PUBLICIDADE
O que é um Empreendedor?
Um empresário é um indivíduo que aceita algum tipo de risco – geralmente financeiro – na busca de novos empreendimentos. A palavra pode ser aplicada a qualquer pessoa que organize um novo projeto ou oportunidade, embora seja usada com mais frequência em um contexto comercial. Uma pessoa nesse papel é frequentemente caracterizada como inovadora, independente, otimista, criativa e trabalhadora.
Destruição criativa
Em alguns círculos, os empresários são descritos como “destruidores criativos” de produtos e serviços. Embora possam revigorar uma indústria existente usando novos métodos, seja de produção, organização ou estrutura, eles também trabalham para derrubar as empresas existentes e as formas de fazer negócios desenvolvendo produtos ou serviços inteiramente novos que tornam as variações antigas obsoletas ou irrelevantes. Um exemplo disso é a criação do automóvel, que lentamente tornou obsoleta a maioria das partes da indústria de carruagens puxadas por cavalos.
Risco
O risco é talvez a principal característica do empreendedorismo. Isso não significa necessariamente que o empresário tenha uma tolerância infinita para o risco.
Em vez disso, significa que o empreendedor de sucesso é capaz de determinar a quantidade de risco apropriada para um empreendimento específico. Ele ou ela deve aceitar o risco suficiente para inovar e criar, mas não tanto que o negócio ou a atividade não são lucrativos.
O risco financeiro é o tipo de risco mais comum enfrentado pelos empresários. Muitas vezes eles têm que contribuir com seu próprio dinheiro, bem como com as outras partes em um projeto específico. O fracasso pode custar não apenas o seu próprio sustento e poupança, mas também o de outros investidores. Se o empreendimento for bem sucedido, no entanto, as recompensas financeiras podem ser ótimas.
Existem outros tipos de risco também. Os empresários podem enfrentar o risco social se suas inovações desafiam as normas sociais, ou podem enfrentar riscos psicológicos, pois seu trabalho duro afeta a paz ou a tranquilidade de suas famílias. Muitos acham que a independência, a notoriedade e o sentimento de contribuir com algo de valor para a sociedade, que muitas vezes vem sendo empreendedor, superam esses perigos – embora essas recompensas raramente sejam aparentemente evidentes.
Outras características
As características adicionais de muitos empresários incluem criatividade espontânea e vontade de tomar decisões na ausência de dados sólidos. Ele ou ela pode ser conduzido pela necessidade de criar algo novo ou construir algo tangível. À medida que as novas empresas têm baixas taxas de sucesso, uma pessoa nesse papel também deve ter uma persistência considerável. Ele ou ela pode ter a maior chance de sucesso, concentrando-se em um nicho de mercado muito pequeno ou muito novo para ter sido dominado por empresas estabelecidas.
Valor social
Muitas sociedades valorizam os empreendedores e o espírito empreendedor. Para incentivar a sua atividade, os governos e outras entidades podem organizar o acesso a capital de baixo custo, isenções fiscais e conselhos de gestão. Por exemplo, muitas universidades estabelecem “incubadoras de empresas” para empreendedores que esperam transformar a pesquisa de ponta em produtos comercializáveis. A invenção dessas novas tecnologias pode levar ao desenvolvimento de indústrias que oferecem empregos e receita.
Empreendedorismo X Gestão de Negócios
Empreendedor
O empreendedorismo nem sempre é o mesmo que gerir um negócio, embora os dois possam se sobrepor significativamente. A maioria dos empreendedores é altamente independente, o que pode causar problemas quando seus empreendimentos são bem-sucedidos. Em uma pequena empresa, geralmente são capazes de gerenciar pessoalmente a maioria dos aspectos do negócio, mas isso geralmente não é possível uma vez que a empresa cresceu além de um determinado tamanho.
Os conflitos de gerenciamento podem surgir quando um empresário não reconhece que a execução de uma empresa estável é diferente de gerir uma empresa em crescimento. O empreendedor geralmente procura inovar e correr o risco; o gerente de uma empresa estável, no entanto, pode ter um foco diferente, como construir vendas e estabelecer uma marca. O problema é muitas vezes resolvido pelo empreendedor, deixando para começar um novo empreendimento, sendo forçado a sair pelos acionistas ou ajustando-se a um novo conjunto de prioridades.
Definição
Alguém que exerça a iniciativa organizando um empreendimento para se beneficiar de uma oportunidade e, como decisor, decide o quê, como e quanto de um bem ou serviço será produzido.
Um empresário fornece capital de risco como tomador de risco e monitora e controla as atividades comerciais. O empreendedor é geralmente um único proprietário, um sócio ou aquele que possui a maioria das ações em uma empresa incorporada.
De acordo com o economista Joseph Alois Schumpeter (1883-1950), os empresários não são necessariamente motivados pelo lucro, mas consideram-no um padrão para medir a realização ou o sucesso.
Fonte: www.wisegeek.org/www.businessdictionary.com
Redes Sociais