PUBLICIDADE
04 de Dezembro
Por mais que tenha virado lugar-comum dizer que a propaganda é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade.
Não são só os donos de empreendimentos que se preocupam com a propaganda, até Hittler conseguiu perceber sua importância.
Hoje, os políticos e até mesmo os governos em seus vários níveis investem na publicidade.
As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas.
O mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing.
Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.
Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições.
É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de bom pai , de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo.
E a propaganda dos políticos nem sempre é explícita. Aparecer fazendo política em algum telejornal de grande audiência pode ser um Às escondido na manga.
História
No dia 4 de dezembro de 1936, aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, um congresso de publicidade que reuniu publicitários, pessoas que trabalhavam em veículos de comunicação e outros profissionais.
Com isso, a partir de 1937, essa data passou a ser o Dia Panamericano da Propaganda. Mas, só a partir da década de 1970, passou a ser o Dia Mundial da Propaganda.
Os anúncios publicitários são feitos para vender produtos ou serviços, de marcas tradicionais ou novas, criando no consumidor uma necessidade real ou imaginária de adquiri-lo.
A propaganda pode ser feita em diferentes veículos de comunicação, como: televisão, rádio, revista, jornal, outdoor e outros.
A Propaganda no Brasil
No início de 1800, época do Príncipe Regente, houve a abertura dos Portos e a fundação do jornal “Gazeta do Rio de Janeiro” onde foi publicado o primeiro anúncio.
Nessa época, o texto dos anúncios não era muito importante e alguns nem tinham título, mostrando somente o nome do produto.
Somente por volta de 1875, começaram a utilizar ilustrações e rimas nos anúncios.
A propaganda cresceu com a multiplicação de jornais e revistas, e surgiram também cartazes e painéis ao ar livre.
A primeira agência de publicidade surgiu em São Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rádio foi o meio de comunicação do momento.
Os anos de 1941 a 45 foram anos de guerra e esse tema foi usado também nas propagandas.
Em 1950 surgiu a TV Tupi, sendo o primeiro canal de TV brasileiro e da América Latina. Nessa época, os comerciais eram ao vivo e ser garota-propaganda era um cargo de importância na televisão.
Com a Constituição de 1988, foram criadas leis com restrições à propaganda que até os dias de hoje vem passando por modificações.
Hoje é o Dia Mundial da Propaganda.
Esta área da Comunicação Social tem papel importante na vida das pessoas ao informar sobre produtos e serviços e propagar ideias e ideais.
Para Sant anna (1994) propaganda deriva de propagare, que por sua vez deriva de pangere.
Anúncio da Coca-Cola referente ao ano 1911
Seu significado está associado a nutrir, incutir, e representa a propagação de ideologias.
Já a palavra publicidade deriva de publicus e quer dizer tornar público . A propaganda motiva, ensina e informa.
Evidente que ela não deve ser responsável pelo discernimento individual pois essa responsabilidade maior fica a cargo da formação familiar e da personalidade, pois, conforme Adam Smith, cada indivíduo possui a soberania do consumidor, que é sua capacidade de decisão sobre o que é melhor para sí , com exceção do incapaz(criança).
A Comunicação Social, como um ciência, estuda o ser humano inserido no contexto da sociedade e todo seu processo de comunicação e aspectos comportamentais.
Possui pontos falhos e é passível de melhoria constante, como todas as outras áreas profissionais.
O mais antigo anúncio brasileiro de que se tem notícia, publicado na Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, dizia: Quem quiser comprar uma morada de casas e sobrados, com frente para Santa Rita, fale com Dona Ana Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas, ou com Capitão Francisco Pereira de Mesquita, que tem ordem para as vender.
Pequenos textos passam a oferecer serviços.
Mas a propaganda não era reconhecida como atividade profissional. Em 1900, com o surgimento de jornais e revistas de grande tiragem, os anúncios ganham cores.
Artistas passam a desenhar para a publicidade: K. Lixto, Gil, Julião Machado, Luiz Peixoto.
Poetas escrevem textos: Olavo Billac, Emílio de Menezes, Hermes Fontes, Basílio Vianna, Bastos Tigre. Predominam anúncios de lojas, hotéis, fabricantes de remédios. Depois, de cigarros, teatros, perucas, alfaiates, produtos de beleza, água mineral, fósforos, cafés.
Ouça esta dos anos 40: É mais fácil um burro voar que a Esquina da Sorte falhar .
Estamos já no tempo do rádio. Chega o estilo de vida americano. No intervalo das novelas, anunciam-se eletrodomésticos, loteamentos, lojas de departamentos.
Na década seguinte, a televisão se implanta. Garotas-propaganda fazem anúncios ao vivo. Nasce a Escola de Propaganda.
De 1960 para cá, a palavra-chave é criatividade.
Surgem verdadeiros gênios na arte de vender.
A História da Propaganda no Brasil
A história da propaganda no Brasil começou em 1808, quando nasceu a Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal.
Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia: “Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas…”.
Por volta de 1860, começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1875 os jornais Mequetrefe e O Mosquito inauguravam os reclames ilustrados.
1896
1895
1900-1910
Em 1900 surgiu a primeira revista no Brasil, Revista da Semana, no Rio. A importação de novas técnicas de impressão faria multiplicar, nas capitais, esses periódicos ilustrados.
Os anúncios ganham mais cores. Artistas conhecidos passam a desenhar para a publicidade (K.Lixto, Gil Julião Machado, Vasco Lima, etc.), poetas famosos são os nossos primeiros copywrites (Olavo Bilac, Emilio de Menezes, Hermes Fontes, etc.)
1904
1905
1905
1910-1920
Revistas com fotos de senhorinhas, crônicas, sonetos, reportagens leves e notas sociais.
Anúncios de cigarro, teatros, perucas , alfaiates, lojas elegantes, moda e produtos de beleza.
Nosso primeiro grande painel ao ar livre, chamado réclame yankee (outdoor), exala o xarope Bromil.
Pouco antes de começar a I Guerra Mundial, surge nossa primeira agência de propaganda, a Eclética, em São Paulo.
1914
1916
1913
1930-1940
“A propaganda é a alma do negócio”. Slogans criativos, reclames de rádio marcaram o surgimento da sociedade de massa.
O período de 1930 a 1945 foi tumultuado e difícil. Começo sob os efeitos da crise de 29 e terminou com o fim da II Guerra Mundial.
Tendo ainda as revoluções de 30 e 32 no Brasil. Mas era o tempo do rádio e principiou-se a dizer: “a propaganda é a alma do negócio”.
A publicidade floresceu. A nossa propaganda, bem brasileira na rima, se expressou melhor através de slogans. “Com guarda-chuva Ferretti, pode chover canivete” .
1934
1934
1939
1939
1934
1933
Fonte: UFGNet/www.criancafazarte.com.br/www.elciofernando.com.br/www.almanaquebrasil.com.br/www.fortunecity.com
Redes Sociais