Culinária Norueguesa

PUBLICIDADE

Culinária Norueguesa

A culinária norueguesa, assim como de quase todos os escandinavos, aprecia muito o peixe. O tradicional prato escandinavo é o Smorgasbord, que consiste de um bufê de frios, pães, arenque, salmão defumado, caviar e outras tentações. Outro prato muito apreciado na cozinha norueguesa é o moket fish, peixe defumado com creme ou nata.

O bacalhau também faz parte do cardápio norueguês. Deve-se aos noruegueses o início da industrialização e consumo do bacalhau. Existem registros de existirem na Noruega, desde o século IX, fábricas para processamento de bacalhau. Os pioneiros teriam sido os Vikings, grandes navegadores, que não tendo sal, secavam o peixe ao ar livre, até que endurecesse, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens pelos oceanos.

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época, a primeira exportação oficial de bacalhau na Noruega para o Brasil, o que aconteceu no ano de 1843. Atualmente o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira.

No ano de 1851, desembarcaram no sul do Brasil os primeiros imigrantes noruegueses, que tinham como objetivo, superar as dificuldades financeiras que assolavam a Europa do século XIX. Inicialmente eles rumavam para a Califórnia em uma barca hamburguesa de nome “Sofhie”, mas no caminho sofreu avarias, ficando impossibilitada de seguir viagem. No Rio de Janeiro, seus ocupantes subiram a bordo de outra embarcação, onde junto com outros imigrantes trazidos pela Sociedade Colonizadora de Hamburgo, chegaram às terras do sul do país.

Fonte: www.fearg.com.br

Culinária Norueguesa

Para tentar descrever a cozinha da Noruega seria fazer uma lista muito longa de terra delícias para os sentidos! Vamos começar com o mar. Seafood é tremendamente popular na Noruega, e provavelmente os mais frescos que você pode encontrar em todo o mundo! Norueguês salmão fumado é famoso em todo o mundo acabou. É tradicionalmente servido com ovos, dill, e em sanduíches com molho mostarda. Se você só tentou a variedade importada, espere até que você gosto que nas margens da Noruega.

Não tenha medo de tentar algo novo na Noruega.

O Reinsdyr Steik, renas ou bife, é uma das mais cobiçadas pratos na Noruega. É servido com ricos e flavorful molhos com uma pitada de zimbro esmagados bagas e sweet-das lignonberry jam! Concluir-off sua refeição com a melhor degustação morangos, blueberries, framboesas, maçãs e você pode encontrar. Nunca tentei um cloudberry? É espantoso gostos com creme fresco. Só na Noruega !

Fonte: www.viagens-noruega.info

Culinária Norueguesa

A Noruega é conhecida pelos seus excelentes produtos crus, em especial pelo peixe. É possível encontrar salmão fumado, gravlaks (salmão curado) e truta na maioria dos restaurantes, mas também se pode apreciar peixe branco acabado de pescar, como, por exemplo, bacalhau, peixe-anjo e alabote. Também o arenque e o marisco são muito populares – experimente um saco de camarões acabados de sair do barco do pescador e aprecie-os com uma cerveja geladinha no cais!

Se gosta de pratos de carne, não deve sair da Noruega sem experimentar rena, alce, cervo ou tetraz. Aprecie-os com um molho cremoso e, se desfrutar de um copo de vinho tinto, tem à sua disposição uma excelente refeição.

Outra especialidade norueguesa é o queijo de leite de cabra preparado de uma forma especial (brunost). Este queijo castanho e doce não é muito conhecido fora da Noruega, mas é adorado pelos noruegueses de todas as idades. A carne curada ou seca (spekemat), sob a forma de presunto e salsichas secas, é uma comida popular na Noruega durante o Verão. O Spekemat serve-se, em geral, com pão tostado muito fino (mais uma especialidade norueguesa), natas azedas e ovos mexidos, e desce sempre bem com boa cerveja norueguesa e um trago ou dois de aquavit.

Nos anos mais recentes, vários chefes de cozinha noruegueses ganharam prémios internacionais de topo em concursos de culinária de grande prestígio. Ajudaram a elevar os padrões dos restaurantes noruegueses e a desenvolver uma cozinha moderna com base em produtos tradicionais noruegueses.

Fonte: www.noruega.org.br

Culinária Norueguesa

Como seria de esperar, a culinária norueguesa é determinada pelas condições geográficas e climáticas do país e, como tal, o peixe é uma constante. Famosos na Noruega são, sem dúvida, o salmão, o bacalhau, os pratos de aves, de caça e os morangos com chantilly. Mas também podemos encontrar pão (estaladiço, com uma forma achatada e redonda).

O clima frio norueguês leva a que os frutos e legumes cresçam, em condições normais, muito lentamente, mas faz com que tenham um sabor único, e que pesticidas e herbicidas sejam usados ao mínimo, tornando a procura de couves chinesas, maçãs, cerejas e morangos cultivados na Noruega enorme. Quanto os peixes, a variedade é grande, mas destacam-se, como não podia deixar de ser, a truta, o salmão e o bacalhau, sendo que os noruegueses preferem consumir este último fresco, ao contrário do que acontece mais a Sul.

O peixe na Noruega era tradicionalmente servido cozido com batatas, mas hoje em dia já se encontra bastante difundido o uso de azeite no tempero, e de outros acompanhamentos e modos de preparação.

O leite é um dos mais importantes ingredientes na Noruega, sendo mesmo considerado o pai de todos os pratos; o Gammelost é disso um bom exemplo, visto que se trata de um queijo feito à base de leite a ferver, ao qual não é adicionado coalho. As sobremesas norueguesas mais antigas que se conhecem eram todas feitas à base de leite e açúcar. Como exemplo temos a Gomme. O Geitost é um queijo de cabra castanho muito popular na Noruega, muito usado em sanduíches, mas que infelizmente não é muito bem aceite pelos turistas, que se queixam do forte sabor a …. caramelo!

A salmoura, os fumeiros, a conserva, os enchidos e a secagem de alimentos igualmente populares na Noruega, sobretudo devido ao facto dos Invernos serem demasiado longos neste país. É deste modo compreensível a quantidade de pratos à base de enchidos e de carne seca que se podem encontrar um pouco por todo o país.

Um bom exemplo é o fenalår, perna de carneiro curada. No Natal, o prato mais tradicional em todo o país é o pinnekjøtt, costeletas de borrego salgadas. Já nas zonas costeiras, é mais frequente encontrar o bacalhau e o halabote.

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Norueguesa

A culinária da Noruega é famosa pela simplicidade e diversidade, tradicionalmente baseia-se nas metérias-primas disponíveis no país, com foco para a caça, pesca e pecuária, diferentemente do resto da Europa. Porém, a culinária moderna da Noruega é influenciada pela globalização, e os restaurantes urbanos apresentam os mesmos cardápios esperados de qualquer cidade ocidental europeia.

Frutos do mar

O salmão defumado é um prato típico de popularidade internacional. Existe em muitas variedades, e é normalmente servido com ovos mexidos, endro, sanduiches ou molho de mostarda. Há também os gravlaks (norueguês: salmão cavado), salmão curado com sal e açúcar, temperados com endro e, opcionalmente, com outras ervas e temperos. Um prato ainda mais pelicular é o rakfisk (norueguês: peixe empapado).

O maior produto de exportação da Noruega já foi o bacalhau, porém um grande número de espécies de peixes (além do bacalhau) são populares atualmente, como salmão, arenque, sardinha e carapau. Os frutos do mar são usados frescos, defumados, salgados ou em conservas.

O lompe, uma espécie de crepe feito de batata, é também bastante popular. É normalmente consumido enrolado sobre uma salsicha com ketchup, sendo possível encontrá-lo em lojas de comida de rua por toda à Noruega. Entre os queijos destacam-se o brunost, gamalost e o jarlsberg.

Na Noruega é possível encontrar diversos tipos de bagas, sendo comum o consumo diário de geléias entre os noruegueses.

Fonte: pt.wikipedia.org

Culinária Norueguesa

SALADA NORUEGUESA

INGREDIENTES

800 g de bacalhau norueguês
1 molho de salsa
2 dentes de alho
azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARAÇÃO

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, escorra e cozinhe em bastante água. Depois de cozido, escorra, retire a pele e as espinhas, e pique-o finamente.

Coloque o bacalhau em uma saladeira e deixe amornar. Enquanto isso, pique o alho e a salsa.

Polvilhe o bacalhau com sal e pimenta-do-reino a gosto, regue com azeite, junte a salsa e o alho, e misture tudo delicadamente.

Assado de Porco à Canadense

Ingredientes

1 colher (café) de mostarda
500 gramas de assado de porco
500 gramas de favas
50 gramas de banha

Modo de Preparar

Catar e lavar as favas e mergulhar durante algumas horas em água fria, cozinhando-as, após, até a casca se desprender; dourar o porco dos dois lados na banha, cercá-lo de favas, juntando a rnostarda em pó, sal e pimenta; cozinharr o porco em panela descoberta até que ele absorva o molho, durante pouco mais de 1 hora.

Bavaroise de Frutos Silvestres

Ingredientes

400 gramas de frutos silvestres
4 folhas de gelatina vermelha
300 gramas de açúcar
3 folhas de gelatina
400 ml de natas

Modo de Preparar

Levar o açúcar a ferver numa panela com 200 ml de água. Triturar os frutos silvestres já bem lavados para obter um puré, reservando alguns inteiros para decorar.

Quando a calda começar a ficar no ponto, juntar a gelatina, previamente demolhada em água fria e escorrida. Assim que a gelatina estiver bem dissolvida, acrescentar o puré e retirar do fogo.

Deixar arrefecer e juntar as natas batidas, envolvendo-as e não batendo, para incorporar. Deite a mistura numa forma de pudim passada por água fria e levar a geladeira. Passadas umas horas, desenformar e enfeitar com chantilly e frutos silvestres.

Donuts Deliciosos

Ingredientes

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de fermento
1 colher (chá) de sal
½ xícara de gordura hidrogenada vegetal
6 e ½ xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de leite
1 lata de leite evaporado
5 ovos

Modo de Preparar

Bater bem os ovos (de preferência com a batedeira elétrica). Juntar o açúcar e a gordura vegetal, misturando bem com a batedeira. Num recipiente à parte, juntar a bicarbonato com o vinagre, e incorporar esta mistura à mistura de ovos. Peneirar a farinha, o sal e o fermento para dentro numa tigela. Incorporar 1/3 desta mistura de farinha à mistura de ovos, juntando-lhe seguidamente metade do líquido e mexer bem. Juntar metade da farinha restante, incorporando cuidadosamente. Juntar o líquido restante e mexer bem. Finalmente acrescentar a farinha restante. Fazer anéis de massa e levar os donuts ao congelador durante 1 hora. Fritar os donuts em óleo quente (180º). Pode rechear, passar por uma calda de açúcar para que fiquem glaceados, ou servi-los simples.

Presunto Gratinado com Molho de Uvas

Ingredientes

2 colheres (sobremesa) de mel
1 belo presunto cru de mais ou menos 1 quilo
200 gramas de geléia de laranja
200 gramas de uvas

Modo de Preparar

Colocar o presunto em uma panela grande para poder ser assado; misturar a geléia de laranja com o mel; assar o presunto, regando-o com a geléia, durante uns 40 minutos; retirar, juntando as uvas ensopadas em água morna; servir o presunto com o molho; pode-se também acompanhar o presunto com abóbora ou batatas doces fritas.

Sopa de Castanhas Rica

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aipo em pó
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (sopa) de manteiga
150 gramas de cogumelos frescos
½ cálice de vinho da Madeira
½ cálice de vinho do Porto 
250 ml de caldo de galinha
750 gramas de castanhas
½ cálice de Brandy
1 cebola pequena
cebolinho
1 pacote de natas
pimenta
sal

Modo de Preparar

Cozer ½ quilo de castanhas peladas e reduzir a puré com a água da cozedura. Refogar a manteiga, a cebola picada, o alho e o aipo em pó até as cebolas ficarem translúcidas, juntar os cogumelos e deixar cozinhar durante 10 minutos em fogo brando. Misturar o brandy com o vinho da Madeira e o vinho do Porto. Juntar ao preparado anterior e colocar fogo, para flambear e depois o caldo de galinha, deixando ferver. Juntar os restantes 250 gramas de castanhas peladas e mexer bem. Reduzir o fogo e deixar cozinhar durante 35 a 40 minutos. Depois de cozido, retirar o preparado do fogo e reduzir a sopa a puré. Colocar novamente na panela, adicionar metade das natas e deixar ferver. Retificar os temperos e adicionar o puré de castanhas. Adicionar as natas restantes e o vinho do Porto. Servir bem quente, polvilhado com cebolinho picado ou cubinhos de pão frito.

Vinagrete de Mostarda

Ingredientes

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
4 colheres (sopa) de vinagre
¾ xícara de óleo
gotas de sumo de limão
pimenta
sal

Modo de Preparar

Numa tigela pequena, misturar 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon, 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho, o sal e a pimenta. Acrescentar aos poucos, ¾ de xícara de óleo, mexendo sempre. Regar com gotas de sumo de limão. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Veja também

Regras de Etiqueta

Regras de Etiqueta, Boas Maneiras, Básicas, Profissional, Traje, Crianças, Casamentos, Social, História, Regras de Etiqueta

Etiqueta à Mesa

Etiqueta à Mesa, Jantar, Almoço, Dicas, Comportamento, Comida, Conversa, Toalha, Disposição, Talheres, Copos, Pratos, Posição, Etiqueta à Mesa

Regras de Etiqueta Para Convidados

Regras de Etiqueta Para Convidados, Maneira, Apresentação, Almoço, Comida, Postura, Conversa, Dicas, Gentileza, Impressão, Roupas, Regras de Etiqueta Para Convidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.