Reflexo

PUBLICIDADE

Reflexo é definido como a resposta automática e involuntária que faz um ser vivo, na presença de um estímulo específico. Resposta reflexa geralmente envolve um movimento, mas pode também consistir em ativar uma secreção da glândula.

Os reflexos podem ser caráter inato ou adquirido. Um exemplo de reflexo inato iria entregar longe de uma superfície quente. Um reflexo condicionado adquirido ou teria atingido os freios do carro, depois de observar a luz vermelha em um semáforo. Este reflexo é adquirido através da experiência durante o processo de aprendizagem na condução, não chega um momento em que o ato é feito automaticamente, sem que devemos pensar antes de executar a ação.

Os recém-nascidos têm uma série de outros reflexos que não são vistas em adultos, referidos como reflexos primitivos. Estas reações automáticas a estímulos permitem que crianças respondam ao ambiente antes de qualquer aprendizagem que ocorreu.

reflex1

De modo genérico, pode-se afirmar que a toda ação corresponde uma reação. Assim é o reflexo, ou seja, trata-se de uma resposta do organismo a um estímulo de qualquer natureza. A reação pode ser motora ou secretora, na dependência da modalidade do estímulo e do órgão estimulado.

O fundamental dos reflexos reside no fato de que seu exame possibilita diagnosticar topograficamente alterações porventura existentes. Reflexos proprioceptivos, profundos, musculares ou miotáticos Reconhecem-se os tipos fásicos ou clônicos e os tônicos ou posturais.

Na pesquisa dos reflexos miotáticos fásicos ou clônicos, o estímulo é feito pela percussão com o martelo de reflexos do tendão do músculo a ser examinado. De rotina, são investigados os reflexos aquileu, patelar, flexor dos dedos, supinador, pronador, bicipital e tricipital. Pela maneira especial como é provocado, o clono do pé e da rótula é colocado à parte do quadro geral dos reflexos.

Consistem estes reflexos na contração sucessiva, clônica, do tríceps sural e dos quadríceps, respectivamente, quando se provoca estiramento rápido e mantido do músculo interessado. São encontrados na lesão da via piramidal e sempre se acompanham de exaltação dos reflexos daqueles músculos.

Os reflexos miotáticos fásicos podem estar: normais, abolidos, diminuídos, vivos ou exaltados. Suas alterações podem ser simétricas ou não. O registro dos resultados deve ser feito literalmente ou por meio de sinais convencionais, da seguinte maneira:

Arreflexia ou reflexo abolido…………………………………………. 0

Hiporreflexia ou reflexo diminuído………………………………… –

Normorreflexia ou reflexo normal …………………………………. +

Reflexo vivo …………………………………………………………….. ++

Hiper-reflexia ou reflexo exaltado ……………………………. + + +

A arreflexia ou hiporreflexia são encontradas comumente nas lesões que interrompem o arco reflexo (poliomielite, polineuropatia periférica, miopatia), e a hiper-reflexia nas lesões da via piramidal (acidente vascular cerebral, neoplasia, doença desmielinizante, traumatismo).

É possível, todavia, obter resposta diminuída ou aumentada, mesmo na ausência de doença. A experiência do examinador, somada aos outros dados semiológicos, é que permitirá a correta interpretação dos achados. A assimetria nas respostas dos reflexos tem grande importância porque reflete anormalidade neurológica, precisando ser bem analisada conjuntamente com os outros elementos semióticos.

Fonte: en.wikipedia.org/anatomedunesa.weebly.com/

Veja também

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.