História da Prada

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Logotipo da Prada

Prada é uma empresa de moda italiana. Fundada por Mario Prada em 1913 como Fratelli Prada, a empresa deu uma guinada radical com a chegada na gestão de Miuccia Prada , neta do fundador, em 1978.

Sob a direção de Miuccia, que era uma empresa local e couro, tornou-se alguns anos em uma marca de moda internacional. A primeira coleção Prada foi apresentada na temporada outono-inverno 1989.

A empresa lançou a coleção de baixo custo Miu Miu em 1992, e adquiriu Fendi no início dos anos 90 , a empresa que mais tarde vendida para a LVMH , em um período de dificuldades financeiras.

História

A casa Prada foi fundada por Mario Prada em 1913. Dedicada à fabricação e venda de malas, bolsas, malas e sapatos em suas duas lojas em Milão, conseguiu ter em breve uma carteira de clientes na Europa e os EUA.

Mais tarde, com o aumento das viagens aéreas, bolsas Prada, muitas vezes feitas com uma pele walrus resistente, mas volumoso e pesado, não parecem se encaixar às necessidades dos viajantes; porque Prada concentrada em projetar acessórios, bolsas e malas de couro requintado e impermeável.

Em 1978 começa a sua fase decisiva. Miuccia, neta de Mario, assumiu o comando da empresa. Miuccia Prada havia se formado em ciência política e também estudou cinco anos de atuação no Piccolo Teatro de Milão.

Embora a preparação não parece adequado, ele tinha um novo senso estético e, dizem alguns, infalível. Naquela época, a marca foi produzindo principalmente artigos de couro, e estava lidando com vários anos de dificuldades econômicas.

A concorrência com outras empresas em forma semelhante como Gucci, tinha ferido o suficiente. Miuccia bateu com a situação, alterando a trajetória da casa, levando-a para o setor de luxo ready-to-wear.

Na época, Miuccia casado Patrizio Bertelli, que é responsável pelo gerenciamento do negócio, permitindo que sua mulher para se envolver na formulação do novo Prada estética.

Miuccia vinha fazendo mochilas impermeáveis desde 1970 a partir de uma fibra de nylon chamado de Poconé, e que o levou a apresentar, em 1985, o que seria o saco clássico Prada, náilon preto, liso e simples.

Um primeiro ícone de marca em sua nova fase. Era um saco resistente e funcional, mas com o modelo. O alto preço que foi colocado à venda como um desafio; ele ganhou: imitações logo apareceu que conseguiu aumentar a demanda do original.

Em 1989, Miuccia apresentou a primeira coleção de prêt-à-porter, roupas de elegância sóbria em sua simplicidade, onde destacam-se as linhas limpas e cores básicas, mas sempre com tecidos luxuosos de alta qualidade. Moda crítico aprovou a proposta e a popularidade de Prada disparou.

No século XX, Prada posicionou-se entre as marcas líderes de moda através de roupas atraentes irrepreensíveis, com alguns acessórios ousados, sofisticados e de qualidade. Tecidos luxuosos, concebidos mas os estilos simples; tons de domínio próprios da natureza, como pretos, marrons, cinzas, verdes e cremes; tudo isso está a moldar a imagem de Prada.

Prada conseguiu algo muito difícil de conseguir, ser uma marca mundialmente famosa, enquanto emanar uma aura de exclusividade que vem não apenas de seus preços elevados; emblematicamente atende aos conceitos escorregadios de temporada “ultra-chic”, “alternativo”, “intelectual” e “marca-tendências”, ao mesmo tempo, depois de temporada. Prada é tudo de que Miuccia endossou.

Em 1992, Miuccia trouxe à luz a marca Miu Miu. Entendida como uma segunda linha de Prada, mais econômica, destinados a um público mais jovem e informal. Formas mais soltas, cores e padrões distingui-la da Prada, embora os desenhos emparentam um visual clássico com a empresa mãe, juntamente com a sua eterna qualidade têxtil.

Em 2003, a empresa espanhola Puig começou a colaborar com a marca.

O filme “O Diabo Veste Prada” 2006, estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway, parecia dar um bônus de popularidade de massa, mas nem o filme nem o romance no qual se baseia permanecem sem relacionamento com a marca; a escolha de “Prada” no título procurado puramente imprimir um toque de distinção e exclusividade.

A casa tem nos últimos anos realizado vários projectos relacionados com a experimentação artística e patrocínio.

Sucesso da Marca

O sucesso atual da marca Prada se deve a Miuccia Prada, neta do fundador da Prada, uma loja italiana de artigos de couro de fabricação própria.

Em 1913, Mario Prada abria em Milão o seu estabelecimento sem imaginar que a marca Prada se tornaria uma das mais prestigiadas em todo o mundo. Até os anos 80 a marca Prada era desconhecida, apesar dos artigos de couro serem de alta qualidade, a Prada não imaginava alcançar o patamar da Fendi ou Louis Vuitton.

A história mudou quando Miuccia Prada assumiu o comando da empresa em 1985.

Miuccia tinha apenas 28 anos quando decidiu, logo nos primeiros dias, que iria usar o náilon Pocono, material utilizado para fazer tendas militares, para criar uma mochila.

O couro era tradição familiar e esta decisão foi conturbada.

A mochila de náilon Pocono foi um sucesso.

Além de ser bela a mochila criada era resistente.

Miuccia acertou em cheio as necessidades de suas consumidoras: mulheres modernas que precisam de praticidade mas não abrem mão da beleza.

As grandes marcas correram para produzir produtos semelhantes aos da Prada.

A marca começou a ficar muito conhecida. Seus produtos encantaram as mulheres de vários países e transformaram a Prada num império.

No mesmo estilo vieram as roupas e os diversos acessórios de moda feminina, masculina, roupas íntimas, roupas para a casa, cosméticos e perfumes.

Miuccia Prada teve a oportunidade de detectar o desejo das consumidores e criar uma marca imponente.

Fonte: www.sacks.com.br/es.wikipedia.org

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