PUBLICIDADE
1º de Outubro
Instituída pelo Ministério da Saúde através da PORTARIA Nº 1.893, de 2 de outubro de 2003, Art. 1º, esta data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde realizam ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano. Assim como, é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.
Todos os anos o Ministério da Saúde produz e distribui material de divulgação (cartaz e folder).
No Brasil, alguns Bancos de Leite Humano desenvolvem projeto ou programa com o Corpo de Bombeiros Militar do seu estado, onde o Bombeiro Militar passa rotineiramente nas casas das doadoras para recolher o leite humano congelado.
Os profissionais de Banco de Leite Humano reconhecem a importância do ato realizado por cada mulher ao doar o seu leite e agradecem a todas as doadoras de leite humano.
É comemorado no 1º dia de outubro e foi criado em 2003 pela Portaria GM 1893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano. O leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno.
Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido.
Quem pode doar leite humano
Mulheres sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.
Como divulgar
Por meio de cartazes, folder, propagandas para tv, rádio, revistas e jornais; entrevistas, seminários, gincanas, palestras em escolas, igrejas e em todos estabelecimentos de saúde público e privado. Enfatizando sempre os fatores de superioridade do leite humano, sua melhor digestão, composição química balanceada, a ausência de fenômenos alergênicos e a proteção que confere contra infecções.
Quem homenagear
Todas mães que sensibilizadas, doaram leite humano;
Todos Bancos de Leite Humano;
Todos Postos de Coleta de Leite Humano.
1º de Outubro
O leite materno é o alimento natural, cujo objetivo principal é o seu uso para a alimentação ou para a alimentação de um recém-nascido. O leite materno é geralmente considerado a melhor fonte de nutrição para crianças, pois contém os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é limpa e gera o vínculo mãe-filho.
Produção
Para que as mulheres possam fazer o leite materno deve ser sob a influência dos hormônios prolactina e ocitocina. A prolactina é responsável pela produção de leite e ocitocina provoca a ejeção (saída) de leite.
É muito comum que os médicos recomendam que as mães bebam ou comam um determinado alimento para produzir um bom leite. Este é um mito, no entanto, a produção depende apenas do estímulo que faz com que o bebê suga. Sempre que as glândulas mamarias são esvaziadas, eles geram mais de leite e, por conseguinte, uma maior sucção irá produzir mais.
O primeiro leite produzido por mulheres após o parto é chamado de colostro, que se caracteriza por uma elevada concentração de imunoglobulinas, que cobre e protege o trato gastrointestinal do recém-nascido. Isso ajuda a proteger, até o seu próprio sistema imunitário a funcionar corretamente. Também tem um efeito laxante suave que facilita a passagem de mecônio, o que ajuda a evitar a acumulação de bilirrubina (um fator que causa a icterícia).
Composição
O leite materno é um fluido que vai mudando à medida que ele se adapta às exigências do lactente ao longo do tempo, dependendo das necessidades e do desenvolvimento do recém-nascido de energia. Assim, a composição passa por mudanças ao longo da lactação e durante o dia. Entre as substâncias que têm variações circadianas são os nucleótidos, alguns têm a sua acrofase durante o dia e outros durante noite.
Embora as propriedades exatas incorporados no leite materno não são totalmente conhecidas, o teor de nutrientes, após este período é relativamente constante e obtém os seus ingredientes de abastecimento de alimentos consumidos pela mãe. Se a oferta diminui, o conteúdo é obtido a partir de reservas do corpo da mãe.
A composição exata do leite materno varia de dia para dia, mesmo dependendo se é dia ou noite, como o consumo de alimentos, o meio ambiente, a idade do bebê … também deve ser levado em conta que a proporção de água e de gordura varia.
Leite lançado no início de uma refeição, é aquoso, de baixo teor em gordura e rico em hidratos de carbono. A mama não pode ser verdadeiramente esvaziada desde a produção de leite é um processo biológico contínuo: aumento de amamentação, aumento da produção de leite do bebê.
Embora hoje em dia é mundialmente recomendado em meados do século XX, a prática de amamentação, o leite materno passou por um período em que foi considerado fora de moda e até mesmo empregando leites artificiais foram considerados superiores ao leite materno.
No entanto, reconhece-se agora que não existe uma fórmula comercial, que pode ser igual a leite materno. Adição de quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, o leite materno também fornece vitaminas, minerais, enzimas digestivas e hormônios, ou seja, todos os nutrientes que um bebê vai exigir em desenvolvimento.
O leite materno também contém anticorpos da mãe que podem ajudar o bebê para evitar a infecção, chamada de imunoglobulinas. Só se a mulher é incapaz de amamentar o seu filho ou outra razão médica grave (algumas doenças infecciosas, como AIDS e alguns tipos de hepatite, o uso de drogas, álcool ou medicamentos verdadeiramente incompatíveis) devem ser aconselhados a utilizar um substituto artificial, como o leite de vaca ou outro animal pode causar sérias alergias em crianças menores de um ano.
Substâncias no leite
Em adição aos nutrientes, água, enzimas e hormonas no leite da mãe, a criança pode ser transferida através de lactação, drogas ou substâncias tóxicas, tais como o álcool, ou algumas doenças e vírus.
Preparação
Existem alguns componentes do leite que é produzido a partir de outras substâncias já presentes no corpo, tais como:
Os lípidos sintetizados a partir de ácidos gordos.
Lactose, sintetizado a partir de glucose e galactose.
Proteínas, sintetizados a partir de aminoácidos.
Outros elementos são transportados diretamente do plasma sem modificação.
No bebê
Ele tem a proporção ideal de nutrientes.
O ato de amamentar cria e melhora a relação mãe-filho.
Ele também tem outros não-nutrientes, tais como fatores de crescimento do cérebro
O apego à mãe.
A digestão do leite humano é mais fácil e mais eficiente. A gordura do leite materno inclui uma lipase, uma enzima que ajuda a digerir o leite.
Transmite imunidade passiva
Fornece comida para bebê durante os primeiros 6 meses de vida
Reduz a gravidade das alergias
Reduz o risco de respiratório, digestivo, das vias aéreas superiores e otites
Reduz significativamente o risco de morte súbita
Reduz o risco de obesidade
Reduz o risco de diabete tipo 1 e 2, de linfoma, hipercolesterolemia e asma futuro adulto
O leite materno protege a criança contra doenças de pele.
Na mãe
Impede o sangramento após o parto.
Reduz as chances de câncer de mama e câncer de ovário.
Melhoria da mineralização óssea
Prolactina ajuda a adormecer rapidamente.
Ajuda a perder peso.
Contato contínuo com o bebê ajuda a mãe psicologicamente após o parto.
Para a família
Promoção de um bom tratamento
Promove os pais de títulos, mãe e filho, permitindo filho afetivo, social e cognitivo adequado
Redução do custo de investimento na criação dos filhos
Reduziu o absenteísmo por motivo de doença na criança
Para a sociedade
É ecológico
Aumento da produtividade
Recurso econômico
Morbidade e mortalidade diminuem
Poupança para disposição de resíduos sólidos
Diminuição dos custos de cuidados de saúde para os cuidados de saúde e prevenção de doenças, saúde materna e infantil.
Aspectos Práticos
O leite materno é relativamente sempre disponível para o bebê
O leite materno é sempre a 37 ° C
A quantidade de leite produzido é adaptado às necessidades do bebê
Método Mãe Canguru e Aleitamento Materno
Prematuridade e baixo peso ao nascer são problemas de saúde pública, pois eles são a principal causa de hospitalização e morte em recém-nascidos e geram problemas no pós parto que levam à morte ou produzem consequências e sequelas a longo prazo.
Método Mãe-Canguru é chamado o atendimento ambulatorial de prematuros e de baixo peso, que surgiu na Colômbia levantada pelo Dr. Edgar Rey e Hector Martinez, devido à falta de insumos para sua atenção, e pelo grande número de prematuros expostos a inadequada gestão hospitalar e procedimentos invasivos.
Vantagens da mãe canguru
As vantagens deste sistema são muitos, tais como:
Diminuição da atenção tradicional também é mais caro, agressiva e traumática.
Aumente a prática do aleitamento materno, garantindo assim a melhor comida e crescimento harmonioso, com todas as vantagens do sistema imunológico, digestivo, nutricionais, hormonais e eletrólitos que fornece.
Mantém contato com a pele.
Atendimento mais humanizado do recém-nascido.
Reduzir os riscos hospitalares, como infecção e gestão invasivo.
Melhorar o prognóstico e qualidade de vida
Incorpora rapidamente o menino para sua família.
Garante uma melhor aderência aos cuidados do bebê, e que os pais se sentem mais confiantes para prestar cuidados.
Fonte: es.wikipedia.org/www.redeblh.fiocruz.br/portal.saude.gov.br/
Redes Sociais