas tenderão a melhorar.
O PAI CANCERIANO
Todas as pessoas de Câncer são, no fundo do coração, uma mãe. Até os homens. Ele será um ótimo pai devido à mesma natureza carinhosa, delicada, compassiva e compreensiva que apaixona as mulheres.
Terá uma paciência infinita com os filhos e se interessará de verdade por um dedo machucado, um brinquedo quebrado e uma dor de dentes.
Usará chapeuzinho nas festas de aniversário, tocará corneta para todas as crianças do quarteirão e passará horas infindáveis entretendo a gente miúda.
Os pais de Câncer têm muito orgulho dos filhos e são ardentes protetores das filhas. Quando eles são pequenos, ele é o maior pai que se poderia imaginar. No entanto, a adolescência pode provocar uma certa agitação.
Ele gostaria que seus queridos se apoiassem nele para sempre e, quando mostram sinais de independência, ele pode ser algum tempo um Caranguejo ranzinza, ao se rebelar contra o desejo dos filhos de viverem as experiências do mundo.
A MÃE CANCERIANA
Os filhos encontrarão nela uma torre de fortaleza onde se refugiarem. Ela os ajudará a encontrar seu caminho com sensível compreensão.
Eles se agarrarão a ela, e o calor do seu amor, para eles, tornará o lar tão rico, confortável e brilhante quanto um palácio, mesmo que seja uma choça.
A criança tem de ser muito voluntariosa para lutar contra a solícita proteção do Caranguejo; e também de ser muito forte para não ficar mimada.
Não raro sofre um verdadeiro golpe quando sai para o mundo e vê que não é o centro do universo.
Uma dedicação e devoção tão totais podem lhe oferecer um leito de penas de segurança onde ela se aninha quando a vida se torna realista demais, porém pode torná-la também anormalmente dependente dos laços domésticos e incapaz de reconhecer seus erros.
As mulheres de Câncer relutam em entregar seus filhos aos laços do casamento. Pretendem segurá-los com força e por muito tempo, e acham que ninguém é bastante bom para eles.
A CRIANÇA CANCERIANA
Câncer e um signo de água, mas observe que o caranguejo sente-se bem tanto na terra quanto na água. Um banho, ou brincadeiras na água, é uma boa maneira de acalmar o seu canceriano.
O mar possui grande efeito calmante sobre os cancerianos. Ensine-os a nadar desde cedo, e eles terão sempre uma maneira de resolver quaisquer frustrações.
As crianças de Câncer podem ter propensão a problemas de estômago, por isso devem cuidar do que comem e quando o fazem.
É melhor que não comam quando estiverem emocionalmente perturbadas ou muito excitadas, e jamais devem ser forçadas a fazê-lo. As crianças de Lua precisam sentir-se protegidas em seu ambiente.
Elas têm de ter certeza do amor daqueles que as rodeiam… de que o ambiente é seguro e estável… e, que, certamente, serão cuidadas.
Essas crianças precisam ser diariamente ensinadas a confirmar sua proteção contra qualquer energia negativa.
Elas são como esponjas psíquicas que absorvem qualquer energia e sentimentos que existirem no ambiente: elas sentem o que os outros estão sentindo. Se houver tristeza, ficarão tristes; se houver alegria, ficarão felizes.
Obviamente, uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer é manter o ambiente o mais tranquilo, calmo e feliz possível. Ajude-as a escolher amigos positivos.
Essas crianças gostam de coisas familiares e podem se ligar a objetos e pessoas. Tendem a fazer coleções e apreciarão qualquer hobby neste sentido.
Mas se não aprenderem a se livrarem de alguns bens, terão uma vida muito desordenada. Ensine-lhes a arte da organização, bem como o valor das mudanças – desprender-se de objetos, pessoas e conceitos inúteis.
Mais importante ainda, ensine-lhes que é arriscado basear sua segurança em qualquer coisa exterior – a segurança deve vir de dentro. Juntar objetos não irá ajudar. Se os cancerianos não aprenderem isso, poderão se tornar muito egoístas… sempre no sentido de se proteger. Por outro lado, quando estão seguros, podem ser expansivos, afetuosos e generosos.
A família é importante para Câncer, portanto é necessário planejar atividades familiares e atividades realizadas em grupo. Deixe que as crianças participem do planejamento; elas vão adorar. Se quiser que colaborem, diga-lhes como se sente quando fazem alguma coisa errada e pergunte-lhes como se sentiriam se estivessem no seu lugar. Geralmente, elas cedem. Na comunicação com elas, use palavras ternas.
Estas crianças são avessas à disciplina agressiva e arrogante.
Compartilhar os sentimentos dará mais certo. Dê a essas crianças muito carinho e não se esqueça nunca de sua sensibilidade.
Câncer – Relacionamentos
CÂNCER X CÂNCER
As inseguranças emocionais que levam muitos cancerianos à irritação e à rabugice também fazem com que recuem para o interior de suas carapaças, taciturnos e amuados, que escondam seu dinheiro debaixo do colchão, que sejam temerosos e tímidos quanto ao recebimento de afeição, mas com frequência tudo isto pode ser minimizado através de outro filho da Lua.
Dois caranguejos juntos desenvolverão fortes laços de compreensão – mas amadurecerão?
Somente quando um deles for sagaz o bastante para ver no outro os seus próprios erros e corrigi-los, em vez de acumulá-los. Em qualquer tipo de relacionamento mútuo, eles nunca estão com falta de motivos para queixas, lágrimas e risos.
Se puderem superar a obsessão canceriana pelo dinheiro, soltá-lo mais e aprender realmente a partilhar, compreender que, para conseguir amor, deve-se dar amor, poderão deixar de ser tão rabugentos e deixar de irritar uns aos outros (como quaisquer dois Caranguejos, em qualquer espécie de associação).
CÂNCER X LEÃO
Por motivos que só os planetas conhecem, o relacionamento 2-12 (Leão é o 2º signo a contar de Câncer; e este o 12º a contar de Leão), ao contrário de seus efeitos sobre outros signos solares neste padrão vibratório, não faz com que Leão seja de todo tolerante com a personalidade de Câncer, como se poderia supor.
Tampouco o Caranguejo se mostra tão ansioso em aprender as lições que lhe serão ensinadas pelo signo solar seguinte (embora se deva admitir que Leão provavelmente estará mais do que ansioso por ensiná-las).
Se o Sol e a Lua em seus mapas natais mostrarem um aspecto negativo, Câncer e Leão poderão ferir-se profundamente, embora não tenham essa intenção.
Se os luminares, em seus horóscopos mútuos, estiverem com aspecto positivo, eles dois podem transformar-se em uma dupla criativa, imaginativa e mutuamente protetora.
O Leão ou a Leoa protegerá as sensíveis emoções da pessoa lunar, amortecendo os golpes de um mundo cruel.
Em troca, Câncer mimará Leão afetuosamente.
Afinal de contas, o Sol e a Lua são seus regentes e eles conseguem conviver em paz e harmonia, nas alturas do céu. Devido a suas influências combinadas – solar (paternal) e lunar (maternal) – Leão e Câncer, com freqüência, dão excelentes pais, a despeito de conflitos ou tensões pessoais.
CÂNCER X VIRGEM
Esta é a forte e amistosa influência do padrão 3-11 (Virgem é o 3º signo a contar de Câncer; e este o 11º a contar de Virgem), permitindo que os dois, por mais engraçados e singulares que pareçam aos demais, sintam-se perfeitamente bem e naturais em companhia um do outro.
Virgem se sente a salvo dentro da presença protetora dos Caranguejos, os quais são solícitos em relação a seu bem-estar, realmente preocupados e afetivos. Da mesma forma, o Caranguejos se sentem bem, flutuando em torno da quietude de Virgem, como em um paraíso longe das ruas barulhentas, apinhadas de gente, cheias de imposições.
O principal obstáculo de crescente tesão que os dois precisam superar é o seguinte. Após algum tempo, o homem ou mulher de Virgem pode considerar as maneiras solícitas do Caranguejo, sua ânsia protetora, como uma espécie de prisão – e cortesmente (a princípio) pedirá a liberdade condicional.
Este é o sinal para o canceriano afastar-se um pouco e viver de acordo com a imagem do solitário, por toda uma vida imaginária, que durará algumas semanas ou meses.
Mas haverá sempre um retorno amistoso à harmonia, bastando um pequeno esforço. Em sua maioria, os relacionamentos 3-11, mesmo depois de dissolvidos, podem ser novamente reatados, quando menos se espera.
CÂNCER X LIBRA
A primeira lição que Câncer e Libra devem aprender é: “antes compreender que ser compreendido”. Uma das diferenças principais entre suas naturezas é que Libra exibe uma orientação para “outras pessoas”, enquanto Câncer se orienta “para si mesmo”.
Os homens e mulheres de Libra são sociáveis extrovertidos, ao passo que os nativos da Lua são mais introvertidos – e defensivos da própria pessoa.
Os Caranguejos são ultra-sensíveis à menor crítica e usam todos os artifícios para extrair toda a verdade do outro, embora depois chorem de mágoa ou explodam em fúria por apenas metade da verdade – e todos sabemos quanto a ênfase em apenas metade de qualquer coisa deixa Libra alucinado.
A melhor maneira de se relacionarem é cada um concentrar-se quase constantemente nas reais virtudes do parceiro, embora tais características possam ser acentuadamente diferentes em cada um.
Libra deve recordar dos sonhos imaginativos de Câncer, misturados à sua incrível tenacidade. Inversamente, Câncer poderia refletir sobre como seria a vida hoje se não fossem o desejo de justiça e a necessidade de expressão criativa de Libra, sua capacidade de fazer justas concessões sem jamais comprometer valores morais.
CÂNCER X ESCORPIÃO
Seu relacionamento, com toda probabilidade, será forte e saudável. As áreas de editoração, religião, viagens espaciais, Direito, viagens, países estrangeiros, mercado de ações, pessoas jovens, escolas e várias formas de criatividade, incluindo filmes, são prováveis reservatórios onde esta combinação se encontrará.
Caranguejo e Escorpião possuem um instinto quase excepcional para compreender um ao outro. Eles partilham – não todos – mas quase todos os defeitos e qualidades.
As falhas e pontos fracos de um tanto podem ser possuídos pelo outro como por ele compreendidos.
As características e os talentos positivos de um também são possuídos pelo outro ou por ele intensamente admirados. Trata-se de empatia.
Uma vez que ambos pertencem ao elemento Água, quando se unem tanto podem mergulhar na bebida, drogas ou outras formas de fuga, incluindo-se a promiscuidade sexual, como podem comportar-se muito à maneira de crianças, quando juntas – e que mais maravilhoso poderia ser do que a submissão à inocência, ao excitamento e à crença em fadas? De fato, este relacionamento pode ser uma espécie de arco-íris, onde cada incompreensão certamente será resolvida e perdoada mais tarde. Caranguejos e Escorpiões não perdoam muita gente, mas perdoam um ao outro.
CÂNCER X SAGITÁRIO
Aqui temos o Caranguejo, duro como a rocha por fora, mole como manteiga por dentro. Extremamente sensível. Oh, muito, muito sensível! Agudamente cônscio do menor tom de significado, de cada nuança de um comentário e extremamente vulnerável ao sofrimento.
E aqui temos o Arqueiro, contente e caloroso, essencialmente gentil, mas às vezes rudemente franco, possuindo apenas um dedal de tato. Ou melhor, apenas meio dedal. Curiosamente, é comum o perspicaz Caranguejo acabar percebendo a inutilidade de seus esforços para que o Arqueiro compreenda a própria falta de tato e, sendo aquilo tão hilariante, os dois explodem em gargalhadas histéricas.
De fato, a longo prazo, uma associação íntima com o Arqueiro costuma ser proveitosa ao Caranguejo. Talvez seja dolorosa por algum tempo mas, eventualmente, Câncer aprenderá a valiosa lição de não ser tão sensível.
Por outro lado, uma vez que o Caranguejo nada pode fazer contra seu traço inato de possessividade (que, usado de forma positiva, pode ser uma cálida e aconchegante qualidade de solícita proteção), ele terá de acautelar-se para não sufocar (sem intenção) a liberdade do Arqueiro, já que este necessita de amplos espaços a fim de ser como é.
Se Câncer conseguir manejar isto – e se o Arqueiro, ocasionalmente, contar pelo menos até 10 ou 20 antes de dizer o que não deve (martelando os sentimentos sensíveis do Caranguejo com observações rudes) – estes dois poderão divertir-se muito juntos.
CÂNCER X CAPRICÓRNIO
Os temas de Câncer são sonho, mudança, movimento, lembranças, reflexões, suavidade, dependência. Já os de Capricórnio são realidade, estabilidade, cautela, espera, determinação, resistência e auto-suficiência.
Os dois vão ter de decidir se partem pra guerra ou se vão querer complementar os seus opostos.
Alguns pontos em comum são o gosto pelo passado, a capacidade de liderança e a disposição em conseguir o próprio sustento desde cedo.
CÂNCER X AQUÁRIO
Como o Caranguejo e o Aguadeiro são influenciados pela vibração 6-8 de signo solar (Câncer é o 6º signo a partir de Aquário; Aquário é o 8º signo a partir de Câncer), Aquário acha Câncer de certa forma prestativo, enquanto Câncer acha Aquário de certa forma mistificante (assim como os nativos de Áries vêem os de Escorpião, os de Touro vêem os de Sagitário…).
Sejam os dois parentes, amigos, sócios, amantes ou cônjuges, de tempos em tempos o aquariano pregará pequenas peças no canceriano, somente para ver sua reação.
As feições cancerianas são tão elásticas, que é como assistir a um filme de vida, observam-se as expressões que passam por elas – alegria, angústia, riso, suspeita, reserva, medo, raiva, ternura, esperança, desespero, expectativa – toda a inteira gama de emoções humanas.
O Aguadeiro se diverte muito com tudo isso. Entretanto, há um estado de humor canceriano que ele não aprecia. Por vezes, o Caranguejo se excede no senso de privacidade pessoal.
O aquariano nada tem a esconder e não compreende como o Caranguejo possa ser tão desconfiado e estar sempre na defensiva.
Estes dois podem precisar de pequenas férias de vez em quando, a sós, quando as excentricidades de um começam a afetar os nervos do outro.
Câncer se ressente intensamente com o comportamento inquisitivo do aquariano e sua rude maneira de falar.
Aquário se ressente intensamente com a tendência de Câncer a ficar amuado e reticente. Câncer fará todas as tentativas possíveis para “liderar” Aquário, enquanto Aquário fará todas as tentativas possíveis para não ser liderado.
A soma total é imprevisível.
Se o aquariano quiser manter o Caranguejo feliz, a fórmula é: montes de amor, comida, dinheiro e montões de compreensão para ouvi-lo.
Se o Caranguejo se incomodar em saber qual o segredo do sucesso para alcançar a harmonia com o Aguadeiro, aqui vai: cuide da sua vida, não bisbilhote, não critique, não faça perguntas, e fique preparado para fazê-lo recordar nomes e endereços de vez em quando, se o alheado aquariano esquecer tais detalhes ínfimos.
Estes dois poderão conviver maravilhosamente bem, se ambos experimentarem estas fórmulas.
CÂNCER X ÁRIES
Claro que existe também amor e casamento entre estes dois, mas será mais fácil encontrá-los como parentes ou colegas de trabalho, já que há muita tensão e conflito entre estes dois signos.
Se o ariano tende ao ataque frontal e instantâneo, se houver ameaça à segurança, o canceriano, de maneira tão disfarçada quanto possível, primeiro tentará descobrir o motivo do problema, para em seguida manejá-lo gradualmente, com uma secreta estratégia e tenacidade de propósitos.
Será necessário muita compreensão da parte de ambos para unir estas duas criaturas astrológicas, tão diferentes, em um terreno emocional mutuamente aceitável.
Mesmo assim, embora um aprenda a tolerar o outro, ajudando-se a crescer e aprender, as diferenças entre eles serão distintamente visíveis.
Áries e Câncer têm motivações variadas e diferentes enfoques sobre a vida – além de objetivos também diferentes. Entretanto, se cada um oferecer um pouco de sua bondade ao outro, suas vidas serão amplamente enriquecidas.
CÂNCER X TOURO
Os cancerianos amam suas mães, seus lares, dinheiro, bebês e alimentos. Os taurinos amam o dinheiro, seus lares e mães, alimento e bebês.
Pode-se ver como estes dois signos são singularmente parecidos, excetuando-se algumas alterações na ordem das prioridades.
Os sérios cancerianos e taurinos em geral são hilariantes quando estão juntos. A despeito de tanto em comum, Touro acha difícil compreender as mudanças de ânimo do canceriano.
Para os taurinos, chorar e lamentar uma situação é perda de tempo. Mas, mesmo quando não estão se dando muito bem, os dois não fazem muito barulho e raramente surgem discussões explosivas.
Via de regra, ambos reagem ao sofrimento ou ofensa isolando-se para matutar em paz.
Isso não concorre para facilitar o entendimento, mas deixa o ambiente em relativa tranqüilidade.
CÂNCER X GÊMEOS
Sendo influenciado pela vibração 2-12, Gêmeos sente (porque Câncer é o signo à sua frente, na roda cármica) que ainda tem muito a aprender com a cautela, o cuidado e a reserva do Caranguejo – sua capacidade de parar e esperar com paciência, a tenacidade de manter uma idéia o tempo suficiente para que se desenvolva de uma forma nebulosa para uma outra sólida.
Sendo Gêmeos o signo anterior a Câncer, o Caranguejo é melancolicamente cônscio de uma ligeira recordação em sua alma, sobre como ela foi impelida pelas ânsias múltiplas de Mercúrio, procurando por todo o mundo um lugar para instalar-se, mas ainda relutando em permanecer muito em um só local, por medo de perder algo mais excitante.
Caranguejo recorda, ah! como recorda… e então, na existência atual, regido pela Lua instável, o canceriano é periodicamente consumido pela ânsia de vagar, ao mesmo tempo em que é retido pelo temor (que brota da mesma memória cármica da alma) de perder, à maneira de Gêmeos, aquilo que já possui.
Então, mesmo permanecendo junto à terra, e voando apenas através da imaginação, os cancerianos compreendem e costumam tolerar a inquietude dos geminianos, em maior grau do que seria possível à maioria dos outros signos solares.
Os Caranguejos são impressionáveis e sensíveis, sejam homens, mulheres ou crianças. Tendem a mostrar-se periodicamente contrariados e taciturnos, matutando sobre insignificâncias, reais ou imaginárias.
Os geminianos, no entanto, em geral conseguem fazer com que eles rastejem para fora de suas carapaças, através de uma conversinha doce ou ambígua.
Gêmeos é o andarilho mental (ou real), um caminhante solitário, desligado de elos que o prendam, emocionalmente (e às vezes literalmente) sem lar, perdido e procurando… a eterna criança. Um canceriano é a Mãe (ou Pai) eterna, protetora, calorosa, terna e afetuosa. Não é de admirar que estes dois se sintam atraídos… se separem… depois retornem para tornar a separar-se.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.dudievalerio.com.br/www.signoseastrologia.hpg.ig.com.br/www.allure.com
Redes Sociais