PUBLICIDADE
Definição
Um computador analógico é um computador que é usado para processar dados analógicos.
Os computadores analógicos armazenam dados em uma forma contínua de quantidades físicas e realizam cálculos com a ajuda de medidas.
É bastante diferente do computador digital, que faz uso de números simbólicos para representar resultados.
Os computadores analógicos são excelentes para situações que exigem a medição de dados diretamente sem conversão em números ou códigos.
Os computadores analógicos, embora disponíveis e utilizados em aplicações industriais e científicas como sistemas de controle e aeronaves, foram amplamente substituídos por computadores digitais devido à ampla gama de complexidades envolvidas.
O advento da computação digital deixou a longa história de computadores analógicos principalmente esquecidos.
Computador Analógico
O que é um Computador Analógico?
Um computador analógico é aquele que pode executar vários cálculos ao mesmo tempo e pode lidar com frações infinitas de números.
O termo análogo não se relaciona com a forma como o computador é alimentado e é possível que esses computadores sejam eletrônicos.
As características de um dispositivo analógico podem significar que pode ser melhor do que um computador digital em tarefas específicas.
Um computador é simplesmente uma máquina que processa dados de forma definida, ou, de outro modo, calcula.
Hoje, a maioria dos computadores é digital e trabalha reduzindo todos os dados para números binários antes do processamento.
Os computadores análogos remontam a milhares de anos, mas eles variam de computadores digitais apenas em duas formas fundamentais.
O primeiro é que esse tipo de computador funciona em paralelo, o que significa que ele pode realizar múltiplas tarefas simultaneamente.
Um computador digital, embora possa funcionar consideravelmente mais rápido, só pode executar um cálculo a qualquer instante. A única maneira de contornar isso em um computador digital é a computação paralela, onde uma única máquina possui vários processadores e, mesmo assim, os programas geralmente devem ser reescritos para aproveitar isso.
A segunda diferença é que um computador analógico lida com variáveis contínuas, enquanto um computador digital funciona com números discretos. A diferença entre estas é que as variáveis contínuas podem incluir todos os números imagináveis, mesmo números irracionais, como ? (Pi).
Os números discretos são aqueles que são números inteiros; aqueles em que as frações decimais são limitadas, como um oitavo sendo 0,125; ou aqueles que têm seqüências que se repetem, como um sexto sendo 0.1666 recorrentes.
A natureza infinita de números irracionais significa que eles não podem ser reduzidos à figura binária necessária para um computador digital. Isso significa que apenas computadores analógicos podem atuar como os chamados “computadores reais” e resolver alguns dos problemas mais complicados em matemática.
Este tipo de computador pode funcionar mecanicamente e eletronicamente. Os computadores mecânicos existiram há milhares de anos, sendo o exemplo conhecido mais antigo o Antikythera. Esta foi uma máquina grega, pensada para ser feita em torno de 100 aC, projetada para calcular posições astronômicas.
A versão mais recente e comum é a régua de cálculo.
O computador analógico eletrônico funciona nos mesmos princípios, mas usa componentes elétricos para substituir as partes físicas. A grande vantagem é que as propriedades desses componentes geralmente podem ser variadas, enquanto que as partes físicas devem ser substituídas para alterar suas propriedades. A desvantagem é que a eletrônica está sujeita ao ruído, um tipo de interferência causada por fatores físicos externos.
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais